terça-feira, 3 de maio de 2011

Inícios dos textos "Náusea" e "Variações em Blue" de Patricia Zangaro

Patricia Zangaro, autora de "Náusea" e "Variações em Blue"
Os textos "Náusea" e "Variações em Blue", de autoria de Patricia Zangaro, da Argentina, e que foram traduzidos por mim, têm os seguintes resumos e falas iniciais:


Náusea

Dois homens se isolam para consumar um ato que presumem final. Violentar um corpo para reduzi-lo a matéria estética, violentar a realidade para apreendê-la. Preencher o vazio. Por fim à náusea. Fim?

E as falas iniciais são:

Náusea

Um quarto. Dois homens jovens. Um é cego.


A – É dia?

B – Não, é noite.

A – Que horas da noite?

B – Não sei.

A – Desde quando estou dormindo?

B se inclina para vomitar.

A – Não tem barulho. Deve ser de madrugada.

B – Quem sabe se eu pudesse dormir.

A – Vomitou o quê?

B – Cerveja.

A – Quero.

B – Não tem mais.

A se cala por um momento.

A – Estou mais fraco?

B – Está barbudo.

A – Estou mais fraco que você?

B volta a inclinar-se para vomitar.

A – Está contente agora, não? Sempre quis ser o mais forte.

A escuta ansiosamente os sons de B.

(...)


Variações em Blue

Um ato violento e suas versões. É possível reconhecer uma verdade como o tema principal nas variações musicais? Ou somente ficam fragmentos, resíduos, restos que não articulam um sentido?

Começa assim:

Variações em blue

Uma luz azulada sobre um homem.

Homem I – A lua estava alta e o céu muito azul. Fumávamos na última esquina, antes do beco sem calçada. Não sei se havia sido o fumo, ou a lua alta, porém fiquei de pau duro. Acontece sempre, em qualquer lugar. O magro disse que é por excesso de gordura. Para mim ele disse por inveja. Estava quase tocando uma punheta quando a piranha dobrou a esquina. Parece, agora, que todas cortam o cabelo com a mesma tesoura. Chegam balançando a bunda e os cabelos como uma leoa que voa. Dá vontade de baixar o cacete e violentá-las no meio da rua. Assim aprendem não ser provocantes. Quando se aproximou de mim percebi que não valia porra nenhuma. Umas pernas de quero-quero. As tetas pregadas na clavícula. Pensei em deixá-la passar e ficar com o cacete na mão. Mas a mais vadia revirou os olhos e, sem mais, afundei-lhe a espada. 

(...)


Os interessados em conhecer o texto de Patricia Zangaro poderão fazer o pedido por e-mail que receberão os textos em PDF. Contatos pelo e-mail: rogeriobviana@yahoo.com.br 

Cenas curtas do teatro argentino em novas traduções

Dois textos da autora argentina Patricia Zangaro foram traduzidos.

"Náuseas" e "Variações em Blue" são dois textos de Patricia Zangaro que, em outubro de 1999, fizeram parte da montagem "Combinatória de Oito em base Quatro" no Teatro Cendas, em Buenos Aires. Foram oito textos curtos de Javier Daulte, Alfredo Megna, Susana Torres Molina e Patrícia Zangaro e foram dirigidas, respectivamente, por Cristian Drut, Rubens Correa, Ricardo Holcer e Daniel Fanego.

Os dois textos de Patricia Zangaro foram traduzidos por mim e sobre eles algumas indicações das cenas:

Náusea

Dois homens se isolam para consumar um ato que presumem final. Violentar um corpo para reduzi-lo a matéria estética, violentar a realidade para apreendê-la. Preencher o vazio. Por fim à náusea. Fim?



Variações em Blue

Um ato violento e suas versões. É possível reconhecer uma verdade como o tema principal nas variações musicais? Ou somente ficam fragmentos, resíduos, restos que não articulam um sentido?

Os interessados em conhecerem o texto de Patricia Zangaro poderão fazer o pedido por e-mail que receberão os textos em PDF. Contatos pelo e-mail: rogeriobviana@yahoo.com.br




segunda-feira, 2 de maio de 2011

Faleceu o diretor Zé Renato em São Paulo

José Renato Pécora, diretor de teatro falecido nesta madrugada em São Paulo
Recebi do José Scavazini um e-mail informando sobre o falecimento do diretor de teatro paulista Zé Renato.

Diz o e-mail:



Amigos,

É com muito pesar que aviso sobre o falecimento do Zé Renato! Aconteceu hoje de madrugada, ainda não sei todos os detalhes e nem como será os preparativos. Ele fez o espetáculo ontem " Doze Homens e Uma Sentença" e iria para o Rio, passou mal ao embarcar no terminal Barra Funda e foi levado para o Hospital Santana.
Scavazini

Vejam entrevista do José Renato Pécora com Jô Soares. Clique aqui.

"Tango", o prenúncio da sedução

"Tango", um jogo de sedução além das palavras e dos corpos

"Tango", texto de Patricia Zangaro que traduzi tem um jogo de sedução que está além das palavras e do movimento dos corpos. Na dança o homem conduz os passos da mulher e é ele quem estabelece o comando. A mulher como "um paninho" é conduzida. No "Tango" de Patricia Zangaro, a presa, "o paninho", conduz toda a sedução negando a seguir os comandos, tenta fugir de várias situações, mas, com palavras e com pequenas ações leva o "macho" para onde deseja. Ela conduz a dança e, mesmo quando não dança, as palavras flutuam em entendimentos que variam da sutileza para o muito claro.

Tem uma frase de Marivaux que diz: "Todos os dias, quando se trata de amor, fazemos com muita delicadeza coisas um tanto grosseiras".

"Tango" tem um pouco disso. Coisas feitas com delicadeza e que podem parecer grosseiras. Mas como trata-se de um jogo de sedução, o grosseiro se reveste, em várias situações, na mais sublime das delicadezas, nos gestos, nas palavras e nas ações apenas sugeridas.

Conheçam parte do texto. Aqui, a sedução se prenuncia.

(...)

Ela – Mas tinha uma.

Ele – O quê?

Ela – Partner.

Ele – Tive muitas.

Ela – O que aconteceu?

Ele – Com o quê?

Ela – Com a anterior.

Ele – Alargue seus passos.

Ela – Por que foi embora?

Ele – Tem pernas compridas. Vai dançar bem.

Pausa.

Ele – O abraço.

Ela – O abraço?

Ele – Mais apertado.

Ela – Mais próximo.

Ele – Um.

Ela – Um?

Ele – Homem e mulher são um.

Ela – Assim?

Ele – Da cintura para cima, unidos. Da cintura para baixo, soltos. O segredo está nos braços, não nos pés.

Ela – Abraço-o?

Ele – O que abraça sou eu.

Pausa.

Ela – Sufoca-me.

(...)