sexta-feira, 23 de julho de 2010

As músicas do Pangea nos Saraus "Tardes de Dionísio"

Pangea: Isaac Dias, Tatiana Luiz, Karla Izidro, 
Gabriela Bruel e Natalia Bermúdez
(foto divulgação)

O grupo Pangea União Musical que vai se apresentar na abertura dos Saraus "Tardes de Dionísio", na leitura do texto "Nós" de Douglas Daronco, dia 2 de agosto de 2010, às 18 horas, na Casa Hoffmann, mostrará estas músicas, todas composições de seus integrantes:

Baião de Segunda, de Gabriela Bruel
Arvorecer, de Karla Izidro e Isaac Dias
Ser tão sertões, de Karla Izidro
Não sei do Verde, de Isaac Dias
No Balanço do tempo, de Natália Bermúdez

O grupo Pangea é composto por Gabriela Bruel, Tatiana Luiz, Natália Bermúdez, Karla Izidro e Isaas Dias.

Conheça o trabalho do Pangea no MySpace.


A programação oficial do primeiro evento dos "Saraus Tardes de Dionísio" foi definida assim:

Dia 02 de agosto – 18h00

Leitura do texto “Nós” de Douglas Daronco

Direção: Thadeu Peronne
Assistente de direção: Mazé Portugal
Atores: Thadeu Peronne, Mazé Portugal, João Graf e Juliana Leitoles
Coreografia e performances: Inês Drumond e as bailarinas Julianne Engelhardt e Hadiji Nagao.
Música ao vivo: Pangea União Musical, formada por Gabriela Bruel, Isaac Dias, Karla Izidro, Natalia Bermúdez, Tatiana Luiz.
Música gravada: Terra Sonora, faixa especialmente cedida por Plínio Silva – Istenem, Istenem, ancestral música folclórica de origem húngara, tradicional na região da Transilvânia, na Romênia.
Produção e Organização: Rogério Viana e Douglas Daronco

Leitura de "Eu Avec Você" terá Eliane Karas

O programa inicial de 16 de agosto, na Casa Hoffmann

A segunda leitura dramática que será realizada dentro do programa Saraus "Tardes de Dionísio", na Casa Hoffmann, no dia 16 de agosto de 2010, às 18 horas, é a do texto "Eu Avec Você", do Rogério Viana, que foi escrito no final do ano passado.

O autor entregou o texto para Eliane Karas antes dela viajar para Paris e, ao retornar, no começo do ano, Eliane manifestou interesse em montar o texto. O assunto ficou pendente e quando teve a ideia de promover leituras dramáticas de textos de autores novos e/ou inéditos e montou o projeto dos saraus "Tardes de Dionísio", Rogério Viana convidou Eliane Karas para participar da leitura do seu texto, e que seria uma forma de avaliar o texto e sua efetividade num palco.

Ao aceitar o convite para a leitura, Eliane Karas pensou em alguns amigos atores que tem e, dentre eles, focou seu convite no consagrado e premiado ator, diretor e produtor teatral, Áldice Lopes, que está participando de eventos no Festival de Dança de Joinville e que ficou de confirmar sua participação em breve.

O texto

A peça "Eu Avec Você" é apresentada com dois monólogos paralelos proferidos pelos personagens Gabriel, um autor de meia idade que mora numa grande cidade ao sul da América Latina e por Susana, uma autora de origem argentina que mora em Paris. Os dois personagens que são autores narram episódios de suas vidas e dialogam com dois personagens que aparecem em suas trajetórias e em seus próprios escritos. Há, nos dois monólogos paralelos que não são dialógicos entre si, um fato, um acontecimento, um episódio que pode ser comum ao que eles contam.

No prólogo do texto, o autor escreveu:


Eu Avec Você

O fuso horário entre Brasil e França apresenta uma diferença de 3 horas. Quando aqui são 11h00, lá já são14h00. Quando estamos iniciando o almoço, lá eles já almoçaram. Quando vamos dormir, eles já estão em sono profundo. Quando acordamos, eles já estão em plenas atividades do seu dia a dia. Estamos sempre atrás dos franceses no que estamos fazendo. São três horas de diferença no fuso horário. Aqui é mais cedo, lá é mais tarde. Aqui tudo para fazer, lá as coisas já foram feitas. Tantas diferenças, três horas apenas. Lá em Paris, aqui, ao sul da América Latina e em outros lugares o tempo não para. Avança. O tempo se mistura, independe do fuso – uma formalidade técnica. Os personagens, dentro ou fora de seus fusos espaciais, temporais, sempre encontram caminhos para uma comunicação que não se dá, muitas vezes, apenas pela palavra. Se comunicar é se aproximar, mesmo distantes, improváveis, impossíveis e utópicos, alguns encontros acontecem mesmo sobre uma folha de papel, ou várias. Apenas lá. Desligue o ventilador e fechem as janelas. Os ventos, ah, os ventos...


Música e dança

Rogério Viana escreveu o texto em quatro andamentos, pontuando o que seriam seus atos, com citações de títulos ou de parte de letras de músicas.Estas citações substituem a numeração dos atos ou quadros da peça. Na primeira parte, o autor cita uma canção de Rita Lee - Longe daqui, aqui mesmo. É uma referência ao fato dos personagens estarem em lugares distintos e separados por um tempo e um fuso horário que os aproximam. A segunda citação, fala da amizade dos dois personagens com amigos que aparecem nos monólogos. É feita a citação da canção "Amigos", de Roberto e Erasmo Carlos. A terceira citação, tem referência ao personagem de origem argentina e o que é evocado é o bolero "Dos Almas" (Duas Almas) de Don Fábian. E, na quarta referência, vem a bela canção francesa "Ne Me Quitte Pas", de Jacques Brel.

Em cima dessas referências, os músicos Gustavo Bonin e Isaac Dias (clarinete e violão), vão apresentar composições próprias antes da leitura e, para a parte final, quando será apresentada a coreografia de uma dança de salão por dois casais (seriam Gabriel e Susana e Catharina e Martin, personagens do texto?), Bonin e Dias se desafiaram a apresentar uma composição inédita inspirada no texto e na proposta dramatúrgica que a peça apresenta. A dança de salão terá a coreografia do bailarino e professor Ronald Pinheiro, que ministra aulas em academias de dança de salão de Curitiba e também na própria Casa Hoffmann onde o texto será lido no próximo dia 16 de agosto, num final de tarde, às 18 horas.

"Proibido Retornar", o retorno do Teatro Invertido a Curitiba


Grupo Teatro Invertido retorna a Curitiba nos dias 28 e 29 de julho com o espetáculo:"Proibido Retornar", apresentado no Festival de Teatro de Curitiba. As apresentações vão acontecer no TEUNI - Teatro da Reitoria da UFPR, às 20 horas,e os ingressos custarão 10 e 5 reais. A montagem é resultado do projeto de pesquisa "Ator Invertido - Cinco Sentidos para a Construção da Cena", iniciado em 2007, e reafirma o interesse do grupo pela pesquisa e criação em processos colaborativos, com os próprios atores assumindo a direção e a dramaturgia do espetáculo.
SINOPSE DO ESPETÁCULO 

Um retirante do interior abandona sua cidade natal e se transfere para a capital em busca de oportunidades. Contrapondo suas memórias afetivas à realidade cruel e competitiva do ambiente urbano, o personagem/cidadão guia os espectadores por seus sonhos e desejos, deteriorados em meio à padronização das relações humanas e às imposições do mercado de trabalho.
GRUPO TEATRO INVERTIDO
Quando surgiu, no ano de 2004, o Teatro Invertido tinha como principal objetivo aprofundar a pesquisa em treinamento do ator e criação cênica iniciada por seus fundadores - Leonardo Lessa, Rita Maia e Rogério Araújo - no curso de graduação em teatro da UFMG. Após somar a sua formação os atores Camilo Lélis e Kelly Crifer, o grupo reafirma seu interesse pela investigação artística e pela colaboração como princípio ético do trabalho criativo. Completando cinco anos de trajetória em 2009, a busca por uma retomada da função social do teatro e sua comunicação com o espectador comum são as principais motivações dos processos criativos do grupo.
Em seus espetáculos o Teatro Invertido tem perseguido temáticas que dialogam diretamente com as questões do homem contemporâneo, propondo ao espectador uma postura crítica e reflexiva frente à cena. Em sua quarta montagem, "Proibido Retornar", o grupo verticaliza ainda mais sua investigação, trazendo a público - após a criação de três trabalhos em parceria com diretores e dramaturgos convidados - o primeiro espetáculo escrito e dirigido pelos próprios integrantes.
EQUIPE
Direção e atuação: Camilo Lélis, Kelly Crifer, Rita Maia e Rogério Araújo
Dramaturgia Camilo Lélis, Kelly Crifer, Leonardo Lessa, Rita Maia e Rogério Araújo
Preparação vocal: Ana Haddad
Preparação corporal: Leandro Acácio
Cenário, figurinos e criação gráfica: Paolo Mandatti
Iluminação: Felipe Cosse
Trilha sonora: Ricardo Garcia
Produção executiva: Ludmila Ramalho
Assessoria de comunicação: Tiago Penna
Assistência de produção: Mariana Câmara
Realização: Grupo Teatro Invertido

Teatro TEUNI - Teatro da Reitoria da UFPR
Rua XV de Novembro, 1299 - Centro - Curitiba - PR
Dias: 28 e 29 de julho de 2010
Horário: 20 horas
Preço: R$10 (inteira) | R$5 (meia)
Classificação: 16 anos
Informações para o público: 41 3222 0355 (período da tarde)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ensaio de "Nós" para os Saraus "Tardes de Dionísio"

Mazé Portugal
João Graf
Juliana Leitoles
Thadeu Peronne
(fotos de Rogério Viana)
Os atores Thadeu Peronne, Juliana Leitoles, Mazé Portugal e João Graf realizaram, na tarde de quarta-feira, o segundo ensaio da leitura da peça "Nós" de Douglas Daronco e que será a primeira peça a ter leitura dramática no evento "Saraus Tardes de Dionísio", no próximo dia 2 de agosto, às 18 horas, na Casa Hoffmann, em Curitiba. A direção da leitura é de Thadeu Peronne e Mazé Portugal faz a assistência de direção.

A programação oficial do primeiro evento dos "Saraus Tardes de Dionísio" foi definida assim:

Dia 02 de agosto – 18h00
Leitura do texto “Nós” de Douglas Daronco


Direção: Thadeu Peronne

Assistente de direção: Mazé Portuga
Atores: Thadeu Peronne, Mazé Portugal, João Graf e Juliana Leitoles
Coreografia e performances: Inês Drumond e as bailarinas Julianne Engelhardt e Hadiji Nagao.
Música ao vivo: Pangea União Musical, formada por Gabriela Bruel, Isaac Dias, Karla Izidro, Natalia Bermúdez, Tatiana Luiz.
Música gravada: Terra Sonora, faixa especialmente cedida por Plínio Silva – Istenem, Istenem, ancestral música folclórica de origem húngara, tradicional na região da Transilvânia, na Romênia.
Produção e organização: Rogério Viana e Douglas Daronco

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Definido o programa que abre os Saraus "Tardes de Dionísio"

Programa oficial do primeiro Sarau
"Tardes de Dionísio" na Casa Hoffmann


Dia 02 de agosto – 18h00

Leitura do texto “Nós” de Douglas Daronco
Direção: Thadeu Peronne, com assistência de direção de Mazé Portugal
Atores: Thadeu Peronne, Mazé Portugal, João Graf e Juliana Leitoles
Coreografia e performances: Inês Drumond e as bailarinas Julianne Engelhardt e Hadiji Nagao
Música ao vivo: Pangea União Musical, formada por Gabriela Bruel, Isaac Dias, Karla Izidro, Natalia Bermúdez, Tatiana Luiz
Música gravada: Terra Sonora, faixa especialmente cedida por Plínio Silva – Istenem, Istenem, ancestral música folclórica de origem húngara, tradicional na região da Transilvânia, na Romênia e com a voz de Liane Guariente.


Ouça o grupo Pangea União Musical no MySpace.

Rogério Gulin e o Terra Sonora em Antonina


Rogério Gulin


Victor Gulin




Rogério Gulin e Hely Souza




Rogério Gulin e Hely Souza




Plínio Silva e Rogério Gulin




Gustavo Proença




Giampiero Pilatti



Rogério Gulin apresentou um belíssimo espetáculo musical de viola na noite chuvosa de sábado em Antonina, dentro da programação do Festival de Inverno da UFPR. A apresentação foi na Igreja de São Benedito. Gulin apresentou-se sozinho e acompanhado por integrantes do grupo "Terra Sonora" - Plínio Silva (flautas doce e harmônio), Giampiero Pilatti (flauta transversal), Hely Souza (contrabaixo) e Gustavo Proença (percussão). No show, músicas de Gulin gravadas nos CDs "Tempestade" e "Orvalho". A apresentação também contou com a participação de Victor Gulin,na viola caipira, com duas composições de seu pai.


Fotos que fiz da apresentação de Gulin, seu filho e músicos do grupo "Terra Sonora".