terça-feira, 10 de novembro de 2009

Dramaturgia em movimento

Samir Yazbek é autor de "O Fingidor"


Workshop com Samir Yazbek - Dramaturgia em Movimento


Serão abertas, em breve, pelo Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná as inscrições para o Workshop Dramaturgia em Movimento com o autor e diretor Samir Yazbek. O workshop acontece nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2009 e nele será apresentado um estudo de conceitos, abarcando as mais variadas correntes estéticas e ideológicas, culminando nas possibilidades da dramaturgia contemporânea. No dia 8 de dezembro (terça-feira) Yazbek dará palestra , aberta ao público em geral e com inscrições antecipadas também a serem feitas diretamente no site do Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná.


As inscrições para o workshop - restrito aos participantes da oficina regular de dramaturgia do SESI Paraná - serão feitas no próprio site do Núcleo de Dramaturgia, onde, também, poderá ser gerado o boleto para o pagamento da taxa de inscrição.


Dias 8 - palestra às 20 horas;

Dias 9, 10 e 11/12 - workshop das 19 às 23 horas.

Teatro José Maria Santos


Quem é Samir Yazbek


Samir Yazbek é dramaturgo e diretor teatral. Consolidou sua formação com o diretor Antunes Filho. Escreveu "O Fingidor" (Prêmio Shell/99 de melhor autor; distribuída pelo Ministério da Educação para 475.000 alunos da rede pública de ensino); "A Terra Prometida" (entre os dez melhores espetáculos de 2002, segundo o jornal O Globo); "A Entrevista", "O Invisível" e "A Noite do Barqueiro", entre outras. É organizador de "Uma Cena Brasileira", da Editora Hucitec, coletânea de depoimentos de Eva Wilma, Laura Cardoso, Paulo Autran e Raul Cortez, entre outros atores e atrizes. Também é autor de "O Teatro de Samir Yazbek", lançado pela Coleção Aplauso, da IMESP, com a edição de suas peças "O Fingidor", "A Terra Prometida" e "A Entrevista". Escreve artigos para jornais e revistas de circulação nacional, como Folha de S. Paulo, O Estado de São Paulo e Revista Bravo!. Ministra oficinas de dramaturgia em instituições como SESC e outras. Em 2009 publicou a peça inédita "Os Gerentes", pela Editora Unicamp, fruto do Programa Artista Residente, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), para o qual foi convidado. Recentemente foi ao ar pela TV Cultura, em parceria com a Rede SESC TV, o teleteatro "Vestígios", que escreveu e dirigiu, e uma adaptação de sua peça "O Fingidor", que também dirigiu. Prepara, para 2010, com a Cia. Arnesto nos Convidou, o espetáculo “Canto para um Pai Ausente”, inspirado na imigração libanesa.


Leia entrevista de Samir Yazbek ao JORNAL DA UNICAMP:


http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2007/ju374pag11.html


Leia entrevista para o site DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA


http://www.dramaturgiacontemporanea.com.br/artigos.php?autor_id=25&art=2&texto=38

Nenhum comentário:

Postar um comentário