sexta-feira, 25 de junho de 2010

"Vida" terá apresentação única em Maringá


Com o ator maringaense Ranieri Gonzalez que volta à tela da Rede Globo em julho


Depois de estrear com sucesso no Festival de Curitiba e fazer temporada no Rio de Janeiro, o mais novo espetáculo da Companhia Brasileira de Teatro ganha única apresentação em Maringá, dia 26 de junho. A peça “Vida”, um sucesso de crítica e público, estará em cartaz dia 26 de junho, às 20h, no Teatro Calil Haddad.

No elenco, tem destaque o ator maringaense Ranieri Gonzalez. Também com carreira na televisão, ele retorna em julho para a programação da Rede Globo, participando da nova fase de Malhação. Completam a montagem os atores Rodrigo Ferrarini, Giovana Soar e Nadja Naíra. A direção e o texto são de Márcio Abreu.


O ESPETÁCULO


A idéia da vida como transformação. Este é um dos pontos de partida da companhia brasileira de teatro em seu novo espetáculo, “Vida”. A montagem teve estreia nacional na Mostra 2010 do Festival de Curitiba, em março. Depois, no mês de abril, cumpriu temporada na cidade, no mesmo Teatro José Maria Santos. Viajou nos meses seguintes, passando por Rio de Janeiro, Castro e Londrina (no Filo – Festival Internacional de Londrina).

“Vida” traz para a cena o resultado de um longo e profundo período de pesquisas sobre a obra do poeta curitibano Paulo Leminski. A peça não é a adaptação de uma obra literária, mas sim um texto original escrito a partir da experiência de leitura e de convivência criativa com os textos do autor e suas referências.

Não existe no texto a citação de um único poema de Leminski na íntegra, mas a essência da obra de Leminski, está por lá, viva e pulsante. Essência que flui por um vulcão de energia criativa e de vida, cultura, inteligência e constantes estímulos.

Com liberdade para criar e repensar, os integrantes da companhia se deixaram atravessar e contaminar pelo espírito rebelde e revolucionário de Leminski. A influência também se reflete no fluxo visceral de idéias, que remete a Catatau, obra maior do artista. Um fluxo urgente, nas águas do qual se é arrastado sem poder parar.


ENREDO


O enredo de Vida é simples. Exilados numa cidade imaginária, dois homens e duas mulheres fazem parte de uma banda que ensaia para uma apresentação comemorativa do jubileu da cidade. Fechados numa sala vazia, convivem entre si e revelam comportamentos, relações, conflitos e histórias. Erupções de suas vidas prosaicas, repletas de humor, sensibilidade e um sentido de transformação.

A partir da relação dos quatro personagens, se transformando - a si próprios e aos outros, assim como ao ambiente que os cerca – brota e flui uma viagem para a mudança. Mudar, ou não conseguir mudar e apenas ver.

A música, mais uma vez no trabalho da companhia, desempenha a função de um elemento dramatúrgico. Criada por André Abujamra, a trilha sonora promove o encontro de várias referências, em sintonia com o espírito de toda a obra. O jazz de Etta James encontra confluência em ritmos do leste europeu, revelando mais uma vez o universo plural de referências que se admite colher, essência leminskiana latente. Os atores não são músicos. Exploram naturalmente a limitação que possuem com os instrumentos. Tocam na medida de suas possibilidades, buscando relação entre eles mesmos e o mundo. Transformam o silêncio em vida, assim como fazem do vazio matéria prima da criação.


VIDA

Texto e Direção: Marcio Abreu

Dramaturgia: Giovana Soar, Marcio Abreu e Nadja Naira

Elenco: Giovana Soar, Nadja Naira, Ranieri Gonzalez e Rodrigo Ferrarini

Músico: Gustavo Proença

Trilha sonora: André Abujamra

Preparação Vocal: Babaya

Cenário e Figurino: Fernando Marés

Iluminação: Nadja Naira

Assistente de iluminação e produção: Erica Mityko

Fotografia: Elenize Dezgeniski

Arte Gráfica: Solda

Design Gráfico: Adriana Alegria

Tradução dos textos: Anna Podlesna Guarize, Irina Starostina

Produção Executiva: Cássia Damasceno

Contra-regra e estagiário de produção: Rodrigo Hayalla

Duração: 100 minutos | Classificação: 14 anos


SERVIÇO

Teatro Calil Haddad

Av.: Dr.: Luiz Teixeira Mendes, 2500 – Zona 5

Inf.: 3218 6100

Data: 26/06/2010, às 20h

Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário