sábado, 3 de abril de 2010

O surreal "Púcaro Búlgaro" no Regina Vogue

Cena de o "Púcaro Búlgaro"

O “Púcaro Búlgaro”, encenação de Aderbal Freire-Filho para o texto homônimo de Campos de Carvalho, é a atração do Teatro Regina Vogue neste final de semana, nos dias 3 e 4 de abril. O personagem central do romance é Hilário, que no verão de 1958 descobre um púcaro búlgaro numa pequena sala do Museu Histórico de Filadélfia. A partir daí, obsecado por esse fato, move mundos e fundos a fim de organizar uma expedição que pudesse comprovar ou não a existência da Bulgária (já que da existência dos púcaros ele não duvida).

Em seu apartamento no alto da Gávea, recebe toda a sorte de personagens esdrúxulos, candidatos a tomar parte na viagem – um alfarrabista interessado em abrir uma fábrica de acentos circunflexos na Bulgária, um descendente do sábio hindu que inventou o zero, um professor de bugarologia e bugarosofia, um sujeito chamado Expedito, e que pelo nome se acha credenciado para a expedição, um ex-habitante de Pizza que descobriu que a cidade, e não a torre do mesmo nome, é que está inclinada – enfim, um grupo surreal, dos quais alguns são aceitos para participar da aventura.

Entre os meses de outubro e dezembro de 60, período em decorre a ação do romance, são ultimados os preparativos, escolhido o meio de transporte e traçado o roteiro rocambolesco (com a ajuda inestimável do professor de Bugarologia) que farão Hilário e seus expedicionários para tentar descobrir (“ou não descobrir”) se a Bulgária existe mesmo. Ao final, depois que o expedicionário Expedito foge com a empregada da casa (amante de Hilário) e um cheque de dois milhões, o restante grupo de expedicionários transforma a iminente partida para a Bulgária numa inocente partida de pôquer e desiste da empreitada.

Ficha Técnica

Autor: Campos de Carvalho

Romance–em–cena de Aderbal Freire-Filho

Elenco: Augusto Madeira/José Mauro Brant, Candido Damm, Gillray Coutinho, Isio Ghelman e Raquel Iantas

SERVIÇO

Púcaro Búlgaro

Shopping Estação - Piso 2 - Curitiba - PR

De 03 de abril - 21h e 04 abril - 19:30h
Sábados e Domingos
Duração aproximada: 120 minutos
Censura: 14 anos
Gênero: Comédia
Ingressos: R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia
Informações: 2101-8292


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Não era pegadinha do "Dia da Mentira"

Não era pegadinha do "Dia da Mentira": fui excluído mesmo!

No "post" anterior comentei sobre um telefonema que me foi dado pelo Marcos Damaceno. Ele não havia antecipado uma possível brincadeira para consolidar esse primeiro de abril de 2010 como o "Dia da Mentira". Não era pegadinha. Era mesmo verdade.

O que o Marcos Damaceno havia antecipado, por telefone ontem à noite, foi anunciada hoje a formação da Turma Avançada da Oficina Permanente de Dramaturgia no site do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná e meu nome, que apareceu na primeira lista que o próprio Damaceno anunciou, no dia 17 de março de 2010, foi mesmo excluído.

Assim, estou excluído da lista inicialmente publicada e, portanto, não poderei, pela força da anunciada decisão do Damaceno, participar da Turma Avançada da Oficina Permanente de Dramaturgia. É o que o Damaceno anunciara ontem mesmo e é o que seus pares - Roberto Alvim e Anna Zétola - decidiram também, anuiram e mandaram publicar a lista oficial. Pelo visto, com a concordância e a decisão referendada pelos demais integrantes da referida lista, meus ex-colegas na turma iniciante do ano passado.

O que devo fazer?

Há alguns caminhos que poderei escolher.

Mas ainda não me dei por vencido. Ainda não. Não, mesmo!






Dia da Mentira - Piada sem graça

Por tradição e não sei onde foi que isso começou e nem qual a razão da escolha desta data - vou pesquisar depois e ver se descubro - o dia primeiro de abril é o Dia da Mentira. Dia de fazer pegadinhas, de contar mentiras, de dar sustos, de inventar uma história inacreditável, assustadora e, no final, dizer que é tudo mentira e gritar: Primeiro de Abril!!!

Tem gente que adora manter a tradição. Tem gente que não gosta nada de receber um trote ou ser alvo de uma brincadeira que se revela, depois, sem a mínima graça ou sentido.

Ontem, dia 31 de março de 2010, dia de triste memória para os brasileiros pelo que aconteceu há 46 anos, exatamente às 19h42 recebi uma ligação do celular de número 41 8493 3809 e a pessoa (meu conhecido e também conhecido dos possíveis leitores deste post) adiantou, em um dia, em algumas horas, a sua pegadinha.

Embora alguns gostem da tal brincadeira, pelo espírito gozador, talvez, mas o que se sabe é que ninguém - em sã consciência - gosta de brincadeiras sem graça. Piada, então, nem se fala. Mas o tom da aparente pegadinha naquele telefonema não era de brincadeira. Não era mesmo. Até por todo o contexto e pelo que aconteceu e foi devidamente registrado nos últimos meses e, mais especificamente, nos últimos dias.

A voz que eu ouvi na ligação recebida era do Marcos Damaceno, o autor e diretor de teatro, e coordenador do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná, ao qual está vinculada a Oficina de Dramaturgia, que teve no ano passado e terá este ano a coordenação do também autor e diretor Roberto Alvim.

Disse-me com seu peculiar jeito de falar e com tom sentencioso, o seguinte (o R em negrito são minhas respostas):

D - Rogério, você pode falar agora?

R - Sim - desliguei o som da televisão onde eu assistia ao jogo do Inter de Porto Alegre e Cerro do Uruguai. Posso falar, sim. Diga!

D - Amanhã vamos publicar a lista dos integrantes da turma avançada da Oficina com o Alvim...

R - Sim... e você está me ligando...

D - Estou ligando para informar que...

R - ... que meu nome foi excluído. Foi excluído?

D - Sim. Foi excluído. E você sabe a razão...

R - Mas vocês divulgaram por e-mail a lista e meu nome estava lá.

D - Sim, aquela lista será substituída por outra, oficial.

R - Mas a lista foi publicada. Até publiquei no meu blog.

D - Então, mas a lista nova vai substituir aquela lista que não terá efeito.

R - Damaceno, a decisão da exclusão do meu nome da turma avançada foi só sua? O Roberto Alvim e a Anna Zétola também concordaram com a exclusão do meu nome?

D - Sim... a Anna Zétola, até, está muito chateada com o que aconteceu, com seu comportamento.

R - Damaceno, o problema da divulgação de uma nova lista sem o meu nome é preocupante.

D - Você sabe. Muitas pessoas, os demais integrantes da Oficina se manifestaram contrários à sua presença no grupo, na turma avançada.

R - Damaceno, se isso for mesmo verdade, se publicarem outra lista sem o meu nome eu poderei querer discutir isso até na Justiça, pois me sentirei constrangido, excluído assim. Poderei querer discutir isso na Justiça.

D - Você sabe o que deve fazer. Então vamos discutir na Justiça, sim! Fique à vontade...

(o telefonema terminou)


quarta-feira, 31 de março de 2010

Dramaturgia - Novos autores - SESI São Paulo

Inscrições para o
Núcleo de Dramaturgia SESI SP
vão até 30 de abril

O Serviço Social da Indústria, Departamento Regional de São Paulo – SESI-SP – e o British Council, a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais, dentro das diretrizes de uma ação cultural que busca a democratização do acesso à cultura e da produção de bens culturais, abrem inscrições de novos autores para o projeto Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Para tanto, informa aos interessados os procedimentos e as condições necessárias para a referida inscrição.

Processo de seleção

O processo de seleção é dividido em três etapas:

  • Primeira etapa – todos os textos inscritos serão avaliados por profissionais selecionados como avaliadores e preparados pela coordenadoria literária do projeto.
  • Segunda etapa – uma vez selecionados os melhores textos, o autor passará por uma entrevista com a coordenação geral e coordenação literária do Núcleo de Dramaturgia.
  • Terceira etapa – os novos autores selecionados na entrevista passarão por um processo de aprimoramento e desenvolvimento das técnicas dramatúrgicas, sob supervisão da coordenação literária do projeto, durante o período de um ano.

Condições de Participação

Os textos que não estiverem de acordo com as condições deste edital serão automaticamente desclassificados. Os novos autores deverão respeitar as seguintes condições de participação:

  • ter idade acima de 16 anos;
  • não ter texto teatral publicado ou encenado profissionalmente;
  • preencher todos os campos da ficha de inscrição corretamente;
  • enviar um ato, extrato ou texto na íntegra, com no mínimo 15 e no máximo 20 laudas (21 mil a 28 mil caracteres)*.

* De acordo com a ABRATES – Associação Brasileira de Tradutores – uma lauda possui 30 linhas e até 70 caracteres com espaço por linha. Resumindo, uma lauda equivale a 2.100 caracteres por página, com espaços.

Informações importantes

  • o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council disponibiliza material de estudo, profissional treinado e curso gratuitamente, porém, não se responsabiliza por gastos pessoais dos participantes do projeto;
  • peças teatrais infantis e musicais serão aceitos;
  • não serão aceitas adaptações ou reescrituras de obras;
  • textos de autores que participaram de festivais, mas que não tiveram estréia profissional serão aceitos como inéditos.

Como ser um Novo Autor:
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e anexar um extrato do texto que criaram, com no mínimo 15 e no máximo 20 laudas (21 mil a 28 mil caracteres). O prazo final para o recebimento dos textos de Novos Autores será no dia 30 de abril de 2010. Todo esse material deve ser encaminhado unicamente pelo correio para:

Serviço Social da Indústria
Divisão de Desenvolvimento Sociocultural
Avenida Paulista, 1313 – Andar Intermediário
CEP: 01311-923 – São Paulo – SP


Escrever na frente do envelope: “Núcleo de Dramaturgia”.

-
Edital Núcleo de Dramaturgia SESI - British Council (PDF - 120Kb)
-
Faça o download da Ficha de Inscrição (PDF - 76Kb)


*Não aceitaremos textos rasurados e/ou ilegíveis.

Dúvidas e Informações: sesicultural@sesisp.org.br



terça-feira, 30 de março de 2010

No primeiro ensaio - artigo de Domingo Ortega


No texto "No Primeiro Ensaio - Notas para quem se encarrega da direção cênica", o autor espanhol Domingo Ortega, fala dos primeiros passos que o diretor deve dar ao iniciar o trabalho no primeiro dia de ensaio de uma nova montagem teatral.

Ortega, jovem diretor espanhol, é professor da Universidade Carlos III de Madrid, onde desenvolve um programa denominado "Aula de Teatro". Sobre o trabalho de Domingo Ortega, conheça um pouco aqui.

O texto foi publicado na RTC - Revista Teatro Celcit, de Buenos Ayres, Argentina, em outubro de 2006. Traduzi e publico aqui a parte inicial do texto.

Quem se interessar em ler o texto integral, basta clicar no título abaixo.

É importante a criação de um ambiente de ensaio, um espaço cálido, e, na falta dele, o calor da palavra do diretor que construa uma lareira de fogo controlado no centro da sala, uma iluminação especial que se distancie do trabalho cotidiano, sobretudo a luz branca dos néons, que possa ser utilizada como signo de entrada de novo na cotidianidade, o cheiro, que nos atraia para a ritualidade do início do trabalho, a música, com a que dê início na focalização de tanta abstração como tenha em seu imaginário, o figurino que mude por completo o ator, psicológica e fisicamente, predispondo-o para o tipo de ensaio que vamos realizar (gestual, corporal, psicológico, textual).

A voz do diretor, junto das anotações que vai indicando, deve fundamentar-se na cordialidade para com o grupo. Um diretor no primeiro ensaio deve mostrar diante de todos segurança vocal e gestual, saber o que quer em cada momento. Sobretudo recolher a suspeita. Sinceramente, não saberá o que dizer, como mover-se, o temor de um fracasso o invadirá. Porém ninguém tem que saber, seu trabalho é a solidão.

(...)

Veja esse vídeo de Domingo Ortega - Escola do Espectador - Aula de Teatro.