terça-feira, 14 de setembro de 2010

Bailarina francesa quer realizar evento de dança e teatro em Curitiba

A bailarina francesa Alice Kinh está em Curitiba mantendo contatos com coreógrafos, bailarinos, diretores e produtores de teatro, vídeo, cinema, fotografia, artes plásticas e com administradores de espaços públicos da capital paranaense apresentando seu projeto para realizar, no Jardim Botânico, de 19 a 21 de março de 2011, o evento "Artborescentia", quando pretende reunir artistas franceses e brasileiros em torno da arte e do meio ambiente.

Alice Kinh e Eleonora Greca conversam sobre o projeto da bailarina
Alice Kinh e Eleonora Greca
Alice Kinh, ontem, visitou a Coordenadora de dança da Casa Hoffmann, a bailarina Eleonora Greca, durante ensaio do balé "Romeu e Julieta" no Teatro Guaira. Eleonora comentou que vai colaborar com Alice e indicará a ela alguns grupos de dança para que possam colaborar com ela na realização do seu projeto.

Os grupos de teatro e de dança interessados em conhecerem o projeto de Alice Kinh podem acessar as informações oferecidas por ela nos seguintes links. Um está em francês e o outro em inglês. Ela está procurando apoiadores, também, que possam verter para a língua portuguesa seu projeto.

Mais sobre Alice Kinh, na sua página pessoal.

domingo, 12 de setembro de 2010

Encontros inéditos no quarto Sarau Tardes de Dionísio

Divulgação do Sarau em arte produzida por Enéas Lour
Amanhã, segunda feira, dia 13 de setembro de 2010, na Casa Hoffmann, acontecerá o quarto Sarau “Tardes de Dionísio” e ele vai marcar inéditos e interessantes encontros: um solo de violino e um solo de dança contemporânea; um violinista adolescente e um coreógrafo e bailarino experiente. Lorenzo Kesikowski Follador, o violinista e o bailarino Aílton Galvão. Será feita a primeira leitura pública do texto teatral inédito “6 Segundos” da atriz e autora Eliane Karas, contando com as participações especiais de dois atores com larga experiências nos palcos – Enéas Lour e Raquel Rizzo – e as presenças de três jovens promessas do teatro curitibano: Giulia Crocetti, Sabine Villatore e Rodolpho Guttierrez.

Primeira fase

O quarto sarau de amanhã vai marcar a primeira fase do evento iniciado em 2 de agosto, quando foi apresentado o texto “Nós” de Douglas Daronco, teve a participação do  grupo Pangéa União Musical – Karla Izidro, Isaac Dias, Gabriela Bruel, Nati Bermúdez e Tatiana Luiz, e das bailarinas Inês Drumond e Hadiji Nagao. Depois, em 16 de agosto, aconteceu a apresentação do texto “Eu Avec Você”, de Rogério Viana, com a presença dos músicos Isaac Dias, Nati Bermúdez, Gabriela Bruel e Gustavo Bonin e dança de salão com Ronald Pinheiro, Inês Drumond e Caroline Martins. No terceiro sarau, no dia 30 de agosto, foi lido o texto “Não mais um dia comum ou o tempo em que éramos felizes ontem”, de Nana Rodrigues pela própria autora e com as atrizes Scheila Foltan e Bel Fernandes. Na parte musical, composições de Hellen Carvalho que foi acompanhada pelo pianista e arranjador Davi Sartori. A coreografia e dança foi do bailarino Rogério Halila.

A segunda fase dos Saraus “Tardes de Dionísio” terá início no próximo dia 27 de setembro, quando será lido o texto “Escola São Francisco de Assis” de Cynthia Becker. A parte musical e a dança estão dependendo de confirmação das presenças dos músicos e do coreógrafo bailarino.

Serviço:

Programa oficial do quarto Sarau “Tardes de Dionísio"

Segunda feira (amanhã) – dia 13 de setembro de 2010 – 18h00

Lugares para 60 pessoas - entrada gratuita

Leitura dramática do texto "6 Segundos”, de Eliane Karas, que também dirige a leitura.

Participação dos atores: Enéas Lour, Rodolpho Guttierrez e das atrizes Raquel Rizzo, Giulia Crocetti e Sabine Villatore.

Dança e coreografia: bailarino Ailton Galvão

Música pelo Violinista Lorenzo Kesikowski Follador apresentando:

Boil 'Em Cabbages- Tradicional (Autor Desconhecido)
Concerto pour violon in Si mineur- Oskar Rieding
Concertino In D Major Op. 15 - Ferdinand Küchler   (dueto com Ailton Galvão)

Produção e Organização: Rogério Viana e Douglas Daronco

Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento
Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem - São Francisco
Setor Histórico
(41) 3321-3228
danca@fcc.curitiba.pr.gov.br

VÍDEOS DO ENSAIO DA COREOGRAFIA

Teatro de grupo discute a relação com o público

Teve início, ontem, em Curitiba, o 2o. Movimento de Teatro de Grupo, com apresentações, performances e reunião de grupos, companhias e coletivos de teatro de Curitiba que levaram para discussão, no Teatro Novelas Curitibanas, o tema “O Público Como Questão”.

O evento começou às 11 horas, na praça Generoso Marques, com performance da CiaSenha de Teatro.

No período da tarde, no Teatro Novelas Curitibanas, duas mesas redondas. Na primeira, com as presenças da professora, autora e diretora Sueli Araújo, do diretor, autor e ator Edson Bueno e do músico e compositor Ulisses Galeto, o tema discutido foi “Público e Arte Contemporânea: encontro possível”. A mediação foi do diretor e autor Cleber Braga.

No intervalo entre as mesas redondas, uma performance da Companhia Silenciosa, com boneca inflável, máscara, avental, bota, faca e sangue. Muito sangue cenográfico.

A segunda mesa redonda contou com as participações de Beto Lanza, coordenador de planejamento da FCC – Fundação Cultural de Curitiba; da professora Josilene de Oliveira Fonseca, da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e da produtora Bia Reiner, do Centro Cultural Teatro Guaira. Em pauta o tema "Formação de Público: o que se faz e o que se pode fazer". A atriz Giovana Soar, da CBT -Companhia Brasileira de Teatro foi quem mediou a discussão que durou duas horas. Outros temas não puderam ser discutidos. Um deles, o da ocupação do Teatro Novelas Curitibanas ficou para um próximo encontro.

O dia foi encerrado com Mostras dos Grupos: Processo Multiartes , Ator Cômico e Companhia Brasileira de Teatro.

Fotos do 2o. Movimento de Teatro de Grupo de Curitiba
Ulisses Galeto, Edson Bueno, Cleber Braga e Sueli Araújo
Beto Lanza, Giovana Soar, Josilene Fonseca e Bia Reiner
O teatro Novelas Curitibanas não chegou
a ser discutido e será tema de outro encontro
Performance da Companhia Silenciosa: boneca inflável, faca e sangue
Uma trilha de sangue... sangue cenográfico

Programa de hoje - 12 de setembro de 2010

10h às 12:30h - Espaço Aberto – Teatro Novelas Curitibanas
14h – Performance Companhia Silenciosa
14:30 às 16:30h - Palestra com Edélcio Mostaço: "Uma incursão pela recepção".
17h às 18:30h - Mostra Grupos Vigor Mortis, Espaço Cênico e Companhia Silenciosa
19h - Apresentação espetáculo Grupo Obragem, no Teatro Espaço Dois.
Encerramento e confraternização no Beto Batata Original