sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CCBB abre inscrições para o Concurso de Dramaturgia 2009

CCBB abre inscrições para o Concurso de Dramaturgia 2009

Seleção Brasil em Cena - Concurso de Dramaturgia 2009 | Inscrições abertas até 21 de setembro

O CCBB Rio realiza, pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Seleção Brasil em Cena - Concurso de Dramaturgia, de âmbito nacional.

O objetivo principal do projeto é fomentar a literatura dramática bem como o surgimento de novos dramaturgos. Serão selecionados para leituras dramatizadas 12 textos e destes, três serão premiados. O primeiro lugar ganha R$ 5 mil e a encenação de seu texto pelo CCBB Rio; osegundo R$ 3 mil e o terceiro R$ 1 mil.

Os textos selecionados serão lidos pela comissão julgadora, formada por no mínimo quatro e no máximo seis profissionais de artes cênicas, ao longo de cinco meses. Após a seleção, os textos terão leitura dramatizada prevista para o Teatro II do CCBB Rio, entre 5 a 20 de dezembro de 2009 (sábados e domingos). O voto do público (realizado no verso do ingresso, anonimamente) perfaz 80% da avaliação, e dos diretores responsáveis pela leitura dramatizada os 20% restantes.

Na edição 2007, o Seleção Brasil em Cena recebeu mais de 250 textos de todo o país. As leituras dos 12 textos selecionados foram dirigidas por alguns dos mais importantes encenadores do teatro contemporâneo brasileiro: Ivan Sugahara, Stella Miranda, Gilberto Gawronski e Moacir Chaves.

Ao longo do processo, 56 atores, indicados por seis renomadas escolas de teatro participaram das leituras, juntamente com dezenas de estagiários em cenotécnica, iluminação e figurinos. O dramaturgo carioca, Eduardo Rieche, foi o grande vencedor com o texto “É Samba na Veia é Candeia”, dirigido por André Paes Leme. O projeto foi de grande sucesso de público e crítica, com duas indicações ao Prêmio Shell, uma delas de melhor texto.

É importante ressaltar que a autoria dos textos só é conhecida pelo jurí responsável pela seleção, após a escolha dos 12 finalistas.

Leia atentamente o regulamento (abaixo) e encaminhe quantos textos inéditos você tiver. Envie-nos sua ficha de inscrição com todos os campos, devidamente, preenchidos (vide Ficha de Inscrição).

As fichas de inscrições e os textos devem ser encaminhados para cadastro no Centro Cultural Banco do Brasil, à Rua Primeiro de Março nº 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20010-000, de terça a domingo, no horário das 10h às 18h, ou postados pelo correio, através de carta simples ou Sedex, com Aviso de Recebimento.


FICHA DE INSCRIÇÃO

REGULAMENTO

Leitura de Dramaturgia na I Bienal do Livro de Curitiba

Pagu Leal promove leitura
de seu texto na quarta-feira
dia 2 de setembro


O Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná promove, a partir de amanhã (sábado - dia 29 de agosto de 2009), o I Ciclo de Leituras dos primeiros textos produzidos por integrantes da Oficina Regular de Dramaturgia que está sendo realizada desde março e que conta com a orientação do autor e diretor teatral Roberto Alvim, carioca radicado em São Paulo. As primeiras leituras acontecerão no stand do SESI Paraná na I Bienal do Livro de Curitiba que acontece no Expo Unimed Curitiba, campus da Universidade Positivo, em Curitiba.

As leituras vão acontecer das 18 às 19 horas e a programação prevê leituras de textos de Rogério Viana, amanhã, sábado (29/08); Nana Rodrigues, domingo (30/08); Andrew Knoll, segunda-feira (31/08); Cynthia Becker, terça-feira (01/09); Pagu Leal, quarta-feira (02/09) e Douglas Daronco, quinta-feira (03/09). No domingo, dia 30, acontecerá um bate-papo com Marcos Damaceno, que falará sobre o Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná que ele coordena. Ele é autor e diretor teatral e está lançando o livro de teatro infantil “Pedro Pedrinho Pedreco” também no stand do SESI Paraná.

O Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná promove os encontros quinzenais da sua Oficina Regular de Dramaturgia às terças-feiras no Teatro José Maria Santos, em dois períodos – das 14 às 18 horas (turma da tarde) e das 19 às 23 horas (turma da noite).


Outras informações sobre o Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná com Marcos Damaceno através do e-mail :

damaceno@marcosdamacenocia.com.br


Damaceno autografa livro "Pedro Pedrinho Pedreco!

Marcos Damaceno autografa seu livro

Stand do SESI Paraná na Bienal do Livro de Curitiba

O diretor e autor teatral Marcos Damaceno lançou, ontem, com sessão de autógrafos no stand do SESI Paraná, na I Bienal do Livro do Paraná, em Curitiba, o livro "Pedro Pedrinho Pedreco - Lições da Natureza". O livro é ilustrado por Foca - Luiz Alberto Cruz e é uma peça de teatral infantil que recebeu o Prêmio Governador do Estado - Troféu Gralha Azul de melhor texto original de teatro para crianças em 2000.

Sobre o livro Fátima Ortiz, atriz, autora, diretora de teatro e arte educadora, diz que "a escrita de Damaceno, também encenador, é um convite lúdico ao amor, ao respeito e à contemplação da natureza. O ponto de visto do autor revela e busca a criança, suas indagações e seu espírito inventivo e sonhador".

A publicação do livro foi feita através da Lei Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, com o apoio da Siemens. A edição será integralmente distribuida gratuitamente para escolas no município de Curitiba. A peça que deu origem ao livro foi encenada pela primeira vez em 2000 em apresentação na Escola Clementina Cruz, no município de Pinhais (PR), tendo no elenco Alan Raffo (Pedrinho), Adriano Peterman (Pai e Tartaruga), Fernando Bachstein (Papagaio) e Marcilene Santilli (Ser da Mata).

Contatos com Marcos Damaceno para a encenação da peça podem ser feitas através do e-mail:

damaceno@marcosdamacenocia.com.br

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sugestões para uso do espaço na Bienal do Livro

Tenho umas sugestões e as faço aqui levando em conta que há um espaço do SESI na Bienal do Livro de Curitiba e que uma "programação" poderia ser "criada" para atender a necessidade de ser mostrado o que o Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná vem produzindo.

As sugestões:

1 - Há textos prontos, já lidos e comentados pelo Roberto Alvim. O próprio Alvim poderia "indicar" alguns dos textos que ele já leu, comentou, avaliou e, através dessa indicação inicial dele, os coordenadores do Núcleo de Dramaturgia - você, a Anna Zetola... - poderiam "selecionar" alguns desses textos e "sugerir" que possam ser lidos/apresentados no espaço do SESI na Bienal do Livro que hoje tem início.

Coloquei os verbos "indicar", "selecionar" e "sugerir" entre aspas pelo motivo de que seriam ações possíveis de serem realizadas por quem comanda e coordena as demais ações do Núcleo de Dramaturgia. Assim, indicando, selecionando e sugerindo os textos recém produzidos dentro do Núcleo de Dramaturgia, poderia dar uma idéia mais ou menos ampla para os vários segmentos da cultura paranaense e brasileira, da produção dramatúrgica dos integrantes e participantes do tal núcleo paranaense de dramaturgia.

A sugestão também se amplia:

2 - Que tal "convidar" ou "indicar" ou "solicitar" o apoio de escolas de atores, grupos de teatro, companhias teatrais, atrizes, atores, diretores, diretoras e mesmo autores já consagrados de nossa dramaturgia que "possam" participar no espaço do SESI na Bienal, lendo, orientando, apresentando, comentando e criticando os textos que já estão prontos e que poderão, de alguma maneira, serem uma pequena e ainda incipiente mostra do que foi produzido dentro da Oficina Regular de Dramaturgia a partir de março de 2009.

Sugestões dadas. Espero que possam ser, pelo menos, avaliadas, comentadas e, quem sabe, postas em prática, mesmo que parcialmente.

Estou disponível para colaborar com a operacionalização, enfim, a produção (colocar em prática) o que vocês já pensaram e o que, subsidiariamente, eu sugeri. Claro, também, o que outras pessoas estão sugerindo e venham a sugerir a partir de agora, ampliando e melhorando as idéias iniciais.


Rogério Viana

41 8803 7626 - 3203 8647 - 3205 4988

Visitem o site da Bienal do Livro

Textos produzidos no Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná podem ser acessados através deste link:

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Pequeno Inventário de Impropriedades

Pequeno Inventário de Impropriedades

Por Max Reinert

Cena 01

Homem sentado em uma cama. As pernas pendendo para fora. Movimenta-se pouco.


Abro os olhos. (pausa) Lentamente começo a acordar. Minha perna escorrega suavemente para fora da cama. (pausa) Primeiro uma. (pausa) Depois a outra. As panturrilhas pendem para fora do colchão. - Mais um dia! - digo. (pausa) Mais um dia. Levanto. Vou ao banheiro. Escovo os dentes. Lavo a cara. A água gelada me incomoda. Não tomo café... Eu nunca tomo café. Não fumo. Não tenho vícios. Coloco uma cueca limpa. Me visto. Desodorante. Perfume. Me olho no espelho. Estou pronto. Vou até a porta. Seguro a maçaneta fria. Giro. Abro a porta. A claridade me incomoda. Caminho. (pausa) Caminho. (pausa) Caminho. Ponto de ônibus. - Poderia ter acontecido dentro do ônibus... - penso. O ônibus chega. Não tomo o ônibus. Caminho. Caminho... Chego a uma avenida. Grande. Imensa. Ruidosa. Barulhenta. Melhor não... Tomo o ônibus. Sento em um dos bancos do fundo. Durmo. Quando abro os olhos vejo as pessoas olhando pra mim. Fecho os olhos. Minha perna escorrega para fora da cama. Depois a outra. - Mais um dia! - A água gelada me incomoda. Eu nunca tomo café. Não tenho vícios. Levanto. A claridade me incomoda. Caminho. Chego à garagem. Ligo o carro. Ligo o rádio. Escuto as notícias. Me informo do tempo. Me informo da economia. Sou um habitante economicamente ativo. Leio o jornal. Pago minhas contas. Tenho uma alimentação baseada em uma dieta rica em vegetais, frutas e grãos. (acelerando a fala gradativamente) Como pouca gordura, colesterol e gordura saturada. Uso açúcar com moderação. Uso sal com moderação. Eu aprendi que para manter uma alimentação saudável não preciso largar as comidas e bebidas prediletas. Aprendi a balancear minha alimentação. Aprendi a acomodar meus alimentos preferidos e saborear as refeições enquanto promovo minha saúde. Aprendi que devo preferir alimentos como massas, arroz, grãos, pães, cereais; vegetais; frutas; (pausa. Retorna com rapidez) laticínios com pouca gordura; carne magra, frango, peixe e legumes. Essas comidas são a estrutura para uma dieta saudável. Não há alimento "bom" ou "ruim". Minha dieta como um todo é que é importante. Não há alimento "bom" ou "ruim". (pausa) Não há "bom" ou "ruim". (pausa) Não há. (pausa) Dirijo em direção ao trabalho. Ligo o rádio. Sou um habitante economicamente ativo. Sou capaz de limpar minha própria sujeira. Sou capaz de não deixar pistas. Sou capaz. Sou gentil. Sou educado. Sou capaz. Sou gentil. Sou educado. (pausa) Educado. Chego ao trabalho. Cumprimento as pessoas. Sorrio. Sou e-du-ca-do. Sou popular. Sou querido pelos meus companheiros de trabalho. Acredito no convívio pacífico. Acho todos um bando de idiotas. Uma mulher com cabelos vermelhos vem em minha direção. Me cumprimenta. Me pergunta coisas. Ela sorri. Eu sorrio. Nós (pausa) sorrimos. Presto atenção em sua boca movendo-se perto de mim. Não escuto o que ela fala. Ela me pede algo. Eu não escuto. Abro uma gaveta da minha mesa. Não há nada. Só uma faca. Aprendi a balancear minha alimentação. Aprendi a acomodar meus alimentos preferidos e saborear as refeições enquanto promovo minha saúde. Carne magra, frango, peixe e legumes. Não há alimento "bom" ou "ruim". A mulher de cabelos vermelhos continua falando. Seu batom está borrado no canto da boca. - Será que ela beijou alguém antes de vir falar comigo? - penso. - A senhora não cala a boca nunca? (pausa) - penso. A gaveta aberta e a mulher ali na minha frente. A boca da mulher. Os seus cabelos vermelhos. Caindo sobre o pescoço. Abro os olhos. As panturrilhas pendem para fora do colchão. Me olho no espelho. Estou pronto. Vou até a porta. Caminho. (pausa) Caminho. (pausa) Caminho. Não tenho vícios. Minha dieta como um todo é que é importante. Eu aprendi. Sou educado. Eu sorrio. - O dia está apenas começando... - penso. - Mais um dia! - digo. (pausa) Mais um dia.

(...)