terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Um monólogo sobre "A Arte do Monólogo"

O texto "A Arte do Monólogo" que dediquei ao Mauro Zanatta
No dia 9 de dezembro fui a Ponta Grossa com o Mauro Zanatta onde a Cia. do Ator Cômico, que ele dirige, apresentaria, à noite, no Cine Teatro Ópera, a peça "...ouoqqserdes", inspirada no texto "Noite de Reis", de Shakesperare. No caminho, falando sobre planos para 2011, Zanatta disse-me que tinha vontade de trabalhar num tipo de espetáculo-aula que pudesse ser apresentado em festivais, em escolas de teatro, enfim, que pudesse estimulá-lo a voltar aos palcos, no seu trabalho de ator. Eu disse ao Zanatta que tinha uma ideia de trabalhar com um texto, um monólogo, que trataria do tema monólogo mesmo. Algo que tivesse um viés "metalinguístico". O tema trataria do próprio tema. O monólogo falaria do próprio monólogo. Nele, o ator falaria como professor e o professor falaria como ator. Uma aula prática de teatro e uma prática teatral sobre o monólogo na escola. Algo assim.

Andei pesquisando algumas temas de monólogos. Por coincidência, recebi nos últimos quinze dias, dois pedidos de professoras de duas universidades brasileiras - uma da Bahia e outra do Rio de Janeiro, que queriam que eu lhes enviasse o arquivo do texto "A Arte do Monólogo", do autor, diretor e professor de teatro espanhol José Sanchis Sinisterra, que eu traduzi no ano passado. O texto de Sinisterra - que recentemente esteve no Brasil para um evento em comemoração aos seus 70 anos - trata, teóricamente, de como o monólogo pode acontecer e traça um mapa sobre os caminhos possíveis do monólogo dentro da atual dramaturgia.

Ligando uma coisa a outra - a conversa com o Mauro Zanatta e o texto sobre monólogos que sempre alguém me pede - decidi por a mão na massa e escrever um "monólogo" sobre o tema "monólogo". Então me veio a ideia de fazer um professor atuar e o ator falar como professor. Nos últimos dois anos eu andei escrevendo alguns pequenos monólogos e, então, juntei as informações teóricas do Sinisterra e intercalei nelas seis monólogos. Assim nasceu a "A Arte do Monólogo", peça que dediquei ao Zanatta e ao Sinisterra. Os dois que me inspiraram a escrever a peça.

No texto, os seis monólogos são apresentados após o prólogo, que é teórico e que delineia o que se seguirá na prática, no que os monólogos apresentarão. É esta a sequência, com seus títulos (temas):
1 - Prólogo - De que falamos quando falamos do monólogo?
2 – O locutor se interpela a si mesmo - A carta, o testamento a um Ernesto
3 – Me dá dois real, doutor?
4 - Uma receita insólita, quiçá indigesta
5 - O locutor interpela a outro personagem - Um nome, eu, você, quem sou?
6 - Nem Romeu, nem Julieta...
7 - O locutor interpela ao público - A província dos Senza Culus


Quem tiver interesse em conhecer o texto, basta me escrever pedindo. Enviarei por e-mail, no formato PDF. Meu e-mail é: rogeriobviana@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário