terça-feira, 31 de maio de 2011

A descoberta de um sonho da infância

Montagem argentina de "Tiempo de Aguas" em  2008:
A velha é interpretada pela atriz Maria Ester Mazza 
e a Jovem por Griselda Gugliati


Na parte final do texto "Tempo das Águas", da autora argentina Patricia Zangaro e que fiz a tradução, a personagem da Velha revela para a personagem da Jovem um sonho que teve quando era criança. O texto aparece assim:

(...)


Velha – Mas não posso. Não reconheço as letras. Como no sonho.
Jovem – Que sonho?
Velha – O último sonho... antes que deixasse de dormir.
Jovem – Nunca me contou este sonho.
Velha – Sonhei que a água havia levado para o outro lado da montanha tudo o que eu havia escrito quando era uma menina.
Jovem – Então não estava perdido!
Velha – Não. Cruzava a montanha e se encontrasse estes escritos, as portas de um mundo se abririam para mim...
Jovem – Que tipo de mundo!
Velha – Somente saberia ao abrir aquelas portas...
Jovem – E o que fez?
Velha – Sonhei que cruzava a montanha, mas no final do caminho um corvo comia meus olhos.
Jovem – Então acordou?
Velha – Não. Uma menina que brincava no vale escutou meus gemidos e se aproximou para curar minhas feridas. Perguntou-me de onde vinha e por que havia cruzado a montanha. Quando eu lhe contei meu sonho ficou assombrada.
Jovem – Por quê?
Velha – Ela havia sonhado que quando fosse velha um novo mundo se revelaria do outro lado do vale.
Jovem – Era você mesma?
Velha – Talvez. Compreendi que aquela revelação me esperava do outro lado e voltei a cruzar a montanha. Quando cheguei a minha casa, encontrei todos meus livros abertos em uma página, mas eu estava cega para lê-los.
Jovem – Não pode reconhecer seus próprios livros?
Velha – Não.
Jovem – Mas os livros estavam abertos...
Velha – Todos.
A Velha e a Jovem olham demoradamente para a entrada.
Jovem – Alguém, então, poderá lê-los...
Velha – Sim. Alguém, quem sabe, contemple algum dia aquela visão...
A Jovem, muito fraca, tenta se levantar.
Jovem – Tem lápis e papel?
Velha – Em algum canto... O que vai fazer?
Jovem – Estou sentindo vontade de escrever...
Velha – A seu pai?
Jovem – Não... Agora meu pai se foi debaixo da água...
Escuridão




Sobre a montagem da versão original em espanhol de "Tiempo de Aguas", veja detalhes aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário