sábado, 28 de agosto de 2010

Ensaio geral do terceiro Sarau "Tardes de Dionísio", ontem na Casa Hoffmann


Aconteceu, na tarde de ontem, na Casa Hoffmann, o ensaio geral para o terceiro Sarau  "Tardes de Dionísio" que lá será realizado na próxima segunda feira, dia 30 de agosto, a partir das 18 horas, quando será apresentada a leitura dramática do texto "Não mais um dia comum ou o tempo em que éramos felizes ontem", de Nana Rodrigues.


As atrizes Scheila Foltran, Bel Fernandes e Nana Rodrigues ensaiaram a leitura e, depois, com a presença da cantora e compositora Hellen Carvalho, acompanhada pelo pianista Davi Sartori, apresentou a canção "Temporais" para o solo de dança de Rogério Halila, responsável pela coreografia.

Serviço:


Programa oficial do terceiro Sarau “Tardes de Dionísio"


Dia 30 de agosto (segunda feira) – 18h00 - Lugares para 60 pessoas - entrada gratuita


Leitura dramática do texto "Não mais um dia comum ou o tempo em que éramos felizes ontem", de Nana Rodrigues, que também dirige a leitura.
  
Atrizes: Scheila Foltran, Bel Fernandes e Nana Rodrigues
  
Dança e coreografia: bailarino Rogério Halila 
  
Música com a cantora e compositora Hellen Carvalho, acompanhada pelo pianista Davi Sartori, vai apresentar suas composições: Cine The End, Jogo a Três, Neura, Amargo e Dry Blues.
  
Música para a coreografia: “Temporais” composta por Hellen Carvalho
  
Produção e Organização: Rogério Viana e Douglas Daronco
  
Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento
Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem - São Francisco
Setor Histórico
(41) 3321-3228

danca@fcc.curitiba.pr.gov.br


Fotos do ensaio geral

O pianista Davi Sartori
Bel Fernandes, Nana Rodrigues e Scheila Foltran
Hellen Carvalho no ensaio com Davi Sartori
Nana, Bel, Scheila, Davi, Hellen e Rogério
Davi Sartori e Hellen Carvalho

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Leitura de "6 Segundos" de Eliane Karas tem definido elenco

Está definido o elenco que fará a leitura do texto "6 Segundos" de Eliane Karas, no quarto evento dos Saraus "Tardes de Dionísio", e que será apresentado no dia 13 de setembro, às 18 horas, na Casa Hoffmann. Vão participar: Sílvia Monteiro (a Mãe), Luiz Carlos Pazello (o Pai), Sabine Villatore (a Nora), Rodolpho Guttierrez (o Filho) e Giulia Crocetti (a Filha). A direção será da própria autora.

"6 Segundos" é o primeiro texto de Eliane Karas a ganhar leitura dramática pública. No ano passado, dentro da Oficina de Dramaturgia SESI Paraná, Eliane teve sua primeira obra teatral publicada. Seu texto "Longe de Casa" foi publicado no volume 7 que também teve o texto "Fatia de Guerra", de Andrew Knoll.



(Fotos do elenco recolhidas do perfil do Facebook)

Sabine Villatore fará a "Nora"
Sílvia Monteiro será a "Mãe"
Rodolpho Guttierrez será o "Filho"
Giulia Crocetti fará a "Filha"
Luiz Carlos Pazello fará o "Pai"

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Estúdio de criação dramatúrgica em São Paulo com Roberto Alvim

Roberto Alvim
A oficina é um espaço para novos autores, dedicado à análise das obras de grandes dramaturgos da contemporaneidade, assim como à escritura de novas peças de teatro. O objetivo é que cada um dos participantes desenvolva um texto original, que será constantemente submetido a críticas, sugestões, perguntas e orientações por parte do professor.
O processo visa proporcionar amadurecimento e solidez às obras, permitindo ao aluno a descoberta e o desenvolvimento de sua voz como autor.

Fundamentação:

Exposição e debate de aspectos teóricos relativos à criação dramatúrgica contemporânea:
     Levando em conta a obra de teóricos como Peter Szondi, Jean-Pierre Ryngaert e Hans-Thies Lehmann, procederemos a uma discussão a respeito da Crise do Drama e das tentativas dos dramaturgos contemporâneos de criação de novas poéticas que possam traduzir ou se comunicar com a sensibilidade do público atual. Que meios foram empregados pela Dramaturgia dos anos 80/90/00 para se relacionar com o mundo, e como esses meios dialogam com a tradição? De que forma as conquistas da encenação ao longo do século XX influenciam a escrita cênica de hoje? Como a realidade e a cena se relacionam no Teatro contemporâneo? Qual é o lugar do Teatro em nossa organização social?
     Para nos ajudar a pensar estas questões, usaremos a obra de autores como Bosco Brasil, Daniela Pereira de Carvalho, Newton Moreno, Roberto Alvim (Brasil), Gregory Motton, Edward Bond, Sarah Kane, Harold Pinter (Inglaterra), Rafael Spregelburd (Argentina), Juan Mayorga, Jose Sanchis Sinisterra (Espanha), Bernard-Marie Koltés, Valére Novarina, Jean-Luc Lagarce (França), Arne Lygre, Jon Fosse (Noruega), entre outros.

Realização com os participantes de uma série de exercícios práticos de criação e desenvolvimento de aspectos técnicos da escrita cênica:

Partindo de exercícios desenvolvidos em laboratórios de criação realizados no Royal Court Theatre (Inglaterra) e nos Workshops de Dramaturgia (Teatro Ziembinski, Rio de Janeiro), procederemos à criação de uma série de pequenos trabalhos que nos colocarão diante de questões centrais da dramaturgia contemporânea: 
- narrativa (a escrita dramática linear; a descontínua; o fragmento);
- diálogo (o teatro como conflito entre subjetividades, ou como investigação poética da linguagem);
- personagem (como é o sujeito contemporâneo? De que forma nossa subjetividade toma corpo em cena?);
- a noção do teatro como representação da vida, ou como realidade autônoma (que se contrapõe à vida, propondo-lhe uma réplica).

     Os exercícios serão feitos durante o curso, e serão propostos a fim de ilustrar melhor determinados pontos teóricos, levando em conta que a criação dramatúrgica está indissociada do pensamento e da análise dos meios técnicos de expressão.


 Objetivos:
Proporcionar aos participantes:
- um panorama das mais interessantes tendências da dramaturgia contemporânea, através de um mapeamento teórico da obra de importantes autores de diversas nacionalidades (como estes autores tem respondido ao mundo?);
- o levantamento de questões acerca dos fundamentos clássicos da dramaturgia, e de como se dá o diálogo com eles na criação contemporânea;
- o conhecimento de meios técnicos e estratégias de construção dramática que possam traduzir cenicamente a sensibilidade específica do século XXI.
- a escritura de textos originais por cada um dos participantes.

Público Alvo: novos dramaturgos, estudantes de teatro e interessados em geral

Carga horária total: 48 horas - 16 encontros

De 4 de setembro a 18 de dezembro
Sábados
14 às 17 horas
Valor de R$ 280,00 por mês


Fone 011 3081.6986
R: Dr. Vírgilio de Carvalho Pinto, 426- Pinheiros – São Paulo
Seg a sex das 9h às 22h. Sáb das 10h às 17h

Suzana Amaral dá curso em São Paulo: Estruturas narrativas lineares e não lineares para cinema - Ideia, forma e conteúdo

A cineasta Suzana Amaral (foto divulgação)
A cineasta Suzana Amaral, que acaba de receber o prêmio máximo do Encontro Latino-americano de cinema (Lima), por Hotel Atlântico (2009) ministrará o curso: “Estruturas narrativas lineares e não- lineares para cinema: idéia, forma e conteúdo” no Centro Cultural b_arco, 31 de agosto a 09 de novembro , em 8 encontros, sempre às terças-feiras. Inscrições realizadas até o dia 27 de Agosto tem desconto de R$80 reais em cada uma das duas parcelas.

Partindo dos princípios clássicos de roteiro, que pressupõe: exposição, desenvolvimento, crise, clímax e resolução, o curso fará um aprofundamento em recursos narrativos não-lineares, que subvertem essa ordem, como: estrutura de múltiplos pontos de vista; contar uma história dentro da outra; a articulação entre realidade e fantasia e diferentes organizações do tempo; traçando um panorama sobre a evolução da narrativa e discutindo a partir da exibição e análise de filmes que são referências na inovação da linguagem,como, Cidadão Kane, Cinema Paradiso e Pulp Fiction, como é possível utilizar recursos não lineares na construção de novas histórias.

SUZANA AMARAL iniciou seus estudos universitários de Cinema em 1968. Seu primeiro longa metragem A HORA DA ESTRELA recebeu mais de 23 prêmios nacionais e internacionais. HOTEL ATLÂNTICO, terceiro longa-metragem, estreou no FESTIVAL DE TORONTO (2009) na Seção MASTERS.

Mais informações e inscrições pelo site, telefone ou no local.

Fone 011 3081.6986
R: Dr. Vírgilio de Carvalho Pinto, 426- Pinheiros – São Paulo
Seg a sex das 9h às 22h. Sáb das 10h às 17h

No terceiro encontro, a arte de Nana Rodrigues, Hellen Carvalho e Rogério Halila

Atrizes, cantora e apoiadores assistem ao ensaio do bailarino Rogério Halila

A Casa Hoffmann, sede do Centro de Estudos do Movimento, da Fundação Cultural de Curitiba, promoverá, na próxima segunda-feira, dia 30 de agosto, às 18 horas, o encontro do texto dramatúrgico da autora e atriz Nana Rodrigues, com as músicas da compositora e cantora Hellen Carvalho, e a dança e coreografia do bailarino Rogério Halila. Será o terceiro evento da série Saraus “Tardes de Dionísio”, que teve início em 2 de agosto naquele local que se propôs a abrir espaço para outras formas de arte: o teatro e a música, num encontro com a coreografia e a dança num mesmo programa.

O terceiro programa dos Saraus “Tardes de Dionísio” terá a leitura dramática do texto "Não mais um dia comum ou o tempo em que éramos felizes ontem", de Nana Rodrigues, que também dirige a leitura. Scheila Foltran, Bel Fernandes e a própria Nana Rodrigues farão a leitura.

Na parte inicial do programa, Hellen Carvalho, acompanhada pelo pianista Davi Sartori, vai mostrar cinco de suas composições. A sexta música – Temporais – foi coreógrafada pelo bailarino e coreógrafo Rogério Halila e terá, a participação da própria cantora e das atrizes, na preparação para a leitura que será realizada em seguida.

Leitura, música e dança

Os saraus “Tardes de Dionísio” nasceram de uma sugestão, transformada em projeto, pelo jornalista, autor e produtor teatral Rogério Viana, que foi apresentada e discutida com a bailarina Eleonora Greca, coordenadora de dança da Casa Hoffmann. Viana e Douglas Daronco assinam a produção e organização do evento que já promoveu dois saraus em 2 e 16 de agosto, com a presença de público interessado nas três formas de arte que o programa oferece: teatro, música e dança.

Foi pensando nos textos de autores – novos ou inéditos como ele próprio - que teriam mais dificuldades de serem mostrados e por não terem um local ou mesmo espaço para que isso pudesse acontecer, que Rogério Viana teve a idéia de criar e propor os saraus “Tardes de Dionísio” e oferecer aos novos autores de Curitiba a oportunidade de mostrarem suas peças de teatro, criando um programa, também, para compositores, cantores e instrumentistas apresentarem suas próprias criações e juntar, no espaço adequado da Casa Hoffmann, uma criação coreográfica de uma de suas formas de dança.

O quarto sarau a ser apresentado no dia 13 de setembro, terá a leitura do texto “6 segundos”, da autora e atriz Eliane Karas. A coreografia será do bailarino e coreógrafo Ailton Galvão e a organização convidou os músicos integrantes do Jazz Cigano Quinteto para apresentarem suas composições, uma delas será coreógrafa dentro do programa a ser apresentado. As vozes dos personagens serão apresentadas pelos atores e atrizes: Luiz Carlos Pazello (o pai), Cadu Scheffer (o filho), Sílvia Monteiro (a mãe), Sabine Villatore (a nora) e Giulia Crocetti (a filha). A direção será da autora do texto, a atriz Eliane Karas.


Trabalho voluntário, sem remuneração

Todo o trabalho dos atores, diretores, assistentes, músicos, compositores, coreógrafos e bailarinos será desenvolvido de forma voluntária, sem nenhum tipo de remuneração. O evento não foi beneficiado por nenhum tipo de verba ou patrocínio e recebe o apoio institucional da Casa Hoffmann e da Fundação Cultural de Curitiba que cede aquele espaço para possibilitar uma oportunidade de encontro de várias formas de arte. No primeiro evento, além da música, do teatro e da dança, também foi aberta exposição de gravuras da bailarina e artista plástica Julianne Engelhardt. Nos próximos eventos a coordenação da Casa Hoffmann pretende convidar artistas que desenvolvam trabalhos em vários campos das artes plásticas e da fotografia.

Casa Hoffmann

A Casa Hoffmann é a sede do Centro de Estudos do Movimento, da Fundação Cultural de Curitiba, e se destina à exploração de novas estéticas do movimento, sendo um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e pensadores renomados, com abordagem de temas variados, entre eles a crítica da dança, estética, filosofia e design cênico.

Serviço:

Programa oficial do terceiro Sarau “Tardes de Dionísio"

Dia 30 de agosto (segunda feira) – 18h00

Leitura dramática do texto "Não mais um dia comum ou o tempo em que éramos felizes ontem", de Nana Rodrigues, que também dirige a leitura.

Atrizes: Scheila Foltran, Bel Fernandes e Nana Rodrigues

Dança e coreografia: bailarino Rogério Halila 

Música com a cantora e compositora Hellen Carvalho, acompanhada pelo pianista Davi Sartori, vai apresentar suas composições: Cine The End, Jogo a Três, Neura, Amargo e Dry Blues.

Música para a coreografia: “Temporais” composta por Hellen Carvalho

Produção e Organização: Rogério Viana e Douglas Daronco

Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento
Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem - São Francisco
Setor Histórico
(41) 3321-3228
danca@fcc.curitiba.pr.gov.br
Sabine Villatore será a Nora na leitura de "6 Segundos"

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dia 30, o terceiro Sarau. O quarto será em 13 de setembro



Está na reta final de preparação a apresentação do terceiro Sarau "Tardes de  Dionísio", dia 30 de agosto, às 18h00, na Casa Hoffmann com a leitura do texto "Não mais um dia comum ou o tempo em que éramos felizes ontem", de Nana Rodrigues com as participações das atrizes Bel Fernandes, Nana Rodrigues e Scheila Foltran, da cantora e compositora Hellen Carvalho e do coreógrafo e bailarino Rogério Halila.

Hoje, foi definida, a quarta apresentação da série, agendada para o dia 13 de setembro, quando terá a leitura do texto "Seis segundos" de Eliane Karas e que contará com as presenças do ator Luiz Carlos Pazello e das atrizes Sílvia Monteiro, Sabine Villatore e Giulia Crocetti. A direção da leitura será de Eliane Karas.

Na parte musical foi feito o convite para o grupo Jazz Cigano Quinteto e a coreografia será feita e apresentada pelo bailarino Ailton Galvão.

Próximos saraus

A Casa Hoffmann confirmou sua programação para o final do ano e ofereceu mais três datas para a realização dos Saraus "Tardes de Dionísio". Serão no dia 25 de outubro, 8 e 22 de novembro de 2010. Os organizadores e promotores já iniciaram contatos com os autores interessados em participarem com seus textos nas leituras nas três datas que completarão sete saraus.

Além dos autores de peças de teatro, a organização já tem feito contatos com compositores e grupos musicais para que participem dos futuros eventos. Os bailarinos e coreógrafos, dentro de cada programa dos saraus são convidados pela coordenadora de Dança da Casa Hoffmann, a bailarina Eleonora Greca.

Jazz Cigano Quinteto (foto divulgação)

Conheça o trabalho e os músicos do Jazz Cigano Quinteto no MySpace.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estudos Irlandeses tem simpósio em Curitiba

Samuel Beckett em caricatura digital de Rogério Viana
A quinta edição do "Simpósio de Estudos Irlandeses da América do Sul”, organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pela Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) e pela Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats da Universidade de São Paulo (USP) acontece, pela primeira vez, em Curitiba, de 30 de agosto a 1º de setembro de 2010, na Universidade Federal do Paraná (Rua General Carneiro, 460, Ed. D. Pedro I, 1º. andar). O evento, intitulado “A Irlanda na tela, no palco e na página”, também conta com o apoio da Embaixada da Irlanda no Brasil e de outras universidades paranaenses, dentre elas o Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE), a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e as Faculdades Santa Cruz. A Comissão Nacional é formada pelas professoras Dra. Munira Mutran, Presidente Honorária da ABEI e Dra Laura Izarra, Presidente da mesma instituição. Em 1989, a Dra. Munira Mutran criou a disciplina de Estudos Irlandeses como um novo campo de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Estudos Literários do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas na Universidade de São Paulo. Desde então sua contribuição intelectual e cultural nesse campo de estudos tem sido inestimável, visto que seu trabalho ininterrupto e total comprometimento, desde a fundação da disciplina, resultaram no surgimento de uma “Nova Irlanda” em território brasileiro e na criação da Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats.

A comissão local conta com a coordenação da professora Luci Collin (UFPR), e com a colaboração das professoras Célia de Miranda (UFPR), Liana Leão (UFPR); Mail Azevedo (UNIANDRADE), Brunilda Reichmann (UNIANDRADE), Anna Camati (UNIANDRADE); Solange Padilha (Faculdades Santa Cruz) e Cristiane Smith (UNIANDRADE & UTP).

O objetivo principal do evento é divulgar a literatura, a arte, a história, a filosofia e a cultura da Irlanda. Escritores irlandeses, como James Joyce, Oscar Wilde, W. B Yeats, Samuel Beckett, Bernard Shaw e Brian Friel, para citar apenas alguns, nos legaram obras, agora pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, que influenciaram várias gerações de autores em escala mundial.

Na programação do 5º Simpósio, renomados estudiosos, poetas, historiadores e críticos literários de vários países ministrarão palestras e promoverão debates sob múltiplos enfoques e abordagens. Além das palestras seguidas de debates, mesas redondas e workshops haverá sessões de posters e comunicações coordenadas e individuais sobre a literatura irlandesa e o diálogo entre a literatura e outras artes e mídias Dentre os especialistas convidados, destacam-se Dr. Lance Pettitt (Metropolitan University, Leeds); Dr. Angus Mitchell, historiador e editor do The Amazon Journal of Roger Casement; Dr. Maureen Murphy (Hofstra University, New York); Dr. Luz Mar González Arias (Universidade de Oviedo, Espanha); Dr. Hernán Neira (Universidade de Santiago, Chile); o tradutor argentino Dr. Jorge Fondebrider; o editor e poeta Macdara Woods; o cineasta John T. Davies; e a Dra. Eiléan Ni Chuilleanáin  do Trinity College de Dublin, poeta de destaque na contemporaneidade que será homenageada com o lançamento de uma antologia de poemas selecionados e traduzidos por Luci Collin, intitulada Hábitos do Musgo, no dia 31 de agosto, das 19h00 às 20h30, no Anfiteatro do 1º andar da UFPR. Também faz parte da programação do Simpósio uma homenagem ao artista plástico paranaense Rogério Dias, do qual a UFPR (DeDesign e Delem) e a Embaixada da Irlanda organizaram a exposição “A Arte de Rogério Dias”, de 22 de agosto a 02 de setembro na Sala Arte, Design e Cia (hall da UFPR).

Mais informações e a programação geral do evento aqui.