Amanhã, sábado, dia 12 de junho de
“SobreVoar” mostra Santos Dumont criança, na figura do menino Albertinho Dumundo. Ele, como tantas outras crianças, é apresentado como um menino que vive numa dimensão atemporal onde os desafios e os obstáculos aparecem em sonhos que se tornaram realidade após muitas tentativas, quedas e a coragem de recomeçar e de persistir. De acreditar que sempre é possível realizar seus sonhos mesmo quando as dificuldades aparecem instransponíveis ou irrealizáveis.
Letícia Guimarães, diretora da montagem, diz que “Sobrevoar nasceu assim, devagarzinho, como um céu azul, que aos poucos vai sendo desenhado por nuvens pequeninas e branquinhas. As nuvens foram crescendo e se modificando, produzindo imagens, desenhos, memórias. Às vezes, uma e outra se chocaram e choveu. E o vapor subiu do chão ao céu e recriou outra pequena nuvenzinha, que se juntou a outra e habitou o ar”.
Os personagens habitam um espaço imaginário que pode ser, ao mesmo tempo, um hangar, uma oficina de criação, uma sala de estudos, em que se transformou o quarto do imaginativo menino Albertinho, sempre cercado por livros, dúvidas, sonhos e maravilhosas idéias em seus projetos mirabolantes.
Entre travesseiros, edredons, chapéus e uma mágica cama, o menino recebe a visita e dialoga com instigantes personagens: os “Engenheiros do Sonho”, uma improvável lagarta que sonha voar até a lua e as figuras desafiadoras da “Dúvida”, da “Curiosidade”, da “Auto Estima” e da “Coragem”, além de incrédulos franceses que se curvaram, depois, diante do que ele mostrou ao redor da Torre Eiffel e sob o céu de Paris. Todos os atores, em momentos especiais da montagem, vivem a experiência de serem Albertinho Dumundo, o menino do sonhos e da aventura.
Os atores, em processo colaborativo, construíram o texto e as cenas do espetáculo depois de pesquisarem sobre a vida de Santos Dumont e sonharam com ele e com a evolução de suas invenções. Para o ator Felipe Custódio, o espetáculo foi “criado a partir de características que identificamos em Albertinho e que deram origem aos ´Engenheiros do Sonho´ - Curiosidade, Dúvida, Auto Estima e Coragem, que é a personagem que faço e que, em momentos do espetáculo, eu também sou o próprio Albertinho Dumundo”.
O tempo é assinalado por um relógio “maluco” que pontua as ações dos personagens e dá saltos atemporais e inusitados nas descobertas que Albertinho faz e que revelam como ele conseguiu transformar a vaidade em um instrumento de improvisações e de inventividade.
“SobreVoar” é o sexto espetáculo montado pela Cia. do Abração para crianças de todas as idades e se realiza com a parceria da Abração Filmes e da Céu Vermelho Produções. A direção é de Letícia Guimarães e tem no elenco Felipe Custódio, Moira Albuquerque, Negra Silva e Simão Cunha. O texto criado pelos atores teve a supervisão de dramaturgia de Letícia Guimarães, coreografia de Fabiana Ferreira, cenografia de Marcelo Scalzo, figurino de Maureen Miranda, iluminação de Anry Aider, músicas e sonoplastia de Karla Izidro. Durante o processo de criação do espetáculo os atores participaram de oficinas com Eliana Campelli, Alysson Siqueira, Karla Izidro, Fabiana Ferreira e Renato Perré.
Cia. do Abração
A Cia. do Abração é um espaço de arte e cultura, que há 10 anos atua em Curitiba e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatrais para todas as idades, com desenvolvimento de dramaturgia própria difundida através de espetáculos de repertório da Cia. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas de diversas áreas, elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.
Ficha técnica
Direção: Letícia Guimarães
Produção executiva: Fabiana Ferreira
Coreografia: Fabiana Ferreira
Cenografia: Marcelo Scalzo e Blas Torres
Figurinos: Maureen Miranda
Adereços: Marcelo Scalzo e Maureen Miranda
Maquiagem: Raul Freitas
Iluminação: Anry Aider
Sonoplastia e composição musical: Karla Izidro
Arte gráfica: Blas Torres
Elenco: Felipe Custódio, Moira Albuquerque, Negra Silva e Simão Cunha.
Oficina espaço, corpo e som: Eliane Campelli
Preparação vocal: Alysson Siqueira e Karla Izidro
Preparação corporal: Fabiana Ferreira
Preparação de animação de objetos: Renato Perré
Músicos convidados para a gravação dos temas musicais: Gabriela Bruel, Tatiana Luiz, Isaac Dias (Grupo Pangea); Gustavo Bonin, Daniel Amaral, Maria Bruel, Igor Dallegrave, Luiz Hadas, Vinícius Araújo, Fred Pedrosa, Eduardo Mercuri (Jazz Cigano), Fábio Raesh (Eu, você e Maria).
Edição de Som: Caio Nocko (gravação e mixagem), Cássio Linhares e Dimitre (Ápex Música e Áudio); Alysson Siqueira (gravação vozes das crianças) e Paulo de Tarso (mixagem)
Fotos: Lauro Borges
Serviço
SobreVoar – espetáculo teatral para crianças de todas as idades
Temporada: de 12 de junho a 8 de agosto de 2010
Horário: sábados, às 18:00 horas e domingos às 16:00 horas
Local: Sala Raul Cruz, sede da Cia. do Abração. Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725. Bacacheri
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Telefones: (41) 3362 9438 – 3362 9595
Capacidade: 60 pessoas
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre, especialmente recomendada para crianças.
Contatos:
Cia. do Abração
Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725
Jardim Social – Curitiba – Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário