sábado, 7 de agosto de 2010

Projeto de Musical Caipira é aprovado na Lei Rouanet


O projeto do musical caipira "Arco, Tarco ou Verva ? - Paixão e Alegria de Um Barbeiro Caipira", apresentado pela Universidade Livre da Cultura e elaborado pelos profissionais da Trento Comunicação Integrada, de Curitiba (PR), foi aprovado, dentro da Lei Rouanet, na reunião da CNIC, realizada nos dias 3 e 4 de agosto, no Ministério da Cultura em Brasília.

Síntese do projeto


O projeto Arco, Tarco ou Verva? Paixão e Alegria de Um Barbeiro Caipira consiste em um espetáculo de teatro musical. O espetáculo presta homenagens a vários personagens que promoveram a “música caipira” à sua real condição cultural de relevância. As apresentações acontecerão nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul e se destinam ao público de todas as classes e de faixa etária a partir dos 12 anos, sem limite de idade

O texto do teatro musical é de autoria de Rogério Viana e nele são apresentados alguns personagens reais e fictícios do universo da música e do circo-teatro caipiras. Viana coloca em cena, como padrinho do barbeiro Elias, o grande poeta, folclorista, autor teatral, compositor e jornalista Cornélio Pires, o paulista de Tietê de nome Cornélio Pires, que, em 1929 patrocinou as gravações dos primeiros discos de música caipira no Brasil, inaugurando a grande indústria da música regional, folclórica, de raiz, caipira que hoje tem enorme importância para a indústria cultural brasileira.

No musical caipira são apresentados grandes clássicos da música caipira e de raiz e que fizeram muito sucesso a partir do final dos anos 20 e que permanecem na memória afetiva de milhões de brasileiros.

Nos próximos meses a Trento Comunicação Integrada vai dar início ao seu trabalho de captação de recursos para a produção, montagem e circulação do musical caipira criado por Rogério Viana entre 2006 e 2007.

As empresas interessadas em apoiarem o projeto dentro dos mecanismos de Mecenato da Lei Rouanet, nos próximos dias poderão manter contato com a empresa dirigida por Ricardo Trento e conhecerem como se dará esse apoio.

A íntegra da notícia divulgada ontem pelo Ministério da Cultura. O projeto do musical caipira tem o número PRONAC 102549.



06 de agosto de 2010

179ª Reunião da CNIC

MinC divulga relação de pareceres de projetos culturais

Pela primeira vez, sessão plenária da CNIC é transmitida ao vivo
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), realizou nos dias 3 e 4 de agosto, em Brasília, a 179ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura(CNIC), com o objetivo de avaliar pareceres de projetos culturais que pleiteiam a autorização para captação de recursos com apoio na Lei Federal de Incentivo à Cultura - a Lei Rouanet.
Do total de projetos que constavam na pauta, 440 projetos obtiveram parecer favorável à aprovação, 106 projetos obtiveram parecer desfavorável e 10 projetos foram retirados de pauta. Os pareceres abrangeram projetos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Patrimônio Cultural, Audiovisual e Humanidades. A plenária foi presidida pelo secretário da Sefic/MinC, Henilton Menezes, e reuniu membros da Comissão, gestores e técnicos do Ministério.
A novidade da 179ª Reunião foi a transmissão ao vivo da sessão plenária. Os proponentes e interessados puderam acompanhar, via áudio, as discussões e os pareceres dos integrantes da Comissão. “É um marco no processo de democratização do acesso à informação. A iniciativa visa à aproximação e maior transparência nas decisões”, afirmou Henilton Menezes, acrescentando a possibilidade de transmissão via vídeo nas próximas reuniões.
Outra ação a ser implementada é a itinerância dos encontros da CNIC em diversas regiões do País. A próxima reunião da Comissão, a ser realizada nos dias primeiro e 2 de setembro, será no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, equipamento cuja programação tem apoio da Lei Rouanet. Na oportunidade, os integrantes da Comissão também visitarão o Theatro Municipal e assistirão à apresentação da diretora Carla Camurati sobre o processo de restauração, que teve grande parte dos recursos via renúncia fiscal.
“A perspectiva de realizar as reuniões em outros estados vai ao encontro do conceito de representatividade das cinco regiões brasileiras dentro da Comissão. A proposta é conhecer mais de perto as peculiaridades e demandas de cada localidade. Pretendemos levar também a CNIC para o Norte e Nordeste”, disse o secretário.
Outras ações
Os membros da CNIC, em reunião extraordinária, já discutiram, editaram e aprovaram, por maioria absoluta, 11 súmulas que balizarão os pareceres da Comissão. A adoção de súmulas representa maior uniformidade nos pareceres, com aplicação de critérios estáveis para casos idênticos ou similares. As súmulas também aceleram o processo de análise dos projetos, pois fazem com que temas repetitivos sejam apreciados sem necessidade de votação de todos os membros. Em alguns casos, a própria CNIC pode dispensar a análise, possibilitando que a Sefic decida sobre o projeto com base nas súmulas aprovadas.
Outra medida que vem sendo realizada nas plenárias da Comissão é o contato direto com o resultado dos projetos aprovados, como exposição de livros que tiveram captação via Lei Rouanet. Também estão sendo apresentados temas de interesse dos integrantes. Já estiveram em pauta identidade e diversidade cultural, patrimônio imaterial e Programa de Capacitação em Projetos Culturais, entre outros assuntos. A medida visa garantir mais segurança e suporte técnico para a análise dos projetos.
A Coordenação de Desenvolvimento e Orientação da Sefic ainda apresentou o módulo web da CNIC dentro do Salic. O módulo permitirá maior agilidade, já que não será necessário esperar pelas reuniões para que se comecem as análises. A previsão é que a ferramenta esteja implantada nas próximas reuniões.
Encaminhamentos dos projetos analisados - No caso dos projetos analisados na 179ª Reunião da CNIC, a autorização para captar recursos virá com a divulgação da Portaria de aprovação no Diário Oficial da União, condicionada ao envio dos comprovantes da regularidade fiscal dos proponentes e dos documentos necessários para publicação. Para agilizar a tramitação, os documentos já devem ser encaminhados, observando-se que apenas serão aceitos dentro do prazo de validade. Após a publicação, deve-se solicitar ao MinC a abertura da conta bloqueada vinculada, na qual serão efetuados os depósitos durante a execução do projeto.
Informações ao Proponente
  • Projetos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Humanidades, Música e Patrimônio - (61) 2024-2077/2097/2118/2146/2314 e fomento@cultura.gov.br, na Divisão de Atendimento ao Proponente da Sefic/MinC.
  • Projetos de Audiovisual - (61) 2024-2272 e savinfo@cultura.gov.br, na Coordenação de Orientação a Projetos da Secretaria do Audiovisual do MinC.
Informações à Imprensa: (61) 2024-2127.
(Caroline Borralho, Sefic/MinC)

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Texto de Nana Rodrigues nos Saraus "Tardes de Dionísio"

Nana Rodrigues, Bel Fernandes e Scheila Foltran

Começaram os ensaios para a leitura do texto "Não mais um dia comum ou o tempo em que éramos felizes ontem", de Nana Rodrigues e que vai participar do programa do dia 30 de agosto na terceira apresentação da série Saraus "Tardes de Dionísio". A leitura será feita pelas atrizes Scheila Foltran, Bel Fernandes e Nana Rodrigues, que também assina a direção da leitura.

Na parte musical a atriz, cantora e compositora Hellen Carvalho, fará a apresentação de suas músicas, sendo que uma delas vai ser utilizada na coreografia que será desenvolvida pelo bailarino Rogério Halila.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Tardes de Dionísio: o programa de 16 de agosto

O segundo programa da série Saraus "Tardes de Dionísio" que será realizado na Casa Hoffmann no próximo dia 16 de agosto (segunda feira) às 18 horas, terá a leitura do texto teatral "Eu Avec Você", de Rogério Viana e contará com as participações dos atores Luiz Carlos Pazello e Eliane Karas. 


Na parte musical, os compositores Gustavo Bonin e Isaac Dias vão apresentar composições próprias e contarão com as presenças de Nati Bermúdez (voz e flauta) e Gabriela Bruel (percussão). 


No encerramento do programa, o coreógrafo Ronald Pinheiro vai mostrar o trabalho de dança de salão que fez com uma composição de Gustavo Bonin e Isaac Dias, feita especialmente para o evento.

Luiz Carlos Pazello e Eliane Karas integram o "casting" da agência Luxx, de Curitiba.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

"Nós" une teatro, música e dança na Casa Hoffmann

Realizou-se, ontem, na Casa Hoffmann, da Fundação Cultural de Curitiba, o primeiro evento da série Saraus "Tardes de Dionísio", com a leitura dramática do texto "Nós", de Douglas Daronco, pelos atores Thadeu Peronne, Mazé Portugal, Juliana Leitoles e João Graf, a apresentação do grupo Pangea União Musical e das bailarinas Inês Drumond e Hadiji Nagao. Completando o programa, foi aberta a exposição de gravuras da artista plástica e bailarina Julianne Engelhardt. Um programa unido por vários nós artísticos que teceram um espetáculo surpreendente e intimista.



Mesmo com a tarde chuvosa e fria um público composto por 52 pessoas compareceu ao evento, quase completando os 60 lugares oferecidos na sala localizada no pavimento térreo da Casa Hoffmann. O primeiro sarau da série que já tem programados três programas diferentes para os dias 16 e 30 de agosto e 13 de setembro, foi bem recebido e aplaudido pelo público que pode assistir a um espetáculo que envolveu música, teatro e dança.



O programa teve início com o grupo Pangea União Musical, composto pelas cantoras e instrumentistas Natalia Bermúdez, Karla Izidro, Tatiana Luiz, Gabriela Bruel e Isaac Dias, que apresentaram as composições Baião de Segunda (Gabriela Bruel), Arvorecer (Karla Izidro e Isaac Dias), Ser tão Sertões (Karla Izidro), Não sei do Verde (Isaac Dias) e no Balanço do Tempo (Natalia Bermúdez). A composição Ser tão Sertões foi novamente apresentada, na parte final do programa, quando as bailarinas Inês Drumond e Hadiji Nagao dançaram um dueto que foi coreografado por Drumond, inspirado no tema da mãe que sonha com a filha ausente.



O texto "Nós", de Douglas Daronco, é composto por três momentos. O primeiro, o sonho de Amélia - singelo e ingênuo - da família perfeita e harmoniosa. No segundo, a possível realidade de uma família burguesa e os atritos entre uma filha rebelde, a mãe superprotetora e carente e um pai violento, quase sempre ausente das questões familiares. O terceiro momento é a realidade, nua e crua, que revela uma Amélia doente e que cultua a lembrança da sua filha, nascida morta. "Nós" mostra os vários nós difíceis de serem desatados nas vidas dos quatro personagens que se relacionam em planos bem distintos de tempo e de espaço. A direção do primeiro sarau foi de Thadeu Peronne e teve a assistência de Mazé Portugal. A produção e organização é de Rogério Viana e de Douglas Daronco.



Na abertura do evento, a coordenadora de dança da Casa Hoffmann, a bailarina Eleonora Greca, agradeceu a presença de todos os participantes e organizadores, do público e colaboradores, que estavam ali reunidos, num final de tarde, como os antigos gregos, revelando a beleza das várias formas de arte, apresentando os personagens de uma peça de teatro, os cantores e músicos, e a coreografia e a dança pelas bailarinas, e saudando, com seus talentos e trabalho voluntário, a presença mitológica do deus Dionísio.



Segunda leitura



No próximo dia 16 de agosto, segunda-feira, às 18 horas, será feita a apresentação do segundo evento, com a leitura do texto "Eu Avec Você", de Rogério Viana, com a atriz Eliane Karas e o ator Luiz Carlos Pazello. O programa terá a apresentação dos músicos Gustavo Bonin (clarineta), Isaac Dias (violão) e Natalia Bermúdez (voz e flauta), com composições próprias. Bonin e Dias compuseram um tema especial para a coreografia de uma dança de salão que está sendo trabalhada por Ronald Pinheiro e três bailarinos convidados por ele. O tema composto por Bonin e Dias é divido em quatro movimentos - o tempo, a valsa, a milonga e o som de Paris.


Conheça mais sobre os Saraus "Tardes de Dionísio" no blog.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Saraus "Tardes de Dionísio" começam hoje na Casa Hoffmann

Hoje às 18 horas, entrada gratuita, 60 lugares

A Casa Hoffmann que é a sede do Centro de Estudos do Movimento, da Fundação Cultural de Curitiba, abre hoje (2 de agosto), com início às 18 horas, a série de saraus “Tardes de Dionísio”. Nos próximos dois meses e a cada quinze dias, vai incluir em suas atividades além da dança, a leitura de textos teatrais e a apresentação de músicos, compositores, cantores e instrumentistas.

No primeiro evento dos Saraus “Tardes de Dionísio” vai ser feita a leitura do texto “Nós”, de Douglas Daronco, pelos atores Thadeu Peronne, Mazé Portugal, Juliana Leitoles e João Graf. Peronne faz a direção e conta com a assistência de Mazé Portugal. O grupo Pangea União Musical formado por Isaac Dias, Gabriela Bruel, Nati Bermúdez, Tatiana Dias e Karla Izidro vai apresentar músicas compostas por seus integrantes e, no encerramento do sarau, a coreógrafa e bailarina Inês Drumond apresentará com Hadiji Nagao a coreografia que criou em cima da canção “Ser tão sertões”, composta por Karla Izidro, integrante do grupo Pangea.

Os saraus “Tardes de Dionísio” nasceram de uma sugestão, transformada em projeto, pelo jornalista, autor e produtor teatral Rogério Viana, que foi apresentada e discutida com a bailarina Eleonora Greca, coordenadora de dança da Casa Hoffmann. Viana e Douglas Daronco assinam a produção e organização do evento que terá apresentações nos próximos dias 16 e 30 de agosto e 13 de setembro.

Trabalho voluntário, sem remuneração

Todo o trabalho dos atores, diretores, assistentes, músicos, compositores, coreógrafos e bailarinos será desenvolvido de forma voluntária, sem nenhum tipo de remuneração. O evento não foi beneficiado por nenhum tipo de verba ou patrocínio e recebe o apoio institucional da Casa Hoffmann e da Fundação Cultural de Curitiba que cede aquele espaço para possibilitar uma oportunidade de encontro de várias formas de arte. Amanhã, na abertura, além da leitura de uma peça teatral, da apresentação de um grupo musical e da coreografia a ser apresentada por duas bailarinas, também será mostrada uma exposição de trabalhos da artista plástica e bailarina Julianne Engelhardt.

Casa Hoffmann

A Casa Hoffmann é a sede do Centro de Estudos do Movimento, que se destina à exploração de novas estéticas do movimento, sendo um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e pensadores renomados, com abordagem de temas variados, entre eles a crítica da dança, estética, filosofia e design cênico.


Serviço:

Programação oficial do primeiro evento dos saraus “Tardes de Dionísio"

HOJE - Dia 02 de agosto – 18h00

Leitura do texto “Nós” de Douglas Daronco

Direção: Thadeu Peronne 
Assistente de direção: Mazé Portugal
Atores: Thadeu Peronne, Mazé Portugal, João Graf e Juliana Leitoles
Coreografia e performances: Inês Drumond e a bailarina Hadiji Nagao.
Música ao vivo: Pangea União Musical, formada por Gabriela Bruel, Isaac Dias, Karla Izidro, Natalia Bermúdez, Tatiana Luiz.
Música para a coreografia: Pangea, com “Ser tão sertões”, composição de Karla Izidro.
Exposição da artista plástica e bailarina Julianne Engelhardt.
Produção e Organização: Rogério Viana e Douglas Daronco


Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento

Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem - São Francisco
Setor Histórico
(41) 3321-3228

domingo, 1 de agosto de 2010

Saraus "Tardes de Dionísio" começam amanhã

Amanhã começam os Saraus “Tardes de Dionísio” na Casa Hoffmann
Entrada gratuita. Lotação: 60 lugares.

A Casa Hoffmann que é a sede do Centro de Estudos do Movimento, da Fundação Cultural de Curitiba, apresenta nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, com início às 18 horas, a abertura da série de saraus “Tardes de Dionísio”. Nos próximos dois meses e a cada quinze dias, vai incluir em suas atividades além da dança, a leitura de textos teatrais e a apresentação de músicos, compositores, cantores e instrumentistas.

No primeiro evento dos Saraus “Tardes de Dionísio” vai ser feita a leitura do texto “Nós”, de Douglas Daronco, pelos atores Thadeu Peronne, Mazé Portugal, Juliana Leitoles e João Graf. Peronne faz a direção e conta com a assistência de Mazé Portugal. O grupo Pangea União Musical formado por Isaac Dias, Gabriela Bruel, Nati Bermúdez, Tatiana Dias e Karla Izidro vai apresentar músicas compostas por seus integrantes e, no encerramento do sarau, a coreógrafa e bailarina Inês Drumond apresentará com Hadiji Nagao a coreografia que criou em cima da canção “Ser tão sertões”, composta por Karla Izidro, integrante do grupo Pangea.

Os saraus “Tardes de Dionísio” nasceram de uma sugestão, transformada em projeto, pelo jornalista, autor e produtor teatral Rogério Viana, que foi apresentada e discutida com a bailarina Eleonora Greca, coordenadora de dança da Casa Hoffmann. Viana e Douglas Daronco assinam a produção e organização do evento que terá apresentações nos próximos dias 16 e 30 de agosto e 13 de setembro.

Leitura, música e dança

Foi pensando nos textos de autores – novos ou inéditos como ele próprio - que teriam mais dificuldades de serem mostrados e por não terem um local ou mesmo espaço para que isso pudesse acontecer, que Rogério Viana teve a idéia de criar e propor os saraus “Tardes de Dionísio” e oferecer aos novos autores de Curitiba a oportunidade de mostrarem suas peças de teatro, criando um programa, também, para compositores, cantores e instrumentistas apresentarem suas próprias criações e juntar, no espaço adequado da Casa Hoffmann, uma criação coreográfica de uma de suas formas de dança.

Viana convidou seu ex colega na Oficina de Dramaturgia (SESI Paraná), o professor e autor Douglas Daronco, para que, juntos, organizassem e promovessem os saraus “Tardes de Dionísio”. O projeto foi apresentado junto à coordenação da Casa Hoffmann e aprovado. A programação foi montada e os primeiros textos a serem apresentados serão de Daronco, Rogério Viana, Nana Rodrigues e Eliane Karas. Para futuras leituras os produtores e organizadores já abriram inscrições. Serão aceitos textos, preferencialmente, de novos e inéditos autores. Para a parte musical, os convites foram feitos para grupos, instrumentistas e compositores que poderão mostrar seus trabalhos autorais. A primeira participação será do grupo Pangea. No sarau do dia 16 de agosto vão mostrar suas composições os músicos Isaac Dias (violão e rabeca) e Gustavo Bonin (clarineta) e no dia 30 de agosto, se apresentará a cantora, compositora e atriz Hellen Carvalho. Para o evento do dia 13 de setembro os organizadores estão aguardando a confirmação de um jovem compositor curitibano que compõe blues e chorinhos.

Na parte de dança e para os quatro primeiros eventos dos saraus “Tardes de Dionísio”, a coordenadora da Casa Hoffmann, a bailarina Eleonora Greca convidou coreógrafos e bailarinos que executam atividades naquele local ou estejam vinculados a grupos de dança de Curitiba. A primeira participação, na segunda feira, dia 2 de agosto, será de Inês Drumond e de Hadiji Nagao. No dia 16 de agosto, quando acontecerá a leitura do texto “Eu Avec Você”, de Rogério Viana, com Eliane Karas e um ator por ela convidado, será apresentada uma dança de salão pelo bailarino e professor Ronald Pinheiro que vai trabalhar com os bailarinos Rafael Vieira e Inês Drumond e outra bailarina convidada, com um tema musical composto especialmente para o evento pelos músicos Gustavo Bonin e Isaac Dias.

A programação do dia 30 de agosto terá um tema da cantora, compositora e atriz Hellen Carvalho coreografado pelo bailarino Rogério Halila. Ailton Galvão será o responsável pela coreografia a ser apresentada no programa do dia 13 de setembro, com tema de compositor já convidado e que não confirmou, ainda, sua participação.


Trabalho voluntário, sem remuneração

Todo o trabalho dos atores, diretores, assistentes, músicos, compositores, coreógrafos e bailarinos será desenvolvido de forma voluntária, sem nenhum tipo de remuneração. O evento não foi beneficiado por nenhum tipo de verba ou patrocínio e recebe o apoio institucional da Casa Hoffmann e da Fundação Cultural de Curitiba que cede aquele espaço para possibilitar uma oportunidade de encontro de várias formas de arte. Amanhã, na abertura, além da leitura de uma peça teatral, da apresentação de um grupo musical e da coreografia a ser apresentada por duas bailarinas, também será mostrada uma exposição de trabalhos da artista plástica e bailarina Julianne Engelhardt.

Casa Hoffmann

A Casa Hoffmann é a sede do Centro de Estudos do Movimento, que se destina à exploração de novas estéticas do movimento, sendo um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e pensadores renomados, com abordagem de temas variados, entre eles a crítica da dança, estética, filosofia e design cênico.


Serviço:

Programação oficial do primeiro evento dos saraus “Tardes de Dionísio"

Dia 02 de agosto – 18h00

Leitura do texto “Nós” de Douglas Daronco

Direção: Thadeu Peronne 
Assistente de direção: Mazé Portugal
Atores: Thadeu Peronne, Mazé Portugal, João Graf e Juliana Leitoles
Coreografia e performances: Inês Drumond e a bailarina Hadiji Nagao.
Música ao vivo: Pangea União Musical, formada por Gabriela Bruel, Isaac Dias, Karla Izidro, Natalia Bermúdez, Tatiana Luiz.
Música para a coreografia: Pangea, com “Ser tão sertões”, composição de Karla Izidro.
Exposição da artista plástica e bailarina Julianne Engelhardt.
Produção e Organização: Rogério Viana e Douglas Daronco

Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento

Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem - São Francisco
Setor Histórico
(41) 3321-3228