terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Hoje, 20 anos sem Samuel Beckett

Samuel Beckett em caricatura digital de Rogério Viana

Samuel Beckett (Dublin, 13 de abril de 1906Paris, 22 de dezembro de 1989) foi um dramaturgo e escritor irlandês. Recebeu o Nobel de Literatura de 1969. Utiliza em suas obras, traduzidas em mais de trinta línguas, uma riqueza metafórica imensa, privilegiando uma visão pessimista acerca do fenômeno humano. É considerado um dos principais autores do denominado teatro do absurdo. Sua obra mais famosa no Brasil é a peça Esperando Godot.

Hoje comemora-se os 20 anos da morte de Beckett que foi sepultado em Paris no Cemitério de Montparnasse.


E ainda escutava esse sopro ao longe, há muito tempo calado e que ouço afinal, que aprenderia outras coisas ainda, sobre esse assunto. Mas não o escutarei mais, por enquanto, pois não gosto dele, desse sopro ao longe, e até o temo. Mas é um som que não é como os outros, que você escuta, quando bem quer, e que muitas vezes pode fazer calar, se afastando ou tapando as orelhas, mas é um som que se põe a farfalhar na sua cabeça, não se sabe como, nem por quê. É com a cabeça que você o ouve, as orelhas não têm nada com isso, e não se pode detê-lo, mas ele se detém sozinho, quando quer. Logo, escutá-lo ou não, isto não tem importância, eu o ouvirei sempre, a trovoada não vai poder me libertar, até que ele cesse. Mas nada me obriga a falar dele, na hora em que não é o caso para mim. E não é o caso para mim, agora. Não, o meu caso agora é acabar com essa história de lua que ficou inacabada, eu mesmo sei disso. E se vou acabar com ela menos bem do que se estivesse em todo meu juízo, acabarei assim mesmo, o melhor que puder, pelo menos acredito que sim.

(Trecho de Molloy - Samuel Beckett - tradução de Ana Helena Souza - Globo)

Leia a Resenha de Jonas Lopes sobre MOLLOY no site do jornal de literatura RASCUNHO em:

http://rascunho.rpc.com.br/index.php?ras=secao.php&modelo=2&secao=25&lista=0&subsecao=0&ordem=1821

Mais sobre Samuel Beckett - O Falso Pessimista, de José Castello:

http://rascunho.rpc.com.br/index.php?ras=secao.php&modelo=2&secao=3&lista=0&subsecao=11&ordem=2269


Nenhum comentário:

Postar um comentário