sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Samir Yazbek dá palestra e workshop sobre dramaturgia em Curitiba

O autor e diretor de teatro Samir Yazbek participa, de 8 a 11 de dezembro, em Curitiba, de palestra e workshop sobre dramaturgia, em eventos promovidos pelo Núcleo de Dramaturgia patrocinado pelo SESI Paraná.

No dia 8 de dezembro, a partir das 20 horas, no Teatro José Maria Santos, Yazbek vai proferir a palestra “A Importância da Dramaturgia Hoje”, e deve focalizar a importância da dramaturgia num mundo em que os meios de comunicação de massa se expandem a cada dia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site do Núcleo de Dramaturgia.

“Dramaturgia em Movimento” é o tema do workshop exclusivo aos integrantes da Oficina Permanente do Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná que Yazbek vai coordenar e onde vai apresentar o estudo de conceitos e as mais variadas correntes estéticas e ideológicas que culminam nas possibilidades de uma dramaturgia contemporânea. O workshop será apresentado no Teatro José Maria Santos, das 19 às 23 horas.

Quem é Yazbek

O dramaturgo e diretor teatral Samir Yazbek começou a fazer teatro como autor, diretor e ator amador. Aos 21 anos, foi dirigido por Edson D´Santana, remanescente do Teatro de Arena, no monólogo que escreveu e interpretou, "Uma Família à Procura de um Ator". Mais tarde ingressou no Centro de Pesquisa Teatral do SESC, coordenado por Antunes Filho, com quem trabalhou quase ininterruptamente por oito anos em atividades ligadas à dramaturgia. Na seqüência, por dois anos, foi assistente de dramaturgia do professor Antonio Januzelli, doutor em improvisação no Curso de Artes Cênicas da USP. Também foi professor de interpretação e dramaturgia em escolas particulares de São Paulo, além de ter lecionado por sete anos consecutivos na Faculdade de Comunicação da FAAP.

Entre as peças de sua autoria estão: "O Fingidor" (Prêmio Shell/99 de melhor autor; selecionado para o Programa Nacional Biblioteca da Escola, do Governo Federal, que em 2004 distribuiu a peça para 475 mil alunos da rede pública de ensino; representante brasileiro do XXV Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica do Porto e do I Encontro Luso-brasileiro de Cultura, Serpa, Portugal; representante brasileiro no XX Festival de Cádiz; escolhida como um dos cem melhores espetáculos de teatro e dança, em edição comemorativa dos primeiros oito anos da revista "Bravo"); "A Terra Prometida" (eleita pelo jornal O Globo como um dos dez melhores espetáculos de 2002); "O Regulamento"; "A Máscara do Imperador"; "A Entrevista" e "O Invisível".

Yazbek é ainda organizador da coletânea "Uma Cena Brasileira", da Editora Hucitec, que traz depoimentos de alguns dos mais importantes atores e atrizes brasileiros, tais como Eva Wilma, Juca de Oliveira, Laura Cardoso, Maria Alice Vergueiro, Paulo Autran, Raul Cortez, Renato Borghi e Walderez de Barros. Também é autor de "O Teatro de Samir Yazbek", lançado pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, com a edição de suas peças "O Fingidor", "A Terra Prometida" e "A Entrevista". Escreve artigos para os jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e Revista Bravo! Ministra oficinas de dramaturgia.

SERVIÇO

Palestra com Samir Yazbek
Dia 8 de dezembro – 20 horas
Teatro José Maria Santos
Inscrições gratuitas (número limitado de vagas)

Workshop com Samir Yazbek
Dias 9 a 11 de dezembro – das 19 às 23 horas
Teatro José Maria Santos
Inscrições exclusivas aos integrantes da Oficina Permanente do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná

http://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

São Paulo lança centro de formação das Artes do Palco

No próximo dia 25 de novembro, a partir das 19h00, acontece, em São Paulo, o lançamento da SP ESCOLA DE TEATRO – CENTRO DE FORMAÇÃO DAS ARTES DO PALCO. Durante o evento, estarão abertas para visitação as exposições fotográficas:

Fotografia de Palco, de Lenise Pinheiro
Instante Eterno, de Roberto Souza
Perpetuar o Efêmero, de Adalberto Lima

e a exposição Espaços Teatrais: A Evolução da Arquitetura Cênica na História e a sua Interação com o Som e a Luz, de J.C. Serroni.

Também haverá pocket show da cantora Vanessa Bumagny; apresentações do performer Luiz Maurício e da Banda Paralela; e a exibição do documentário "SP Escola de Teatro", dirigido por Laerte Késsimos.

E ainda homenagem ao professor
Jacó Guinsburg, e às escolas: EAD, Escola Livre de Santo André, Célia Helena, Conservatório de Tatuí e Escola Macunaíma

Na ocasião, será apresentada a Coleção Primeiras Obras, uma parceria da Imprensa Oficial com Satyros Literatura, dos volumes:

1 – Otávio Martins, com prefácio de Silvana Garcia
2 - Gabriela Mellão, com prefácio de Alberto Guzik
3 – Ivam Cabral, com prefácio de Erika Riedel
4 – Sergio Roveri, com prefácio de Otavio Frias Filho
5 – Vera de Sá, com prefácio de Jefferson Del Rios
6 – Sérgio Mello, com prefácio de Mário Bortolotto
7 – Rudifran Pompeu, com prefácio de Evaristo Martins de Azevedo
8 – Marcos Damaceno, com prefácio de Roberto Alvim
9 – Lucianno Maza, com prefácio de Alcides Nogueira
10 – DramaMix 2007, com prefácio de Alberto Guzik e obras de: Alex Gruli, Ana Rüsche, Andréa Bassitt, Antonio Rocco, Bráulio Mantovani, Célia Forte, Claudia Vasconcellos, Contardo Calligaris, Duilio Ferronato, Eduardo Sterzi, Gerald Thomas, Germano Pereira, Jarbas Capusso Filho, João Luiz Sampaio, José Simões, Jucca Rodrigues, Lúcia Carvalho, Marici Salomão, Mário Bortolotto, Mário Viana, Marta Góes, Nicolás Monastério, Noemi Marinho, Paulo Vereda, Priscila Nicolielo, Renata Pallottini, Roberto Alvim, Rogério Toscano e Sabina Anzuategui