sábado, 20 de março de 2010

Mesa redonda "O Papel do Dramaturgo no Teatro Contemporâneo"

Bortolotto, Alvim, Gabriela e Walter

Stand com a coleção "Os Grandes Dramaturgos"
da Editora Peixoto Neto


Aconteceu ontem, no teatro José Maria Santos, a mesa-redonda O PAPEL DO DRAMATURGO NO TEATRO CONTEMPORÂNEO, com as presenças de Roberto Alvim, que ministra a oficina de dramaturgia do Núcleo de Dramaturgia SESI PR, o autor, diretor e ator Mário Bortolotto e a jornalista e autora Gabriela Mellão. A mesa teve mediação do professor, diretor e autor Walter Lima Torres, professor da UFPR.

Na sequência aconteceria o lançamento dos livros da coleção de novos autores que participaram da Oficina de Dramaturgia no ano passado, mas, como os livros não ficaram prontos, apenas foram mostrados alguns exemplares, frustrando autores e seus convidados que foram até lá para o lançamento da importante coleção da dramaturgia contemporânea do Paraná, esperada desde o ano passado. Depois da mesa redonda, foi servido coquetel.

Quem viu e pegou alguns dos exemplares expostos pode atestar que a publicação é primorosa e de excelente acabamento gráfico, com papel de qualidade e capa a cores. Uma análise dos títulos publicados e do seu conteúdo somente poderá ser comentada depois que a coleção for efetivamente lançada e estiver acessível ao público interessado. Não foi informado, também, qual será o preço dos exemplares avulsos e da coleção completa com todos os títulos.

Os grandes dramaturgos

A editora Peixoto Neto montou um stand no hall do Teatro José Maria oferecendo as cinco caixas com 27 obras de sua coleção "Os Grandes Dramaturgos". Os interessados na coleção que preencheram um cadastro puderam escolher e ganhar um dos 27 exemplares da coleção.

Contatos com a Editora Peixoto Neto - aqui o acesso ao site - podem ser feitos através do e-mail editora@peixotoneto.com.br, ou pelos fones 11 3063-9040 ou 3064-9056 (fax).


Domingo tem Descartes com Lentes no Teatro José Maria Santos


Descartes com Lentes - domingo -
dia 21 de março -16h30
Teatro José Maria Santos
Entrada Franca

No texto, Leminski imagina uma hipotética vinda do filósofo francês René Descartes ao Brasil, a convite do conde Maurício de Nassau. Junto com sua comitiva, repleta de cientistas, naturalistas, desenhistas e pintores, Descartes tenta desvendar e descrever as excentricidades e belezas do país tropical, ou seja, procura filosofar sobre o Brasil e o modo de vida do seu povo.
Escrito no final da década de 1960, o texto é considerado o embrião gerador de Catatau, a obra mítica do poeta curitibano.
O exercício cênico será interpretado pela atriz Nadja Naira e terá a direção de Márcio Abreu, diretor artístico e um dos criadores da Companhia.
Este exercício cênico faz parte de uma série de estudos que vem sendo realizados ao longo dos últimos anos, acerca da obra do poeta curitibano, e que fazem parte do projeto VIDA, que é patrocinado pela Petrobrás.
A Companhia Brasileira de Teatro foi criada na cidade de Curitiba em 1999 pelo ator, dramaturgo e diretor, Márcio Abreu. Desde o início das atividades, a intenção foi criar um espaço para a pesquisa, a criação e a produção teatral.

Exercício Cênico "Descartes com Lentes"
SESI Dramaturgia - dias 21/03 - 16:30 - Teatro José Maria Santos - R$ 0,00 (inteira) / R$ 0,00 (meia)

sexta-feira, 19 de março de 2010

O solvente da Montanha - Como dizia o mestre Benito di Paula

A profecia do mestre Benito di Paula:

E quando ela cisma e vai embora
A montanha se desmancha
E o mais valente dos homens
Chora como criança

O homem sobe uma montanha e lá em cima, com frio, fome, falta de ar começa a questionar sobre sua decisão, seu desafio, sua aventura montanha acima. Começa a falar e ouve a voz da montanha. Ela o questiona sobre várias coisas e revela, através de um samba de Benito di Paula que ele tem um poder imenso guardado no seu bolso, um vidrinho com um conta gotas que tem um líquido muito potente capaz, com uma só gota, de derreter o Monte Everest, os Alpes, os Andes, o Pão de Açúcar, o Corcovado e toda a Serra do Mar... A montanha canta o samba "Como Dizia o Mestre" e o homem não acredita que nele tenha uma grave e terrível profecia e caberá a ele, pelo que disse a montanha, ser o guardião do vidrinho e o emissário da profecia do mestre Benito di Paula.
Uma viagem, uma escalada definitiva, um disputa de consciências, a descoberta de informações fundamentais e uma revelação que poderá mudar o curso da história.

Aqui, a cena 3 de "O Solvente da Montanha - Como dizia o mestre Benito di Paula".

O texto que escrevi esta semana enquanto não tinha nada mais importante para fazer. Ou foi a coisa mais importante que eu fiz enquanto tentava não pensar em coisas sem importância e sem futuro.


(...)

3– Um vidrinho com um líquido pleno de mistérios e perigos

Homem - Montanha

Homem – Mas quem foi que colocou isso aqui? O que é isso? Algum colírio para proteger meus olhos durante minha escalada ao topo do mundo?

Montanha – Cuidado! Não o abra!

Homem – O que tem aqui?

Montanha – Tenha muito cuidado! Não abra, não abra! É uma determinação final.

Homem – Mas o que tem aqui? Não me lembro de ter trazido nenhum tipo de colírio. Ainda mais com um conta gotas...

Montanha – Você pensa que por estar aqui um conta gotas não iria funcionar?

Homem – Não quero nem pensar, pois seria muita burrice se eu trouxesse algum remédio líquido. Ainda mais com conta gotas. Mas o que é isso? Como foi que colocou isso no meu bolso?

Montanha – Isso está com você há muito tempo.

Homem – Isso é o que? Significa o que isso?

Montanha – Isso é muito perigoso, isso tem que ter muito cuidado com sua manipulação.

Homem – Mas estou segurando esse vidrinho. Não manipulei nada.

Montanha – Tenha cuidado, não abra em hipótese nenhuma!

Homem – Mas então porque razão colocaram aqui nas minhas coisas. Aqui, como deixaram aqui no meu bolso?

Montanha – Isso o tem acompanhado pela vida toda, mas somente aqui, é que você poderia ter contato e conhecimento sobre seu conteúdo. Sobre sua importância e perigo.

Homem – Perigo! Isso aqui é perigoso? Mas, então, como foi que colocaram uma coisa perigosa no meu bolso. Logo no meu bolso, no meu salva-vida.

Montanha – Cuidado, é muito frágil!

Homem – Mas se é perigoso, como foram colocar numa embalagem assim tão frágil?

Montanha – Não poderia ser acondicionado num outro tipo de embalagem. Além do mais, tenho que esclarecer, o que tem nessa embalagem frágil, é uma solução que foi diluída em uma bilionésima fração, de uma bilionésima fração de um bilionésimo micrograma da molécula original diluída em quatro bilhões de micropartículas a partir do menor átomo que se conhece.

Homem – É mesmo? Tão potente assim? Tão forte assim?

Montanha – Sim, é muito mais potente do que você imagina.

Homem – E se tem todo esse poder, por que cargas d´água veio parar aqui no meu bolso?


O texto completo da peça está aqui.

Ouça aqui, o profético samba de Benito di Paula - Como dizia o Mestre.

Para ouvir no momento certo, na cena 4 da peça.



quinta-feira, 18 de março de 2010

Nova turma INICIANTE do Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná

Relação dos selecionados:

Ana Ferreira

Ana Johann

Diego Fortes

Emília Hardy

Emanuelle Sotoski

Fátima Ortiz

Henrique Dias

Igor Schiavo

Janja

Luciano Ramos Mendes

Luiz Andrioli

Luiz Bertazzo

Luiz Felipe Leprevost

Marcelo Munhoz

Milena Miziara

Nice Novak

Olga Nenevê

Reka

Rumeiro

Silvia Monteiro

Primeiras atividades programadas

(Será obrigatória a presença dos novos integrantes nestas atividades)

Mesa-redonda com Roberto Alvim, Mario Bortolotto e Gabriela Melão.Mediação de Walter Lima Torres

Dia 20/03, sábado, às 15h30

Entrada gratuita - Fazer reserva no site

www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia )

Workshop "Introdução à Dramaturgia", com Marici Salomão

De 23 a 26/03, das 10 às 14h

Matrícula: R$20,00 (será enviado link para emissão de boleto)

Oficina Regular de Dramaturgia, com Roberto Alvim

Encontros quinzenais, sempre às terças-feiras, de abril a dezembro

Encontros do 1º trimestre: 13 e 27/04, 11 e 25/05 e 08 e 22/06 (demais datas a definir)

Horário: das 14 às 18h

Matrícula: R$20,00 por trimestre (será enviado link para emissão de boleto)

É recomendável aos novos integrantes acompanhar a programação da Mostra do Núcleo de Dramaturgia. Ver programação em

www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia

Todas as atividades acontecem no Teatro José Maria Santos

quarta-feira, 17 de março de 2010

A terrível voz de Satã

Vozes desafinadas cantando em coro e
seres voando sobre o animal abatido pelo tiro de
misericórdia dado pelas costas e sem clemência.

Em tempos bicudos onde os bicudos não se beijam e onde o diálogo fica confuso, onde não se permite emitir opiniões, onde é pecado tantas coisas, onde os acólitos tem a palavra final, onde os seres tidos como superiores rastejam pelo chão implorando o perdão pelos pecados do mundo, onde o aqui não é mais e onde o não mais aqui está, vale como exercício de livre pensar - será que o pensamento é livre? - ler a versão em português de "A terrível voz de Satã", no instigante e provocador texto de Gregory Motton traduzido por Roberto Alvim.

"A terrível voz de Satã" são vozes dentro de vozes, seres fora de si e dentro de outros seres usurpando a voz da vez e em sua vez, usurpando a vez de quem cede a vez para não perder seu lugar e sua voz. Não é pura encenação. É emoção, vida e desatino. Desafio ao destino. Vozes desafinadas cantando em coro e seres voando sobre o animal abatido pelo tiro de misericórdia dado pelas costas e sem clemência.

Para quem aprendeu a ler o teatro contemporâneo através dos ensinamentos do próprio Alvim e para quem fez autônoma leitura e interpretação do livro do Ryngaert, vale ler com atenção o trecho que se segue.

Vale a pena - sempre vale a pena - ler e ouvir uma voz interna - a sua talvez - ou a que se avizinha e que se aninha pelos desvãos do tempo e na abóbada do espaço ainda não tingido pela cor fugidia do séquito de arcanjos e suas espadas impiedosas.

Leia com outra voz, não a sua, imprima a ela um tom angelical, não abstenha-se, porém, de pensar e louvar um dos principais discípulos de Jesus, nem se esqueça de invocar uma presença marcante por temível ser de imponente canto e porte, o grande imperador perdido nas areias do deserto do tempo. Junte a tudo isso um timbre de voz serena e concordante, uma voz potente de experiente mensageiro que se junta a horda dos que rezam pela cartilha dos cabritos que perderam sua voz e que, agora, não querem servir como bode expiatório no altar do mágico que comanda o espetáculo teatral.

Com vocês, uma pequena mostra do inferno nosso de cada dia santificado seja nosso pão que o diabo amassou com sua bunda, amém.

(...)

Pássaro Mágico

Tom Tom Doheny então você está aqui depois de tudo afinal sabe que estive esperando por você?

Quem é?

Eu sou o Pássaro Mágico que dança no seu sapato, eu sou a mulher com quem você vai se casar eu sou a pedra em sua sepultura também eles a chamam de lápide mas o que eles sabem? A pedra está em seu sapato agora me diga o que você faz aqui?

Não me pergunte vim pelas ambições da minha mãe

Pai e mãe você não precisa deles agora mande-os para o mar

Ninguém precisa deles agora pobres diabos pensar neles me dá um nó na garganta

Um nó? Espero que não seja câncer ouvi dizer que pode ser doloroso vamos me leva à igreja de São José eu quero rezar

Você já está nela senhor

De joelhos então agora o que vai pedir à Sua Reverência? Um novo emprego ou uma nova vida? Vamos ponha sua cabeça pra funcionar eu não tenho o dia todo

Deve ser um sonho

Se não gosta pode ir embora não estou aqui para dançar a sua música

Pare de voar fique parado

Não posso tenho que me mexer ou serei atingido pela luz foi a maldição que o Senhor das Alturas me rogou quando eu lhe disse o que pensava dele

Disse você disse?

Claro que disse quem você pensa que eu sou?

O que eu gostaria de ser corajoso e assustador

Você já é o que eu disse escutei de você

É verdade?

Não consegue encontrar ninguém para culpar? Vai ter que torcer seu próprio pescoço então

(...)

Convite do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná

Convite encaminhado pela Anna Paula Zétola
SESI Cultural Paraná

Mesa-Redonda

O Papel do Dramaturgo Contemporâneo


  • Dia 20/03 às 15h

Mesa-Redonda O Papel do Dramaturgo no Teatro Contemporâneo, com

Roberto Alvim, Mario Bortolotto e Gabriela Mellão.

Mediação: Walter Lima Torres

Seguido de coquetel, autógrafos e lançamento dos livros com peças produzidas no Núcleo de Dramaturgia SESI/PR.

A mesa-redonda abordará questões como a atual situação da dramaturgia no Brasil e o papel que o dramaturgo representa no atual cenário teatral, os modos de produção, as atuais condições para a criação de novas obras e surgimento de novos autores.

Entrada franca

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Vaga para a Nana, já!

Pela inclusão da Nana Rodrigues no grupo Avançado.
Ela está triste e nós, também...

O comentário que virou post.

Eu acho que se "ninguém" foi excluído do grupo inicial por incompetência ou falta de habilitação para o estudo e pesquisa da dramaturgia e retirando-se da lista os que optaram por não continuar - Luciana, Cléber, Bárbara, Cynthia (por motivo de mudança para São Paulo) - não haveria razão de não ter os demais participantes no tal "grupo avançado". As 20 vagas são uma mera formalidade. Onde estão 20 podem estar 21, 22, 23, 24, 25... Avançar significa ter caminhado, antes, um determinado espaço, um tempo, um programa, uma etapa de estudos. A Nana e outros - o Lucas, por exemplo - participaram com boa presença na minha particular avaliação. Então, que se revise o critério. Além do mais, a Nana teve seu texto escolhido para publicação. É prova de que tem condições e talento para permanecer no tal "grupo avançado". Bem, eu sei que estou por pertencer ao "grupo avançado na idade" e o gesto ou decisão politicamente corretos é não "excluir" ninguém. "Vaga para a Nana, já!"

Rogério Viana

Grupo avançado do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná - os integrantes para 2010

Grupo Avançado da Oficina de Dramaturgia - SESI Paraná - 2010

Marcos Damaceno, coordenador do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná divulgou, ontem, a relação dos integrantes do grupo avançado da Oficina Regular de Dramaturgia, que terá encontros quinzenais com orientação do diretor e autor Roberto Alvim.


É o segundo ano da oficina e os encontros do primeiro semestre de 2010 acontecerão no Teatro José Maria Santos, às terças feiras, das 19 às 23 horas, nos dias:


- 13 e 27 de abril

- 11 e 25 de maio

- 8 e 22 de junho


Os integrantes são:


1. ALESSANDRA FLORES

2. ALEXANDRE FRANÇA

3. ANDREW KNOLL

4. ANGÉLICA RODRIGUES

5. CLÁUDIA BRITO

6. DOUGLAS DARONCO

7. ELIANE KARAS

8. HUMBERTO GOMES

9. JOACIR BAGGIO

10. LIGIA OLIVEIRA

11. MAX REINERT

12. MARCELO BOURSCHEID

13. OTÁVIO LINHARES

14. PAGU LEAL

15. PAULO RENATO

16. PAULO ZWOLINSKI

17. PATRICIA KAMIS

18. PRETTO GALIOTTO

19. ROGÉRIO VIANA

20. SABRINA LOPES



PSG.: Antes que alguém faça uma piada, antecipo a "piada sem graça" do dia. O Baggio e eu fazemos parte de uma parte especial dentro do Grupo Avançado da Oficina de Dramaturgia. Talvez por sermos do Grupo Avançado na Idade merecemos duas das 20 vagas que foram oferecidas. É a lei das cotas (ou vagas) também no estudo da dramaturgia.