sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Samir Yazbek dá palestra e workshop sobre dramaturgia em Curitiba

O autor e diretor de teatro Samir Yazbek participa, de 8 a 11 de dezembro, em Curitiba, de palestra e workshop sobre dramaturgia, em eventos promovidos pelo Núcleo de Dramaturgia patrocinado pelo SESI Paraná.

No dia 8 de dezembro, a partir das 20 horas, no Teatro José Maria Santos, Yazbek vai proferir a palestra “A Importância da Dramaturgia Hoje”, e deve focalizar a importância da dramaturgia num mundo em que os meios de comunicação de massa se expandem a cada dia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site do Núcleo de Dramaturgia.

“Dramaturgia em Movimento” é o tema do workshop exclusivo aos integrantes da Oficina Permanente do Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná que Yazbek vai coordenar e onde vai apresentar o estudo de conceitos e as mais variadas correntes estéticas e ideológicas que culminam nas possibilidades de uma dramaturgia contemporânea. O workshop será apresentado no Teatro José Maria Santos, das 19 às 23 horas.

Quem é Yazbek

O dramaturgo e diretor teatral Samir Yazbek começou a fazer teatro como autor, diretor e ator amador. Aos 21 anos, foi dirigido por Edson D´Santana, remanescente do Teatro de Arena, no monólogo que escreveu e interpretou, "Uma Família à Procura de um Ator". Mais tarde ingressou no Centro de Pesquisa Teatral do SESC, coordenado por Antunes Filho, com quem trabalhou quase ininterruptamente por oito anos em atividades ligadas à dramaturgia. Na seqüência, por dois anos, foi assistente de dramaturgia do professor Antonio Januzelli, doutor em improvisação no Curso de Artes Cênicas da USP. Também foi professor de interpretação e dramaturgia em escolas particulares de São Paulo, além de ter lecionado por sete anos consecutivos na Faculdade de Comunicação da FAAP.

Entre as peças de sua autoria estão: "O Fingidor" (Prêmio Shell/99 de melhor autor; selecionado para o Programa Nacional Biblioteca da Escola, do Governo Federal, que em 2004 distribuiu a peça para 475 mil alunos da rede pública de ensino; representante brasileiro do XXV Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica do Porto e do I Encontro Luso-brasileiro de Cultura, Serpa, Portugal; representante brasileiro no XX Festival de Cádiz; escolhida como um dos cem melhores espetáculos de teatro e dança, em edição comemorativa dos primeiros oito anos da revista "Bravo"); "A Terra Prometida" (eleita pelo jornal O Globo como um dos dez melhores espetáculos de 2002); "O Regulamento"; "A Máscara do Imperador"; "A Entrevista" e "O Invisível".

Yazbek é ainda organizador da coletânea "Uma Cena Brasileira", da Editora Hucitec, que traz depoimentos de alguns dos mais importantes atores e atrizes brasileiros, tais como Eva Wilma, Juca de Oliveira, Laura Cardoso, Maria Alice Vergueiro, Paulo Autran, Raul Cortez, Renato Borghi e Walderez de Barros. Também é autor de "O Teatro de Samir Yazbek", lançado pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, com a edição de suas peças "O Fingidor", "A Terra Prometida" e "A Entrevista". Escreve artigos para os jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e Revista Bravo! Ministra oficinas de dramaturgia.

SERVIÇO

Palestra com Samir Yazbek
Dia 8 de dezembro – 20 horas
Teatro José Maria Santos
Inscrições gratuitas (número limitado de vagas)

Workshop com Samir Yazbek
Dias 9 a 11 de dezembro – das 19 às 23 horas
Teatro José Maria Santos
Inscrições exclusivas aos integrantes da Oficina Permanente do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná

http://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário