quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Em “Caça-palavras” Sincopé passeia pela multiplicidade cultural

Sincopé: Isaac, Gabriela, Helena, Léo e Natalia

Um show musical que revela a estética da mistura e promove um passeio pela multiplicidade cultural brasileira. Assim é definida a apresentação do espetáculo “Caça-Palavras” que o grupo Sincopé realiza neste domingo – dia 26 de setembro de 2010 – a partir das 18 horas, no palco do Sesc da Esquina, em Curitiba.

O grupo Sincopé, no show “Caça-Palavras”, revela que sua identidade não se define apenas por uma música, mas na mistura de tantas influências e leituras que faz de diferentes referências do universo musical brasileiro, desde Chico Buarque e Tom Jobim até Tom Zé, Luiz Tatit e Itamar Assumpção. Em seu show no domingo, às 18 horas, Sincopé mostra-se como uma opção atraente para quem busca ampliar seus horizontes musicais e conhecer novas possibilidades de expressão dentro da música brasileira.

Sincopé apresenta músicas originais e arranjos criativos desenvolvidos em conjunto, com utilização de instrumentos inusitados e percussões que se destacam das normalmente utilizadas. A ausência de rótulos levará o espectador a tirar suas próprias conclusões acerca do trabalho do grupo e a conhecer diferentes ritmos populares sem prender-se a nenhum formato musical prévio, ou seja, incitando os participantes à criatividade e à valorização da multiplicidade cultural brasileira.

O público é convidado a ouvir o todo e desafiado a encontrar as palavras que definem seus próprios sentimentos, através de canções que vão desde a crítica à estagnação social até a exaltação do popular. Por sua formação jovem, o grupo mergulha em diversas experimentações de sonoridades e instrumentos, experiências que transitam livremente no espectro da diversidade musical.

Sincopé: como nasceu

A primeira apresentação do Sincopé foi no auditório da FAP - Faculdade de Artes do Paraná, berço de sua formação, seguida de diversas apresentações em eventos da própria faculdade. Apresentou-se nas três mostras “IMarginal”, organizadas por alunos de teatro entre 2007 e 2009, sempre com uma ótima resposta do público.

Sincopé reafirma sua característica essencialmente autoral ao participar com a música "Ciclovia" do XXIX FEMUCIC - Festival da Canção de Maringá 2007, conhecido por revelar novos talentos da música popular brasileira. Em 2008 apresentou-se no Festival de Cultura da Universidade Federal do Paraná, ao lado de diversas bandas da capital paranaense além do XIII FESTCAR - Festival da Canção de Araucária, ficando em 8º lugar na categoria composição com a música "Ali (enação)", integrando o CD do festival. Nesse mesmo ano gravou seu primeiro CD demonstrativo, "Síncopes Sucessivas Seguidas de Suspiros Sonolentos", em que constam seis canções, todas de autoria do grupo. O trabalho obteve boa resposta do público, sendo vendidas mais de 200 cópias de forma inteiramente independente.

Já em 2009, Sincopé foi finalista do 22º FUC, Festival da Canção de Ponta Grossa, com a canção "Noite" e do Festival da Canção da FAP - Faculdade de Artes do Paraná, ficando em segundo lugar geral com a música "O Homem", e a vocalista, Natalia Bermúdez,  ganhou o primeiro lugar na categoria de melhor intérprete com a mesma canção.

Os músicos do Sincopé

O grupo Sincopé é formado pelos músicos: Natalia Bermúdez – Voz, flauta transversal, escaleta, percussão; Isaac Dias – Violão, bandolim, rabeca, voz; Gabriela Bruel – Percussão, viola caipira, baixo elétrico, voz; Léo Cardoso – Percussão, bateria, voz e Helena Secco – Baixo elétrico, acordeom, percussão, voz.

Programa do show “Caça-Palavras”

1. Ali (enação)
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé;
2. Pêra
Letra: Fabiolle Longhi; Música: Fabiolle Longhi, Isaac Dias e Natalia Bermúdez;
Arranjo: Sincopé
3. O bonde
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé
4. Moça Linda
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé
5. De amar
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé
6. Da praia
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé
7. Ciclovia
Letra: Ricardo Almeida; Música: Isaac Dias, Ricardo Almeida, Natalia
Bermúdez, Fabiolle Longhi, Mariana Guedes; Arranjo: Sincopé
8. O homem
Letra: Natalia Bermúdez; Música: Isaac Dias e Natalia Bermúdez; Arranjo:
Sincopé
9. Passarin
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé
10. Noite
Letra: Paulo Kaví; Música: Natalia Bermúdez; Arranjo: Sincopé
11. Samba pra você
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé
12. Suringue
Letra e música: Natalia Bermúdez; Arranjo: Sincopé
13. Samba Independente
Letra e música: Natalia Bermúdez; Arranjo: Sincopé
14. Ciranda da Saudade
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé
15. Castanhos
Letra e música: Isaac Dias; Arranjo: Sincopé
16. Santa Lúcia
Letra e música: Léo Cardoso; Arranjo: Sincopé

Serviço

Show “Caça-Palavra” com o grupo Sincopé

Domingo, dia 26 de setembro de 2010 
18h00 
Sesc da Esquina – rua Visconde do Rio Branco, 969
 Ingressos: R4 10,00 e R$ 5,00 (estudantes, comerciários e pessoas acima de 60 anos)

 O Sincopé e sua música e Contatos com o grupo


sincope_pipoca@yahoo.com.br

Para ouvir algumas músicas e saber mais sobre o grupo Sincopé, acesse o site:


No Twitter também:


E este é um vídeo promocional do show:

Nenhum comentário:

Postar um comentário