sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Um babado forte: Marici Salomão teria deixado a direção do Núcleo de Dramaturgia do SESI SP

Não saiu em lugar nenhum ainda. É um forte babado. Ou seria apenas fofoca, quem sabe. Mas andam comentando que Marici Salomão teria deixado a coordenação literária do Núcleo de Dramaturgia SESI São Paulo, que ocupa desde julho de 2008.

Leiam sobre Marici Salomão, neste resumo de seu currículo profissional:

Marici Salomão aperfeiçoou sua formação em dramaturgia com o dramaturgo Luís Alberto de Abreu - quando integrante do Núcleo dos Dez – e, depois, com Antunes Filho - primeiramente como participante do Círculo de Dramaturgia do Centro de Pesquisa Teatral (CPT) e, em seguida, como coordenadora (1999/2004). Também participou do I Workshop de Dramaturgia do Royal Court Theatre no Brasil e é jurada do Prêmio Shell de Teatro desde 2006. Atualmente integra o núcleo de estudos e produção dramatúrgica Dramáticas em Cena, contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro em 2008.
Suas peças encenadas são Segredos (direção de Gabriel Villela); Atos de Violência(texto Shangrilá e direção de Helio Cicero); Impostura (direção de Fernanda D’Umbra) – apresentado no projeto E Se Fez em Sete Dias a Praça Roosevelt; Bilhete(direção de Celso Frateschi); O Pelicano (direção de Maurício Paroni de Castro); eMaria Quitéria (direção de Fernando Peixoto). Seu texto Retiro dos Sonhos foi um dos dez premiados no I Concurso Nacional de Textos Inéditos do SESI-SP (1995).
Como jornalista, colaborou, entre 1999 e 2006, nos segmentos de teatro e literatura do Caderno 2, de O Estado de S. Paulo, e da revista Bravo!

Mais sobre o Núcleo de Dramaturgia SESI São Paulo, vejam no link aqui.

Ingleses não participarão do evento hoje no Solar do Barão

Publicado nesta madrugada no Facebook:
ATENÇÃO PARA ALTERAÇÕES NA PROGRAMAÇÃO
Por motivos de força maior, não será possível a presença dos convidados britânicos do Royal Court Theatre na Mesa Redonda "Dramaturgia Contemporânea", que agora contará com a presença do professor da USP e crítico da Folha de S. Paulo Luíz Fernando Ramos, ao lado do dramaturgo Roberto Alvim.



Também foi publicado no site do Núcleo de Dramaturgia SESI-Paraná.


Vejam no link, clicando aqui.



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Evento com ingleses será no Solar do Barão

MUDOU LOCAL

O evento com os ingleses do Royal Court Theatre, de Londres, agendado para amanhã às 20h00, não será realizado na Casa Hoffmann. Por questões de agendamento já definido anteriormente, a Casa Hoffmann não pode ceder suas instalações para a mesa redonda que vai acontecer amanhã e que terá a participação do autor e diretor Roberto Alvim. Os organizadores do evento conseguiram encontrar outro local e este será a Sala Scabi no SOLAR DO BARÃO, na rua Carlos Cavalcante, 533.

Os representantes do Royal Court Theatre são Elyse Dodgson, ganhadora do Young Vic Award; Mike Bartlett, dramaturgo ganhador de diversos prêmios na Inglaterra como o Olivier, Writer’s Guild Tinniswood e Imison; e Lyndsey Turner, diretora associada do Sheffield Theatre e do Gate Theatre, além da presença de Roberto Alvim, que é o orientador da Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia.

Semana de imersão em dramaturgia traz diretores e autores da Inglaterra e do México a Curitiba

O Núcleo de Dramaturgia Sesi-PR  inicia amanhã, sexta feira, dia 25 de novembro, uma série de eventos ligados à dramaturgia, com as presenças de autores e diretores ingleses e autor mexicano. O primeiro evento acontecerá na Casa Hoffmann (programação completa abaixo), onde acontecerá uma mesa redonda seguida de debates com  o diretor e autor Roberto Alvim e integrantes do Royal Court Theatre, de Londres, considerado o teatro mais importante da Europa e referência mundial em dramaturgia contemporânea. 

Os representantes do Royal Court Theatre são Elyse Dodgson, ganhadora do Young Vic Award; Mike Bartlett, dramaturgo ganhador de diversos prêmios na Inglaterra como o Olivier, Writer’s Guild Tinniswood e Imison; e Lyndsey Turner, diretora associada do Sheffield Theatre e do Gate Theatre, além da presença de Roberto Alvim,  que é o orientador da Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia.

Nos dias 27, 28 e 29, acontece Workshop com Alberto Villareal, dramaturgo mexicano fundador e diretor artístico do Productios Artilharia. E, no dia 28, Alberto Villarreal também participa de uma mesa redonda com o ator, diretor e dramaturgo Marcio Abreu. diretor da Companhia Brasileira de Teatro desde 1999.

A semana de imersão em dramaturgia é uma iniciativa do Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná, que tem como parceiro o British Council. 

Serviço

Dia 25 de novembro - 20 horas
Mesa Redonda com integrantes do Royal Court Theatre (Inglaterra) e Roberto Alvim
Local: Casa Hoffmann – Rua Claudino dos Santos, 58. Largo da Ordem.

Dias 27, 28 e 29 de novembro
Workshop com Alberto Villarreal
Teatro Guaira
Dia 28 , às 20h
Mesa Redonda com Alberto Villarreal (México) e Marcio Abreu (Brasil)
Local: Miniauditório Teatro Guaira – Rua Amintas de Barros, s/n


Para inscrições e mais informações: www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SEEC divulga resultado da Conta Cultura


A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) divulgou nesta terça-feira (22) a relação das propostas contempladas na 2ª edição da Conta Cultura, ação que visa facilitar a parceria entre empreendedores e empresas interessadas em patrocinar projetos culturais. Ao todo, foram inscritos 131 projetos, sendo que 112 estavam habilitados para concorrer. Destes, 28 foram aprovados e irão dividir aproximadamente R$ 2,1 milhões em recursos disponibilizados pelas estatais Sanepar, Copel, Compagás, Agência de Fomento do Paraná e pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A relação dos selecionados está disponível aqui.

Como na edição anterior, os projetos selecionados contemplam diversas áreas culturais e serão realizados em diferentes regiões do Paraná. A análise das propostas foi feita por uma comissão formada por oito membros, que reuniu técnicos da SEEC e representantes de entidades parceiras. A equipe avaliadora também ficou responsável por estabelecer os valores destinados para cada projeto recomendado.

A comissão avaliou os trabalhos de acordo com critérios pré-estabelecidos, como sintonia entre os objetivos e diretrizes da política cultural do Estado, a circulação e difusão de bens culturais, a ampliação do acesso da população aos projetos aprovados e a promoção da arte e cultura do Paraná.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Indicados para o Troféu Gralha Azul 2011


A 32ª Edição tem como objetivo premiar os destaques paranaenses do ano na área teatral com o Troféu Gralha Azul, criado em 1976 por Ivens Fontoura.

A Comissão Julgadora de 2011 está formada por profissionais ligados à área cultural: Dinah Ribas Pinheiro, Luiz Afonso Burigo, Mara Cristina Izidorio, Marialda Gonçalves Pereira e Simone Ribinski da Costa Mattos, que assistiram a 45 espetáculos durante o ano.

E, como acontece todos os anos, o vencedor na categoria Espetáculo também receberá o Troféu Epidauro concedido pelo Consulado da Grécia para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, através do Cônsul Honorário professor Constantino Comninos.

A classe teatral em Assembleia Geral Conjunta e aberta das entidades co- promotoras do Troféu Gralha Azul também escolherão o Melhor Técnico do Ano, para receber o Prêmio Especial.

Conheça os indicados ao Troféu Gralha Azul

Realização: Centro Cultural Teatro Guaíra em Co-Promoção: SATED/PR e SEPED/PR - Entidades representativas da área das Artes Cênicas

INDICADOS

1.TEXTO ORIGINAL
Gerson de Andrade por “Caipirados Pra Burro” (Caipiras Pirados Pra Burro)
Paulo Biscaia por “ Avenida Independência 161_ Trilha Sonora Para Coisas Irreversíveis”
João Luiz Fiani por “A Guerra dos Fanáticos – O Contestado”
Dimis Jean Sores por “Vivienne”

2.CENÁRIO
Marco Damaceno por “Antes do Fim”
Cleverson de Oliveira por “Edifício Amor”
Paulo Vinícius por “Avenida Independência 161_Trilha Sonora Para Coisas Irreversíveis”
Paulo Vinícius por “Seance, As Algemas de Houdini”
Sérgio Richter por “Orinoco”

3.FIGURINO
Fernando Bachstein por “Os Sete Pecados”
Paulo Vinicius por “Ouoquequiserdes”
Alex Lima por “A Pereira da Tia Miséria”
Paulo Vinícius por “A Sapateira Prodigiosa”
Thamis Barreto por “A Guerra dos Fanáticos – O Contestado”

4. SONOPLASTIA
Paulo Biscaia por “Avenida Independência 161_Trilha Sonora Para Coisas Irreversíveis”
Paulo Demarchi por “Ouoquequiserdes”
Sérgio Justen por “Cinderela”
Celso Piratta por “Buanga, A Noiva da Chuva”
Edith de Camargo por “Vertigem”

5. ILUMINAÇÃO
Nadja Naira por “Isso te Interessa?”
Beto Bruel por “Ilíada Canto 1”
Wagner Correa por “Avenida Independência 161_Trilha Sonora Para Coisas Irreversíveis”
Beto Bruel/Daniel Régis por “Antes do Fim”

6. REVELAÇÃO - ATRIZ/ATOR e CRIADORES
Cleber Hidalgo - CENÁRIO - “Histórias Para Passar o Tempo”
Gabriel Manita – ATOR - “Cinderela”
Simone Hidalgo – DIREÇÃO - “Fabulosa Cozinha de Pierre”
Patricia Cipriano – ATRIZ- “Vivienne”
Cleber Hidalgo – CENÁRIO - “A Fabulosa Cozinha de Pierre”

7. ATOR COADJUVANTE
Samir Halab por “Antes do Fim”
Rodrigo Ferrarini por “Isso Te Interessa?”
Fernando Bachstein por “A Sapateira Prodigiosa”
Joel Vieira por “A Guerra dos Fanáticos- O Contestado”
Diogo Zavadski por “Vivienne”

8. ATRIZ COADJUVANTE
Elliane Campelli por “Antes do Fim”
Karla Fragoso por “Avenida Independência 161_Trilha Sonora Para Coisas Irreversíveis”

9. ATOR
Guilherme Kirchheim por “A Pereira da Tia Miséria”
Zeca Cenovicz por “Antes do Fim”
Ranieri Gonzalez por “Isso Te Interessa?”
Luiz Bertazzo por “Seance, As Algemas de Houdini”

10. ATRIZ
Kassandra Speltri por “Avenida Independência 161_Trilha Sonora Para Coisas Irreversíveis”
Sílvia Monteiro por “Edifício Amor”
Claudete Pereira Jorge por “Ilíada Canto 1”
Pagú Leal por “Minha Vontade De Ser Bicho”

11. DIREÇÃO ESPETÁCULO PARA CRIANÇAS
Letícia Guimarães por “Clarice Matou Os Peixes”
Marcelo Santos por “Buanga, A Noiva da Chuva”
Maurício Vogue por “Cinderela”

12. DIREÇÃO
Edson Bueno por “Minha Vontade de Ser Bicho”
Marco Damaceno por “Antes do Fim”
Paulo Biscaia por “Avenida Independência 161_Trilha Sonora Para Coisas Irreversíveis”
Mauro Zannata por “Ouoquequiserdes"
Dimis Jean Sores por “Vivienne”

13. ESPETÁCULO ITINERANTE
NÃO HOUVE INDICAÇÃO

14.ESPETÁCULO PARA CRIANÇAS
“Clarice Matou os Peixes” da Cia do Abração
“Buanga, a Noiva da Chuva” da Cia Karagozwk de Teatro de Sombras
“Cinderela” da Cia Regina Vogue
“Caipirados pra Burro” (Caipiras Pirados pra Burro) da Cia Geografia das Artes

15. ESPETÁCULO
“A Pereira da Tia Miséria” do Núcleo Ás de Paus
“Avenida Independência 161_Trilha Sonora para Coisas Irreversíveis” da Cia MKF Produções
“Antes do Fim” de Marcos Damaceno Cia de Teatro
“Vivienne” da Companhia de Bifeseco
“Ouoquequiserdes” da Companhia do Ator Cômico