sexta-feira, 28 de maio de 2010

O menino que sonhou voar: Albertinho e o céu de Paris

O figurino de "Sobrevoar" é criação de Maureen Miranda
(foto de Lauro Borges)

Atores, diretora e equipe técnica de "Sobrevoar"
(foto de Lauro Borges)

Simão Cunha, Moira Albuquerque, Negra Silva e Felipe Custódio
(foto de Lauro Borges)

Felipe Custódio, Negra Silva, Simão Cunha e Moira Albuquerque
(foto de Lauro Borges)

A Cia. do Abração, de Curitiba, estreará em 12 de junho de 2010, às 20h00, em sua sede, “SobreVoar”, sua nova montagem teatral que fala do menino Albertinho, seus sonhos, medos, desafios, obstáculos, persistência, coragem e as realizações que o levaram ao céu de Paris, cidade que o reconheceu como Santos Dumont, um brasileiro inventivo e destemido. O espetáculo será apresentado na sede da Cia. do Abração, no Bacacheri, aos sábados e domingos até o dia 8 de agosto. Durante este período, em dias e horários letivos, o espetáculo será apresentado conforme agendamento prévio, com escolas de Curitiba e foi produzido com o apoio do PAIC - Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura de Curitiba.

“SobreVoar” mostra Santos Dumont criança, na figura do menino Albertinho Dumundo. Ele, como tantas outras crianças, é apresentado como um menino que vive numa dimensão atemporal onde os desafios e os obstáculos aparecem em sonhos que se tornaram realidade após muitas tentativas, quedas e a coragem de recomeçar e de persistir. De acreditar que sempre é possível realizar seus sonhos mesmo quando as dificuldades aparecem instransponíveis ou irrealizáveis.

Os personagens habitam um espaço imaginário que pode ser, ao mesmo tempo, um hangar, uma oficina de criação, uma sala de estudos, em que se transformou o quarto do imaginativo menino Albertinho, sempre cercado por livros, dúvidas, sonhos e maravilhosas idéias em projetos mirabolantes.

Entre travesseiros, edredons, chapéus, abajur e uma mágica cama, o menino recebe a visita e dialoga com instigantes personagens: os “Engenheiros do Sonho”, uma improvável lagarta que sonha voar até a lua e as figuras desafiadoras da “Dúvida”, da “Curiosidade”, da “Auto Estima” e da “Coragem”, além de incrédulos franceses que se curvaram, depois, diante do que ele mostrou ao redor da Torre Eiffel e no céu de Paris.

O tempo é assinalado por um relógio “maluco” que pontua as ações dos personagens e dá saltos atemporais e inusitados nas descobertas que Albertinho faz e que revelam como ele conseguiu transformar a vaidade em um instrumento de improvisações e de inventividade. Todos os atores, em momentos especiais da montagem, vivem a experiência de serem Albertinho Dumundo.

“SobreVoar” é o sexto espetáculo montado pela Cia. do Abração para crianças de todas as idades e se realiza com a parceria da Abração Filmes e da Céu Vermelho Produções. A direção é de Letícia Guimarães e tem no elenco Felipe Custódio, Moira Albuquerque, Negra Silva e Simão Cunha. O texto foi produzido em processo colaborativo pelos atores com supervisão de dramaturgia de Letícia Guimarães.

Ficha técnica

Direção: Letícia Guimarães

Produção executiva: Fabiana Ferreira

Coreografia: Fabiana Ferreira

Cenografia: Marcelo Scalzo

Figurinos: Maureen Miranda

Adereços: Marcelo Scalzo e Maureen Miranda

Iluminação: Anry Aider

Sonoplastia: Karla Izidro

Arte gráfica: Blas Torres

Elenco: Felipe Custódio, Moira Albuquerque, Negra Silva e Simão Cunha.

Oficina espaço, corpo e som: Eliane Campelli

Preparação vocal: Alysson Siqueira e Karla Izidro

Preparação corporal: Fabiana Ferreira

Preparação de animação de objetos: Renato Perré


Serviço


SobreVoar – espetáculo teatral para crianças de todas as idades

Temporada: de 12 de junho a 8 de agosto de 2010

Horário: sábados, às 18:00 horas e domingos às 16:00 horas

Local: Sala Raul Cruz, sede da Cia. do Abração. Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725. Bacacheri

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)

Telefone: (41) 3362 9438

Capacidade: 60 pessoas

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: Livre, especialmente recomendada para crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário