quinta-feira, 30 de setembro de 2010

"Vida", amanhã e sábado no CIETEP

O espetáculo Vida, mais recente montagem da Companhia Brasileira de Teatro, retorna a Curitiba com duas únicas apresentações, amanhã (6a. feira) e sábado (dia 2 de outubro), no CIETEP. Com um percurso festejado, que iniciou no Festival de Curitiba e já passou por diversos palcos nacionais, a montagem vai para o palco do teatro SESI-CIETEP, na avenida das Torres.

A montagem é um dos grandes sucessos brasileiros do ano. Estreou em março no Festival de Curitiba. Depois passou também pelo FILO – Festival Internacional de Londrina e teve temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo, além de duas apresentações no interior do Paraná. Em agosto, foi apresentada no FIT – Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte. Em setembro, passou com ótima repercussão pelo MIRADA Festival Iberoamericano de Teatro de Santos e FITA Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis.

“Vida” é o resultado de um longo e profundo período de pesquisas sobre a obra do poeta curitibano Paulo Leminski. A peça não é a adaptação de uma obra literária, mas sim um texto original escrito a partir da experiência de leitura e de convivência criativa com os textos do autor e suas referências. Não existe no texto a citação de um único poema na íntegra, mas a essência da obra de Leminski - viva e pulsante.

Assim como o próprio inspirador do trabalho, o espetáculo “Vida” se apropria de referências múltiplas e as coloca num caldeirão próprio e pessoal. Com liberdade para criar e repensar, os integrantes da companhia se deixaram atravessar e contaminar pelo espírito rebelde e revolucionário de Leminski. A influência também se reflete no fluxo visceral de idéias, que remete a Catatau, obra maior do artista. Um fluxo urgente, nas águas do qual se é arrastado sem poder parar.

ENREDO

Exilados numa cidade imaginária, dois homens e duas mulheres fazem parte de uma banda que ensaia para uma apresentação comemorativa do jubileu da cidade. Fechados numa sala vazia, convivem entre si e revelam comportamentos, relações, conflitos e histórias. Erupções de suas vidas prosaicas, repletas de humor, sensibilidade e um sentido de transformação.

A partir da relação dos quatro personagens, se transformando - a si próprios e aos outros, assim como ao ambiente que os cerca – brota e flui uma viagem para a mudança. Mudar, ou não conseguir mudar e apenas ver.

DA PESQUISA AO PALCO

A Companhia Brasileira de Teatro iniciou o projeto que culmina com esta montagem há dois anos, com patrocínio da Petrobras. A pesquisa teve como objeto de estudo a obra do poeta curitibano e multiartista Paulo Leminski, morto aos 44 anos de idade em 1989.

Dando continuidade às atividades ao redor da obra de Paulo Leminski, a companhia iniciou 2009 com a criação do espetáculo propriamente dito. Mais um ano de trabalho decorreu, até a criação de “Vida”. O texto final é de Márcio Abreu, mas contou com processo colaborativo de todo o elenco, formado por Giovana Soar, Nadja Naira, Ranieri Gonzalez e Rodrigo Ferrarini.
  
Vida: Ranieri Gonzalez, Giovana Soar e Rodrigo Ferrarini
(foto Marco Novak)
Ficha Técnica
Elenco:  Giovana Soar
               Nadja Naira
               Ranieri Gonzalez
               Rodrigo Ferrarini
Músico: Gustavo Proença
 
Texto e Direção: Marcio Abreu
Dramaturgia: Giovana Soar, Marcio Abreu e Nadja Naira
Trilha sonora: André Abujamra
Direção vocal de texto: Babaya
Iluminação: Nadja Naira
Assistente de iluminação e produção: Erica Mityko
Cenário e Figurino: Fernando Marés
Cenotécnico: Sérgio Richter
Contra-regra e assistente de produção: Rodrigo Hayalla
Ilustração: Solda
Design Gráfico: Adriana Alegria
Fotografia: Elenize Dezgeniski
Captação e edição de vídeo: Marlon de Toledo
Assessoria de Imprensa: F C comunicação
Tradução dos textos: Anna Podlesna Guarize, Irina Starostina e Giovana Soar
Administração: Lica Capovilla
Produção Executiva: Cássia Damasceno
Criação, Realização e Produção: companhia brasileira de teatro


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Entre nós, no "Era só o que faltava"

Domingo, dia 3 de outubro,
20 horas, no "Era só o que faltava"

“Qualquer semelhança não é mera coincidência”

Dani, uma noiva às vésperas do casamento, se encontra com sua melhor amiga, Rita, para sua despedida de solteira num conhecido bar da cidade. Esse encontro se transforma numa intensa discussão sobre relacionamentos onde cada uma defende o seu ponto de vista. Dentro deste debate, as duas desabafam histórias íntimas e divertidas que revelam aspectos importantes, um tanto quanto secretos, da vida da mulher atual. Nessa noite intensa elas aprendem uma com a outra dentro desse turbilhão de sentimentos femininos e também se surpreendem com suas próprias atitudes diante dos acontecimentos: Dani vive uma última aventura antes de se casar e Rita revela o lado conservador de sua personalidade.

Andressa Portugal, jornalista, atriz e autora da peça, realizou entrevistas com diversas mulheres e criou o texto a partir das histórias reais. “Tudo o que falamos em cena alguém me contou. Misturei várias histórias e conceitos e criei essas duas personagens típicas da sociedade contemporânea. Pensam completamente diferente uma da outra, mas são humanas e sinceras”, afirma.

A pesquisa começou há cerca de três anos com mulheres entre 20 e 35 anos que responderam à pergunta: 'O que você já fez na vida que ninguém imagina?'. Os relatos viraram contos e, posteriormente, o blog “Entre Nós” que deu origem a peça de teatro. Andressa divide o palco com a atriz, cantora e produtora Anna Martha Sá. Segundo a autora, as mulheres vão se identificar com as personagens, algumas mais, outras menos”. Tudo é real. “Ou você fez ou você conhece alguém que já fez...”, cutuca, “ou já teve vontade de fazer”, finaliza.

SERVIÇO

LOCAL: Era Só O Que Faltava...
ENDEREÇO: Av. República Argentina, 1334. Água Verde. Tel: 3342 08 26
Data: 3 de outubro - domingo
HORA: 20h
QUANTO: R$20,00 e R$10,00 (meia entrada)

SINOPSE
Dani encontra a melhor amiga, Rita, para sua despedida de solteira. A conversa se transforma numa intensa discussão sobre relacionamentos onde cada uma defende o seu ponto de vista. As duas desabafam histórias íntimas e divertidas que revelam aspectos importantes e até mesmo secretos da vida das mulheres atuais. Nessa noite intensa, elas aprendem uma com a outra, e também se surpreendem com suas próprias atitudes diante dos acontecimentos: Dani vive uma última aventura antes de se casar e Rita revela o lado conservador de sua personalidade. “O que você já fez na vida que ninguém imagina?” Várias mulheres responderam a esta pergunta. O texto da peça foi criado a partir de histórias reais. Com certeza você vai se identificar, mas não se preocupe, fica... Entre Nós.

Ficha técnica

ENTRE NÓS com Andressa Portugal e Anna Martha Sá
TEXTO E CONCEPÇÃO - Andressa Portugal
PRODUÇÃO - Ana Martha Sá
PATROCÍNIO: Nós Duas
Operação de som: Frank Sousa
Operação de luz e vídeo: Tiago Leandro
Música original: Marco Duboc
Arte do cenário: Glenda Uhrigshardt Silva
Cenotécnico: Alfredo Gomes Filho
Costureira: Rose do Guaíra
Design: Jhonny Cordeiro
Fotógrafo: Pedro Ribas


VÍDEO
COELHO BRANCO PRODUÇÕES
Direção, Fotografia e Edição: Fernando Coelho
Câmeras: Luiz Camargo de Araújo e Pedro Ribas
Participação: Fernanco Coelho


AGRADECIMENTO
Era Só O Que Faltava...
Odilon Merlin
Christiane Macedo
Fernando Coelho
Pedro Ribas
Glenda Uhrigshardt Silva
Clube Curitibano

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Leitura de texto de Cynthia Becker hoje na Casa Hoffmann

A Casa Hoffmann apresenta, hoje, dia 27 de setembro, às 18 horas, o quinto Sarau "Tardes de Dionísio", com a leitura dramática do texto "Escola São Francisco de Assis", de Cynthia Becker. 

A leitura do texto será apresentada pelos alunos da Academia de Artes Cênicas Cena Hum: André Oliveira, Cláudia Beeck, Douglas Borba, Maryah Monteiro, Mayara Nassar e Marcelly Karam, com a direção da atriz e professora Liz Santos.
Cassiana Costa, Tais Gomes, Petra Schuster, Thais Rodrigues
 e Thiago Beranger, da Backstage Balé
No programa, a apresentação do Alma Terra Duo - Cláudio Avanso (viola caipira) e Marco Cardoso (violão), com as composições dos dois músicos: Pé de Vento, Milonga, Motivo e Maracatublues. A música "Água" foi a escolhida pela coreógrafa Petra Schuster e será apresentada pelos bailarinos da Backstage Balé: Thiago Beranger, Cassiana Carolina Costa, Tais Gomes e Thais Rodrigues, Flávia Massa e Joyce Hespanha.
Cláudio Avanzo (viola caipira) e Marco Cardoso (violão), do Alma Terra Duo
Cynthia Becker, autora do texto que será lido hoje na Casa Hoffmann
Sinopse do texto de Cynthia Becker


Samuel, um garoto de 12 anos vive em um momento combinado de conflitos em seus diversos ambientes: Em casa, na escola, na rua. Em sua casa, a insônia, o vazio sobre a relação afetiva entre os seus pais, o questionamento da existência de Deus. Na escola a intolerância, entre os próprios alunos, alunos e professores, a falta de compreensão, a saturação do aprendizado, o estudo em série que rotulam virtudes, a descoberta e o medo da própria sexualidade. Todos esses conflitos rodeados pelo sentimento da solidão e a impotência de não saber como agir no seu meio, formam a atmosfera da peça. A perda de uma amizade, a espera pelo seu pai, a morte trágica de seu cachorro constroem a história desse garoto sem rumo.
  


Características dos personagens, segundo a autora

Samuel- O garoto sem rumo -  André Oliveira
Rubrica- Uma voz interna - Maryah Monteiro
Mãe- Mulher com vazio nos olhos - Cláudia Beeck
Pai - Homem de tensão invisível - Douglas Borba
Professora- Ela toma floxitina - Maryah Monteiro
Izabele- A menina que sabe tudo - Marcely Karam
Latife- A menina sem chão - Mayara Nassar

Mayara Nassar, Maryah Monteiro, Liz Santos (diretora),
Cláudia Beeck, Douglas Borba e André Oliveira
Programa do quinto Sarau "Tardes de Dionísio"
Dia 27 de setembro de 2010 - HOJE - 18h00
1 - Apresentação musical
Alma Terra Duo 
Cláudio Avanso (viola caipira) e Marco Cardoso (violão)
Pé de Vento
Milonga
Motivo
Maracatublues
Composições de Cláudio Avanso e Marco Cardoso
2 - Dança
Música "Água" composta por Cláudio Avanso e Marco Cardoso
Coreografia: Petra Schuster, da Backstage Balé
Bailarinos: Thiago Beranger, Tais Gomes, Cassiana Costa, Thais Rodrigues, Flávia Massa e Joyce Hespanha
3 - Leitura do texto
"Escola São Francisco de Assis" de Cynthia Becker
Direção da leitura: Liz Santos
Atores: 
André Oliveira, Douglas Borba, Maryah Monteiro, Cláudia Beeck, Mayara Nassar e Marcelly Karam. 
Alunos da Academia de Artes Cênicas Cena Hum
Produção e Organização:
Rogério Viana e Douglas Daronco
Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento
Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem - São Francisco
Setor Histórico
(41) 3321-3228