quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cinco perguntas sobre o final do texto

José Sanchis Sinisterra provoca
reflexão sobre o final do texto dramatúrgico
No artigo publicado na edição 37-38 da "Revista Teatro-Celcit", em Buenos Ayres, o autor espanhol José Sanchis Sinisterra provoca uma reflexão acerca do final do texto dramatúrgico e a faz através de cinco perguntas que formula e responde:

Por que  o final da obra dramatúrgica propõe ao autor um acúmulo de responsabilidades ainda maior que em outros gêneros literários?
Quem decide o final do texto?
Onde termina o texto e quando começa o final?
Como acaba o texto?
Por que acabar o texto?

O texto de Sinisterra tem o seguinte começo na tradução que fiz:

Cinco perguntas sobre o final do texto

José Sanchis Sinisterra

Todo escritor conhece este momento em que a obra chega ao seu final. Este momento em que a última frase, a última palavra, abre espaço no branco da página ao silêncio da escritura. O conhece, o deseja e o teme, com frequência a partir de um estado de excitação em que se mesclam num emaranhado a soberba do demiurgo – que no início da obra pronunciou seu “fiat lux” e ao concluir-la murmura “fiat tenebrae” – e a impotência do aprendiz de feiticeiro que pressente o destino incontrolável de sua criatura, que lhe concede a contragosto uma autonomia relativa, oferecendo-a ao mundo como um mundo paralelo.
Mundo, por outro lado, que o escritor de gabinete, neste momento desejado e temido, com a gravidade de quem sabe até que ponto sua aceitação ou recusa no universo literário dependem em grande parte das últimas decisões, das últimas disposições; e assim, prevendo e prevenindo tão injusta decisão – julgar o todo pela parte -, o escritor se esmera para dar a este último segmento de sua obra o melhor de si mesmo.
Não há nesta figura demasiada retórica sobre o “heroico” ofício de escrever. Recorrendo simplesmente a nossa experiência de leitores, podemos constatar quantas vezes uma obra literária se redimiu ou nos decepcionou somente por sua parte final. Como se a drástica interrupção do fluxo discursivo, a súbita – embora prevista – caída no vazio semântico, super dimensionara a significação e o valor da sequência antecedente, que parecia irradiar um efeito retroativo até a totalidade do texto já lido.
Ressonância é como chamam os narratólogos a este efeito, que não depende apenas dos conteúdos e recursos técnicos empregados pelo autor para acabar o texto, senão também de sua posição à beira do silêncio: nessa interrupção que todo final produz na sucessão de estímulos semânticos desencadeada pela leitura, neste vazio receptivo que deixa ao leitor só consigo mesmo e o induz a incrementar e prolongar a importância da última sequência lida.
(...)

Para conhecer todas as perguntas e suas respostas, os interessados no texto completo poderão solicitá-lo via e-mail para: rogeriobviana@yahoo.com.br

O texto será enviado no formato PDF.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Inscrições para o Núcleo de Dramaturgia de SP vão até o dia 29 de abril

Visite o site do Núcleo de Dramaturgia SESI São Paulo
O Serviço Social da Indústria, Departamento Regional de São Paulo – SESI-SP – e o British Council, a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais, dentro das diretrizes de uma ação cultural que busca a democratização do acesso à cultura e da produção de bens culturais, encerram as inscrições de novos autores para o projeto Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council no próximo dia 29 de abril de 2011. Para tanto, informa aos interessados os procedimentos e as condições necessárias para a referida inscrição.
Processo de seleção
O processo de seleção é dividido em três etapas:
  • Primeira etapa – todos os textos inscritos serão avaliados por profissionais selecionados como avaliadores e preparados pela coordenadoria literária do projeto.
  • Segunda etapa – os autores dos textos que forem selecionados passarão por uma entrevista com a coordenação geral e coordenação literária do Núcleo de Dramaturgia.
  • Terceira etapa – os novos autores selecionados na entrevista passarão por um processo de aprimoramento e desenvolvimento das técnicas dramatúrgicas, sob supervisão da coordenação literária do projeto, durante o período de um ano.
Condições de participação
Os textos que não estiverem de acordo com as condições deste edital serão automaticamente desclassificados. Os novos autores deverão respeitar as seguintes condições de participação:
  • Ter idade acima de 16 anos;
  • Não ter texto teatral publicado ou encenado profissionalmente até o primeiro dia de aula da turma 2011/2012;
  • Preencher todos os campos da ficha de inscrição corretamente;
  • Ter disponibilidade para frequentar as aulas e oficinas de agosto/2011 a junho/2012. Os encontros são quinzenais, normalmente às quartas-feiras à noite, sabendo-se que uma vez por mês haverá uma atividade extra (palestra, debate ou workshop);
  • Enviar um texto na íntegra, entre 15 e 20 laudas* (21 mil a 28 mil caracteres);
  • Não podem participar desta seleção os funcionários, estagiários ou colaboradores do British Council, FIESP, CIESP, SESI, SENAI, IRS de qualquer unidade da Federação e de empresas direta ou indiretamente envolvidas na sua organização.
* De acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, uma lauda equivale a 1.400 caracteres com espaços.
Informações importantes
  • Peças teatrais infantis e musicais serão aceitas;
  • Não serão aceitas adaptações ou reescrituras de obras;
  • Não serão aceitos textos escritos por mais de uma pessoa;
  • Autores que já participaram de festivais, mas que não estrearam profissionalmente, serão aceitos como inéditos;
  • O Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council disponibiliza material de estudo, profissional treinado e curso gratuitamente, porém, não se responsabiliza por gastos pessoais dos participantes do projeto, como transporte, alimentação e hospedagem.
Como ser um Novo Autor: 
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e enviar um texto na íntegra, com no mínimo 15 e no máximo 20 laudas (21 mil a 28 mil caracteres). O prazo final para o recebimento dos textos de Novos Autores será no dia 29 de abril de 2011. Todo esse material deve ser encaminhado unicamente pelo correio para:
Serviço Social da Indústria
Divisão de Desenvolvimento Sociocultural
Avenida Paulista, 1313 – Andar Intermediário
Cep: 01311-923 – São Paulo – SP

Escrever na frente do envelope: 
“Núcleo de Dramaturgia SESI - British Council”.
Dúvidas e Informaçõesccfproducao@sesisp.org.br