![]() |
Matéria publicada no Caderno G, da Gazeta do Povo |
Outra voz de Leminski, verdadeira e sem filtros ou adensamentos, será o documentário em vídeo "Ervilha da Fantasia - Uma Ópera Paulo Leminskiana", produzido e dirigido pelo cineasta Werner Schumann, que será mostrado no auditório Paulo Garfunkel.
Leitura dramática inicia as homenagens
No programa da BPP, o que vai acontecer logo no início, às 17h45, será a leitura dramática do texto do jornalista e autor teatral Rogério Viana "O dia em que morreu Leminski". Na peça, revelam-se outras vozes, múltiplas vozes de Leminski em palavras que originalmente não são dele, mas, sim, referências a ele.
O texto traz três personagens - Demétrio Trindade, Marcelo Antero e Lílian Pedrozo - e serão mostrados pelos atores Felipe Custódio, Val Salles e Naiara Bastos, sob a direção de Léo Moita.
No "Caderno G" da Gazeta do Povo
A jornalista Helena Carnieri escreveu uma matéria que foi publicada no "Caderno G" da Gazeta do Povo. A íntegra da matéria pode ser lida neste link.
Na abertura da matéria é dado o seguinte destaque:
If you don’t know me by now/ you will never never never know me (se você ainda não me conhece, nunca irá me conhecer) dizia o sucesso do Simply Red em 1989. Em 7 de junho daquele ano morria o poeta Paulo Leminski. Ao usar os versos da canção em sua peça O Dia em Que Morreu Paulo Leminski, o dramaturgo Rogério Viana pretende abordar um fato curioso: como hoje proliferam as criações artísticas baseadas na vida e na obra do escritor curitibano, isso faz com que o público e os artistas estabeleçam contato com a obra do autor de Catatau por meio de terceiros.
(...)