sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Vitamina, risada sem efeito colateral

Vitamina no Teatro José Maria Santos

Depois do SUCESSO de temporada em 2010 e de uma indicação ao
 Prëmio Troféu Gralha Azul - premiação aos melhores do Teatro Paranaense em 2010,
 volta em cartaz o espetáculo VITAMINA.

VITAMINA - É uma comédia que reúne cenas do cotidiano, corriqueiras, mas todas sob a ótica e dentro do universo do palhaço. De maneira leve e descontraída, o jogo de improvisação feito nos hospitais é levado para o palco do teatro. E o riso, para outros públicos. Sempre garantido que a
"Risada é sem efeito colateral".
QUANDO? QUE HORÁRIO
de 18 a 27 de fevereiro de 2011 - sextas e sábados as 20 hrs e domingos as 19 hrs
ONDE?
no Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 - São Francisco)
QUANTO?
R$ 20,00 (inteira)R$ 10,00 (estudantes, idosos, cartão Teatro Guaíra, Funcionários da Saúde com o crachá e Antecipados com os Doutores-palhaços)
Informações
            (41) 3023-2008      
INGRESSOS ANTECIPADOS
Não marque bobeira, garanta seu ingresso antecipamente no valor de R$ 10,00.  Entre em contato comigo - Edran - 9955-9172

FICHA TÉCNICA

Direção Artística:
Trupe da Saúde

Elenco:
Edran Mariano Elisário (Dr. Zë)
Camila Jorge (Dra. Carmela)
Karina Pereira da Silva (Dra. Risoleta)
Francisco das Chagas Sousa (Dr. Caramelo)
Isabela Sundin do Lago (Dra. Girassol)
Tarcísio Alencar Meira (Dr. Trufa)
Henrique Veiga (Dr. Ipisis Literis)
Calu Monteiro ( Dr. Uai)

Sonoplastia:
Trupe da Saúde
Pedro Coelho
Ary Giordani 

Criação de iluminação:
Frank Sousa

Figurinos:
Eduardo Giacomini

Assessoria de imprensa e produção executiva:
Trento Edições Culturais Ltda

Apoio:
UniCultura - Universidade Livre da Cultura 

Acompanhe a Trupe da Saúde no site



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

"Puck eu sou, honesto e bravo" - Homenagem a um diretor que morreu há 20 anos


A dança de Oberon, Titania e Puck com as fadas, c. 1786
William Blake (Inglaterra, 1757-1827)
Aquarela sobre papel grafite, 47,5cm x 67,5cm
Tate Gallery, Londres


Algumas e principais falas de Puck, em “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Shakespeare.


PUCK — Olá, espírito! Para onde vais?

...

PUCK — Para este ponto o rei já se encaminha. Cuidado! Não se encontre com a rainha, pois Oberon se mostra estomagado deveras por lhe haver ela roubado o gracioso menino da Índia oriundo. Na opinião dela é o pajem sem segundo. O ciumento Oberon de­se­ja­ria em seu séqüito vê-lo noite e dia, para, juntos, passearem na floresta. Ela, porém, de nada se molesta; retém o lindo pajem, venturosa, e grinaldas lhe tece cor-de-rosa. Nos olhos dele encontra a luz mais pura. Assim, quan­do nas fontes, porventura, os dois se vêem, num vergel umbroso, à luz do luar, num bosque nemoroso, a tal ponto discutem, que, de medo, nas bolotas os elfos ficam quedos.

... 

PUCK — Fada, acertaste. Eu sou, re­al­men­te, o ledo va­ga­bun­do noturno que brinquedo faço de tudo, porque a todo instante alegre de Oberon deixe o semblante. Como ele ri gostoso, ao ver o efeito, sobre um cavalo gordo, do meu jeito de relinchar qual égua calorosa. Às vezes ponho tudo em pol­vo­ro­sa, quan­do me escondo, qual maçã cozida, no jarro de uma velha delambida: tropeço-lhe nos beiços, sem que o veja, e no regaço entorno-lhe a cerveja. A sábia tia, às vezes, numa história de enredo triste e perenal memória, pensa me ter, qual um ban­qui­nho, à mão; então me afasto e, bum! vai ela ao chão, e en­xer­tan­do na história um disparate reclama em altas vozes o alfaiate, sem parar de tossir. Em gargalhadas as comadres rebentam, de malvadas, saltam de gozo e juram, da janela, não terem visto uma hora como aquela. Retira-te; Oberon vem com o seu bando.

...

PUCK — Quem são os cascas-grossas que assim gritam tão perto do lugar em que repousa nossa rainha excelsa? Oh, novidade! Um ensaio teatral! Ótimo. Ouvinte vou ser da peça, e ator, conforme o caso.

...

PUCK — Vou perseguir-vos sem vos dar sossego, por vales, montes, pela mata espessa; ora como corcel, ora morcego, ou sapo, ou chama, ou urso sem cabeça; como cavalo, ou leão, macaco, ou burro, relincho forte e rujo, guincho e zurro. 

...

PUCK — A rainha se encontra lou­ca­men­te de um mons­tro apaixonada. Quase em frente do sagrado lugar em que ela a sono mui tranqüilo se achava em a­ban­do­no, unia tropa de artífices de Atenas, capazes de trabalho rude, apenas, para ganhar o pão com o suor do rosto, ensaiava uma peça de mau gosto, para o dia solene do himeneu da Amazona garbosa e o grão Teseu. O casca-grossa de mais rude engenho de todos eles, que, com muito empenho, de Píramo fazia, a cena deixa por um mo­men­to, à espera de sua deixa. Eu, então, da ocasião me a­pro­vei­tan­do para em um monstro o transformar, in­fan­do, sobre os ombros lhe pus, sem mais demora, de burro uma cabeça. Eis chegada a hora da resposta de Tisbe, o instante azado para na peça eu por o meu bocado. Ao vê-lo, os outros, tal como bulhento bando de patos bravos, no mo­men­to em que percebem caçador matreiro que para eles se arrasta sor­ra­tei­ro, ou como gralhas de pés rubros, quando a um tiro súbito, a gritar, voando, se espalham pelo céu – cheios de medo também se afundam logo no arvoredo. Para mais assustá-los, sapateio sem parar, deles todos pelo meio: uns sobre os outros caem, por socorro gri­tan­do, em desespero: Atenas! Morro! Min­guan­do-lhes o senso na medida que aumenta o medo, quanto não tem vida lhes causa dano, que, pelos caminhos vão dei­xan­do nas pontas dos espinhos aqueles membros do teatro imbele parte das roupas, dos chapéus, da pele. Dominados, assim, todos do medo, deixei-os ir. Só fica no brinquedo nosso Píramo, em burro transformado. Nesse instante, porém, tendo acordado. Titânia, apaixonou-se lou­ca­men­te do belo monstro que lhe estava em frente.

...

PUCK — Capitão do nosso bando de duendes, já vem an­dan­do para cá Helena bela e o jovem da tal querela por mim causada, também. Ora dizei se convém prosseguir na brincadeira, porque a tenhamos inteira. Oh mestre! Como são loucos os mortais! De senso há poucos.

...

PUCK — Ó rei das sombras, podeis crer-me: houve erro. Não disseste que fácil me seria reconhecer o moço, pelas vestes de modelo ateniense? Não mereço censura desta vez, pois encantado deixei de Atenas jovem namorado. Mas alegra-me ver tudo assim torto, que para mim não há melhor desporto.

...

PUCK — Meu rei dos duendes, isso vai ser, feito com toda a pressa, como o pede o pleito, que os velozes dragões da noite escura não cessam de apartar com a viatura aquelas nuvens negras. Não demora, vai nos surgir o anunciar da aurora, ante o qual os espíritos ne­fan­dos procuram logo o cemitério, aos bandos; os espectros de quantos pelas ondas, ou nas encruzilhadas, as hediondas sepulturas tiveram, para os leitos de vermes já se foram, com trejeitos; de medo de mostrar suas vergonhas, escondem da luz clara as ca­ran­to­nhas, o­cul­tan­do de grado o aspecto impuro na negra noite de sobrolho escuro.

...

PUCK — Ruge o leão a cada passo, uiva o lobo para a lua, ressona o campônio lasso, des­lem­bra­do da char­rua. Con­so­mem-se na la­rei­ra as úl­ti­mas a­cen­da­lhas; o pio da ave agoureira fala ao doente em mortalhas. Nesta hora da noite escura as pobres almas andejas se esgueiram da se­pul­tu­ra ru­man­do para as igrejas. Nós, os elfos, que a parelha de Hécate sempre seguimos, e da luz do sol, vermelha, como num sonho, fugimos, de guarda estamos agora. Nenhum rato, em qualquer hora, a paz deixe per­tur­ba­da desta casa aben­çoa­da. Com vassoura eu vim na frente para limpar o batente e jogar nesta hora morta todo o pó atrás da porta.

...

PUCK — Se vos causamos enfado por sermos sombras, azado plano sugiro: é pensar que es­ti­ves­tes a sonhar; foi tudo mera visão no correr desta sessão. Senhoras e cavalheiros, não vos mostreis zombeteiros; se me quiserdes perdoar, melhor coisa hei de vos dar. Puck eu sou, honesto e bravo; se eu puder fugir do agravo da língua má da serpente, vereis que Puck não mente. Liberto, assim, dos apodos, eu digo boa-noite a todos. Se a mão me derdes, agora, vai Robim, alegre, embora. 


Texto completo de “Sonho de Uma Noite de Verão”, aqui, no link.

Teatro Municipal de Piracicaba. Sua sala principal é uma homenagem ao
autor e diretor piracicabano José Maria de Carvalho Ferreira, falecido há 20 anos.

As falas acima, de Puck, personagem símbolo de Shakespeare, são minha homenagem a um querido amigo, jornalista, autor e diretor teatral José Maria de Carvalho Ferreira, falecido há 20 anos na cidade de Piracicaba. Zé Maria foi amigo de adolescência do diretor Antonio Carlos Kraide (de tradicional família de origem árabe em Piracicaba), que atuou mais de 10 anos em Curitiba onde veio estudar Arte Dramática e teve uma brilhante carreira. Kraide faleceu em 19 de janeiro de 1983, em Curitiba, num brutal assassinato não completamente esclarecido até hoje.

José Maria de Carvalho Ferreira dá nome, hoje, à principal sala do Teatro Municipal "Losso Neto" de Piracicaba, interior de São Paulo.


Sobre os 20 anos de seu desaparecimento, seu irmão, Francisco Ferreira, escreveu no site "A Província" o texto que pode ser lido no link.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CELCIT Argentina promove curso à distância de “Escrita Dramatúrgica”

Gracia Morales, professora espanhola, ministrará
curso à distância de Escrita Dramatúrgica
O CELCIT – Centro Latinoamericano de Criação e Investigação Teatral, de Buenos Aires, Argentina, está finalizando o recebimento de inscrições para os interessados em participar do curso de ensino à distância “Escrita Dramatúrgica”, que será ministrado pela poeta, professora e dramaturga espanhola Gracia Morales, de março a junho de 2001. O curso será ministrado na língua espanhola.

Gracia Morales é professora de literatura na Universidade de Jaén, Espanha. É umas das fundadoras da Companhia Remiendo de Teatro e nela exerce a função de autora, mas trabalha também como atriz e assistente de direção. Escreveu entre 1998  e 2008 as seguintes obras: “Vistas a La luna”, “Formulário quinientos veintidós”, “Prolegómenos”, “9.15 Martínez Ruiz”, “Como si fuera esta noche”, “Um lugar estratégico”, “Y a ti, ¿qué te da miedo?", “A paso lento” e “NN12” (veja o vídeo). Recebeu vários prêmios, destacando-se, entre eles, o Primeiro Prêmio no Concurso Teatro Breve da Fundação Cidade de Requena, o prêmio Marquès de Bradomin, o Miguel Romeo Esteo e o Prêmio SGAE de Teatro, na Espanha.

O curso à distância do CELCIT é destinado a quem deseja iniciar-se no trabalho de escrita de textos teatrais e sua carga horária semanal é de aproximadamente 4 horas.

Objetivos do curso de Gracia Morales

Compreender e assimilar alguns dos conceitos teóricos fundamentais do texto dramático. Desenvolver a capacidade de ler criticamente textos dramáticos. Manejar com destreza ferramentas, técnicas e recursos da escrita dramatúrgica. Adquirir capacidade autocrítica. Estimular a criatividade, atendendo ao desenvolvimento da imaginação, a originalidade, a flexibilidade e a invenção.

Conteúdo

A natureza do texto teatral. Realidade literária frente a realidade cênica. A questão do público: estratégicas e problemas de uma recepção imediata. Noção de “conflito” e de “ação dramática”. Os tipos de conflito. A estrutura do texto. A progressão dramática. Elementos da construção dramática. O tempo e o espaço. O personagem como elemento básico. A forma textual: tipos de monólogos, diálogos e o uso do core: a voz e o silêncio; as rubricas.

Método de estudos

Atividades de caráter individual e coletivo. Durante o primeiro mês será realizado a introdução a teoria ao texto teatral. O participante receberá, na Aula Virtual, material teórico elaborado pela docente. Estarão incluídos fragmentos de textos que servirão como exemplo da teoria comentada. Durante o andamento do curso serão oferecidas novas leituras com exercícios de escrita. Com periodicidade semanal, a professora marcará pautas a partir das quais cada participante elaborará seu próprio textos – quase sempre uma cena curta.  Esses trabalhos serão corrigidos e comentados através do correio interno e do fórum de discussão do curso. Além do mais, a professora incentivará os alunos a corrigir seus próprios trabalhos, realizando assim, segundas e terceiras versões de um mesmo exercício. Serão incentivados os trabalhos em equipe, possibilitando a escritura de cenas entre duplas.

Custos do curso

Países do MERCOSUL: US$ 70,00 (setenta dólares) mensais.

Forma de Pagamento: Transferência bancária – Western Union ou Money Gram.

Mais informações, acesse aqui o site do CELCIT – Argentina.

Para pré-inscrição, abra aqui o formulário.

Consultar por e-mail: correo@celcit.org.ar

CBT promove oficinas em boas (excelentes) companhias

Conheça a CBT - Cia. Brasileira de Teatro

A Companhia Brasileira de Teatro vai realizar programação especial durante o Festival de Curitiba, no Fringe, de 31 de março a 10 de abril. A programação se realizará em sua sede, no Largo da Ordem. A participação da CBT, desta vez, não será com apresentação de outros espetáculos já que o espaço está ocupado com o cenário da peça "Oxigênio", dirigida por Marcio Abreu. Serão realizadas algumas oficinas que vão promover trocas de ideias e de convivência artística, com convidados nacionais e internacionais, como os mineiros do Espanca!, a paulista Club Noir, da Juliana Galdino e do Roberto Alvim, e os diretores franceses Thomas Quillardet e Pierre Pradinas, que se unem para compartilhar textos e novas abordagens dramatúrgicas.

Oficinas:
  
Práticas de Idéias Teatrais
Dias , 1, 2 e 3 de abril, das 10h às 13h. 
Grupo Espanca (MG).

Oficina que busca o estudo de princípios de atuação, cênicos e dramatúrgicos, utilizados nas criações do grupo Espanca!, através da proposição de “ideias teatrais” a serem desenvolvidas pelos participantes. Propõe-se também a reflexão da formação de um ator que reavalie freqüentemente em seu trabalho, os códigos do acontecimento teatral.

O Ator Autor 
Dias  5, 6 e 7 de abril, das 10h às 13h.
Com Thomas Quilladert (Paris, França).

A força criativa e narrativa do ator diante do público. O diretor Thomas Quillardet integra as companhias Jakart/ Mugiscué, sediadas em Paris, que vem realizando intercâmbios culturais com a companhia brasileira desde 2005.

Interpretação(ões) 
Dias 8, 9 e 10 de abril, das 10h às 13h.
Com Pierre Pradinas (Limoges, França).

O diretor francês realizará um trabalho a partir de dois textos curtos, para extrair diferentes interpretações cênicas, num grande exercício de criatividade para o ator.

Inscrição pelo email:  contato@companhiabrasileira.art.br


A sede da CBT fica na rua José Bonifácio, 135 - sala 1
Largo da Ordem - Centro Histórico de Curitiba
Fone 41 3223 7996



INFORMAÇÕES DAS OFICINAS
 
vagas para 15 pessoas
público atores e estudantes de teatro
inscrição até 25 de março de 2011
como
 enviar carta de intenção e breve currículo para contato@companhiabrasileira.art.br
valores 1 oficina R$ 100,00 
pacote pra 2 oficinas R$150,00
pacote pra 3 oficnas R$ 250,00


Oxigênio" (leia mais aqui eaqui
Dias 31 de março, às 24h, dia 1° de abril, às 24h, e dias 2 e 3, às 21h e 24h. 
Texto Ivan Viripaev. 
Direção de Marcio Abreu. 
Com Patrícia Kamis, Rodrigo Bolzan e Gabriel Schwartz ou Vadeco.



Lanche com Leitura -- Textos Inéditos

Dia 6 de abril, às 17h
"Fatia de Guerra", de Andrew Knoll. 
Com Juliana Galdino e direção Roberto Alvim, do Club Noir.

Dia 7 de abril, às 17h
"El Líquido Táctil", de Daniel Veronese. 
Direção Grace Passo. Com o Grupo Espanca!.

Dia 8 de abril, às 17h
"Isso te Interessa?" (a partir do texto “Bon, Saint Cloud”, de Noëlle Renaude) 
Com a Companhia Brasileira de Teatro

"Torradas, Tragédias e Geléias", 
de (e com) Bianca Ramoneda.

A entrada será franca. Recomenda-se fazer reserva de lugar com antecedência.


Participantes

    ESPANCA!
    Sediado em Belo Horizonte, o Espanca! foi fundado em 2004 e desde então concebeu projetos e trabalhos ancorados na busca por uma arte contemporânea que reavalie ética e conceitualmente sua linguagem. Com os espetáculos “Por Elise”, “Amores Surdos”, “Congresso Internacional do Medo” e  “Marcha Para Zenturo”, o grupo criou, em parceria com artistas de linguagens distintas, um repertório de trabalhos originais, com peças escritas por Grace Passô, que buscam sobretudo não reduzir as condições do homem de forma facilitadora. Dentre os prêmios e indicações já recebidas pelo grupo, estão o Prêmio Shell SP, SESC SATED MG, SIMPARC MG, Qualidade Brasil e APCA.
    Atualmente, o grupo celebra a parceria com o Programa Petrobrás Cultural que viabiliza, dentre várias atividades, a abertura da sede do Espanca!, no centro de Belo Horizonte. 



    THOMAS QUILLARDERT
    Diretor, encenador e integrante da Compagnie Mugiscué, onde dirigiu As Quatros Gêmeas de Copi no teatro Agitakt em 2004. Em 2005 dirige com Raphaèle Bouchard, no Conservatório Nacional de Artes Dramáticas, Uma visita Inoportuna do mesmo Copi com alunos do conservatório.  Ainda em 2005 organiza uma mostra sobre o teatro brasileiro contemporâneo dentro do ano do Brasil na França, incluindo a direção da peça o Beijo no Asfalto de Nelson Rodrigues, no teatro Mouffetard, e o evento Teatro em Obras, leituras dramáticas com textos de autores brasileiros, no Teatro de la cité international. Em 2006 monta Normalmente, um monólogo de Christine Angot.  2008 : Le Repas / A refeição de Valère Novarina no CDN de Limoges, na scène nationale d’Aubusson e na Maison de la Poèsie à Paris. No ano de 2010 trabalha sobre a Trilogia della Villegiatura de Carlo Goldoni.

    PIERRE PRADINAS
    Diretor de teatro e cinema, ator, autor, tem também interesse pela area de pedagogia. Desde 2002 dirige o Theatre de l'Union, Centro Dramatico de Limousin e a Academia, Escola Superior de Teatro de Limousin. Dirigiu varias peças de autores contemporaneos como: Alain Gautré, Emmanuel Bove, Gabor Rassov, Eugene Ionesco, entre outros, e classicos como: Shakespeare, Molière, Lautréamont, Labiche. 

     Confira a programação dos grupos do movimento no nosso blog:



http://movimentodeteatrodegrupo.blogspot.com