sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Na Casa Hoffmann a leitura de texto de Cynthia Becker

Cynthia Becker terá seu texto lido na Casa Hoffmann
A Casa Hoffmann apresenta, na próxima segunda feira, dia 27 de setembro, às 18 horas, o quinto Sarau "Tardes de Dionísio", com a leitura dramática do texto "Escola São Francisco de Assis", de Cynthia Becker. 

A leitura do texto será apresentada pelos alunos da Academia de Artes Cênicas Cena Hum: André Oliveira, Cláudia Beeck, Douglas Borba, Maryah Monteiro, Mayara Nassar e Marcelly Karam, com a direção da atriz e professora Liz Santos.


No programa, a apresentação do Alma Terra Duo - Cláudio Avanso (viola caipira) e Marco Cardoso (violão), com as composições dos dois músicos: Pé de Vento, Milonga, Motivo e Maracatublues. A música "Água" foi a escolhida pela coreógrafa Petra Schuster e será apresentada pelos bailarinos da Backstage Balé: Thiago Beranger, Cassiana Carolina Costa, Tais Gomes e Thais Rodrigues, Flávia Massa e Joyce Hespanha.

Hoje, sexta feira,  os bailarinos e a coreógrafa da Backstage Balé, juntamente com os músicos do Alma Terra Duo - Cláudio Avanso (viola caipira) e Marco Cardoso (violão) realizam ensaio geral, às 15h00, na Casa Hoffmann.



Sinopse do texto de Cynthia Becker

Samuel, um garoto de 12 anos vive em um momento combinado de conflitos em seus diversos ambientes: Em casa, na escola, na rua. Em sua casa, a insônia, o vazio sobre a relação afetiva entre os seus pais, o questionamento da existência de Deus. Na escola a intolerância, entre os próprios alunos, alunos e professores, a falta de compreensão, a saturação do aprendizado, o estudo em série que rotulam virtudes, a descoberta e o medo da própria sexualidade. Todos esses conflitos rodeados pelo sentimento da solidão e a impotência de não saber como agir no seu meio, formam a atmosfera da peça. A perda de uma amizade, a espera pelo seu pai, a morte trágica de seu cachorro constroem a história desse garoto sem rumo.
  

Características dos personagens, segundo a autora

Samuel- O garoto sem rumo -  André Oliveira
Rubrica- Uma voz interna - Maryah Monteiro
Mãe- Mulher com vazio nos olhos - Cláudia Beeck
Pai - Homem de tensão invisível - Douglas Borba
Professora- Ela toma floxitina - Maryah Monteiro
Izabele- A menina que sabe tudo - Marcely Karam
Latife- A menina sem chão - Mayara Nassar

Programa do quinto Sarau "Tardes de Dionísio"
Dia 27 de setembro de 2010 - 18h00

1 - Apresentação musical
Alma Terra Duo 
Cláudio Avanso (viola caipira) e Marco Cardoso (violão)
Pé de Vento
Milonga
Motivo
Maracatublues
Composições de Cláudio Avanso e Marco Cardoso

2 - Dança
Música "Água" composta por Cláudio Avanso e Marco Cardoso
Coreografia: Petra Schuster, da Backstage Balé
Bailarinos: Thiago Beranger, Tais Gomes, Cassiana Costa, Thais Rodrigues, Flávia Massa e Joyce Hespanha

3 - Leitura do texto
"Escola São Francisco de Assis" de Cynthia Becker
Direção da leitura: Liz Santos
Atores: André Oliveira, Douglas Borba, Maryah Monteiro, Cláudia Beeck, Mayara Nassar e Marcelly Karam. 
Alunos da Academia de Artes Cênicas Cena Hum

Produção e Organização:
Rogério Viana e Douglas Daronco

Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento
Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem - São Francisco
Setor Histórico
(41) 3321-3228

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Leonardo Medeiros ministra oficina no Espaço Cênico

O ator Leonardo Medeiros, estará em Curitiba de 2 a 8 de outubro, no Espaço Cênico, ministrando  a oficina “Imaginação e a  Memória à Serviço do Ator”, compartilhando  técnicas e reflexões adquiridas em 30 anos de extenso trabalho em teatro, cinema e TV. Indicada para atores e atrizes profissionais ou em formação, a oficina terá duas turmas, uma intensiva nos dias 02 e 03 e outra regular de 04 à 08 de outubro.
Leonardo Medeiros é ator, estudou Artes Cênicas na USP e na British Theatre Association. Foi aluno do Professor Luther James, do Actor's Studio -  LA. Participou de montagens importantes de autores como Shakespeare ("Hamlet", "Ricardo II") e Brecht ("A ópera dos Três Vinténs).  Desde 1982, integra  a Sutil Companhia de Teatro e atuou em  "Não sobre o amor " (2008), "Avenida Dropsie" (2005), "Temporada de Gripe" (2003). Participou de mais de 20 filmes e distintas minisséries. Com  várias premiações no cinema, desde 1993, entre elas,  "Lavoura Arcaica" (2001), de Luiz Fernando Carvalho,  "Cabra Cega" (2004), de Toni Venturi, com os quais ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante e melhor ator, respectivamente, no Festival de Brasília.
 
Na TV, participou das minisséries "Os Maias" (2001), "Brava Gente" (2000), "A Muralha" (2000),  sendo seu trabalho mais recente em televisão, a novela "Tempos Modernos".
  
Espaço Cênico
41 3338.0450

Em “Caça-palavras” Sincopé passeia pela multiplicidade cultural

Sincopé: Isaac, Gabriela, Helena, Léo e Natalia

Um show musical que revela a estética da mistura e promove um passeio pela multiplicidade cultural brasileira. Assim é definida a apresentação do espetáculo “Caça-Palavras” que o grupo Sincopé realiza neste domingo – dia 26 de setembro de 2010 – a partir das 18 horas, no palco do Sesc da Esquina, em Curitiba.

O grupo Sincopé, no show “Caça-Palavras”, revela que sua identidade não se define apenas por uma música, mas na mistura de tantas influências e leituras que faz de diferentes referências do universo musical brasileiro, desde Chico Buarque e Tom Jobim até Tom Zé, Luiz Tatit e Itamar Assumpção. Em seu show no domingo, às 18 horas, Sincopé mostra-se como uma opção atraente para quem busca ampliar seus horizontes musicais e conhecer novas possibilidades de expressão dentro da música brasileira.

Sincopé apresenta músicas originais e arranjos criativos desenvolvidos em conjunto, com utilização de instrumentos inusitados e percussões que se destacam das normalmente utilizadas. A ausência de rótulos levará o espectador a tirar suas próprias conclusões acerca do trabalho do grupo e a conhecer diferentes ritmos populares sem prender-se a nenhum formato musical prévio, ou seja, incitando os participantes à criatividade e à valorização da multiplicidade cultural brasileira.

O público é convidado a ouvir o todo e desafiado a encontrar as palavras que definem seus próprios sentimentos, através de canções que vão desde a crítica à estagnação social até a exaltação do popular. Por sua formação jovem, o grupo mergulha em diversas experimentações de sonoridades e instrumentos, experiências que transitam livremente no espectro da diversidade musical.

Sincopé: como nasceu

A primeira apresentação do Sincopé foi no auditório da FAP - Faculdade de Artes do Paraná, berço de sua formação, seguida de diversas apresentações em eventos da própria faculdade. Apresentou-se nas três mostras “IMarginal”, organizadas por alunos de teatro entre 2007 e 2009, sempre com uma ótima resposta do público.

Sincopé reafirma sua característica essencialmente autoral ao participar com a música "Ciclovia" do XXIX FEMUCIC - Festival da Canção de Maringá 2007, conhecido por revelar novos talentos da música popular brasileira. Em 2008 apresentou-se no Festival de Cultura da Universidade Federal do Paraná, ao lado de diversas bandas da capital paranaense além do XIII FESTCAR - Festival da Canção de Araucária, ficando em 8º lugar na categoria composição com a música "Ali (enação)", integrando o CD do festival. Nesse mesmo ano gravou seu primeiro CD demonstrativo, "Síncopes Sucessivas Seguidas de Suspiros Sonolentos", em que constam seis canções, todas de autoria do grupo. O trabalho obteve boa resposta do público, sendo vendidas mais de 200 cópias de forma inteiramente independente.

Já em 2009, Sincopé foi finalista do 22º FUC, Festival da Canção de Ponta Grossa, com a canção "Noite" e do Festival da Canção da FAP - Faculdade de Artes do Paraná, ficando em segundo lugar geral com a música "O Homem", e a vocalista, Natalia Bermúdez,  ganhou o primeiro lugar na categoria de melhor intérprete com a mesma canção.

Os músicos do Sincopé

O grupo Sincopé é formado pelos músicos: Natalia Bermúdez – Voz, flauta transversal, escaleta, percussão; Isaac Dias – Violão, bandolim, rabeca, voz; Gabriela Bruel – Percussão, viola caipira, baixo elétrico, voz; Léo Cardoso – Percussão, bateria, voz e Helena Secco – Baixo elétrico, acordeom, percussão, voz.

Programa do show “Caça-Palavras”

1. Ali (enação)
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé;
2. Pêra
Letra: Fabiolle Longhi; Música: Fabiolle Longhi, Isaac Dias e Natalia Bermúdez;
Arranjo: Sincopé
3. O bonde
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé
4. Moça Linda
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé
5. De amar
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé
6. Da praia
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé
7. Ciclovia
Letra: Ricardo Almeida; Música: Isaac Dias, Ricardo Almeida, Natalia
Bermúdez, Fabiolle Longhi, Mariana Guedes; Arranjo: Sincopé
8. O homem
Letra: Natalia Bermúdez; Música: Isaac Dias e Natalia Bermúdez; Arranjo:
Sincopé
9. Passarin
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé
10. Noite
Letra: Paulo Kaví; Música: Natalia Bermúdez; Arranjo: Sincopé
11. Samba pra você
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé
12. Suringue
Letra e música: Natalia Bermúdez; Arranjo: Sincopé
13. Samba Independente
Letra e música: Natalia Bermúdez; Arranjo: Sincopé
14. Ciranda da Saudade
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé
15. Castanhos
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé
16. Santa Lúcia
Letra e música: Léo Cardoso; Arranjo: Sincopé

Serviço

Show “Caça-Palavra” com o grupo Sincopé

Domingo, dia 26 de setembro de 2010 
18h00 
Sesc da Esquina – rua Visconde do Rio Branco, 969
 Ingressos: R4 10,00 e R$ 5,00 (estudantes, comerciários e pessoas acima de 60 anos)

 O Sincopé e sua música e Contatos com o grupo


sincope_pipoca@yahoo.com.br

Para ouvir algumas músicas e saber mais sobre o grupo Sincopé, acesse o site:


No Twitter também:


E este é um vídeo promocional do show: