sábado, 12 de junho de 2010

Sobrevoar no CADERNO G da Gazeta do Povo


O CADERNO G da Gazeta do Povo publicou, hoje,
matéria sobre SOBREVOAR, o espetáculo da Cia. do Abração
que terá estréia às 20h00 em sua sede no Bacacheri, em Curitiba.

A íntegra da matéria feita por Luciana Romagnolli:

As quedas e os voos de Santos Dumont menino

Em Sobrevoar, sexto espetáculo para todas as idades feito pela Cia. do Abração, o grupo se embrenha nos sonhos de Albertinho Dumundo

Publicado em 12/06/2010 | LUCIANA ROMAGNOLLI


A Cia. do Abração reinventou a infância de Santos Dumont para falar de sonhos. Não daqueles que se realizam facilmente, mas dos que exigem alguma persistência. Como a do aviador que contabilizou uma porção de quedas até lograr seus grandes voos.

Seu alterego infantil, o personagem Albertinho Dumundo, também enfrenta insucessos e inseguranças antes de tirar os pés do chão no espetáculo Sobrevoar, que estreia hoje às 20 horas, na sede do grupo. “Essas quedas nos interessaram para mostrar que a gente cai e se levanta, até atingir o objetivo”, diz a diretora Letícia Guimarães.

Trata-se da sexta produção feita pela companhia curitibana para um público de todas as idades – um modo mais amplo de encarar o teatro que atinge também as crianças. Alguns princípios sobrevivem das montagens anteriores, como o processo colaborativo entre os integrantes para criar a dramaturgia e a personificação de objetos subtraídos do cotidiano. Desta vez, a personagem animada é uma lagarta a quem Albertinho promete levar à Lua. Com qual objeto ela é feita, porém, a diretora mantém em suspense.

Embora tenha se baseado em uma pesquisa sobre o aviador para conceber a montagem, o Abração tomou liberdades criativas. Todos os atores, em algum momento, fazem o Santos Dumont, reconhecível pelo seu chapéu de abas largas. Mas interpretam também os engenheiros do sonho, seres que habitam o quarto do garoto e interagem com ele enquanto dorme. “São também traços da personalidade do Albertinho, um representa a coragem, outro a vaidade, a dúvida e a curiosidade”, conta Letícia.

A peça se vale de alguns momentos musicais, com atores a cantar e até um que toca acordeão, e da trilha sonora composta por Karla Izidoro. Na mistura de linguagens, há também espaço para teatro de sombras, projetado no tecido da cama vertical onde dorme o menino, coreografias e um pouco de mímica contemporânea.

Sobrevoar entra para um repertório que a Cia. do Abração mantém sempre ativo. Ainda este mês, o grupo vai a Londrina como convidado para apresentar no Festival Internacional de Teatro, o Filo, o espetáculo O Trenzinho Caipira (2005). Estórias Brincantes de Muitas Mainhas, de 2006, será apresentado no Recife em julho. E, em agosto, levam um mais antigo, Sonhos de uma Noite de Verão, a cidades do interior do estado, pelo prêmio Miriam Muniz.

Serviço

Sobrevoar. Cia. do Abração (R. Paulo Ildefonso Assumpção, 725), (41) 3362-9438. Direção de Letícia Guimarães. Com Felipe Custódio, Moira Albuquerque, Negra Silva e Simão Cunha. Estreia hoje, às 20 horas. Sábado (exceto hoje), às 18 horas e domingo às 16 horas. R$ 20 e R$ 10. Classificação indicativa: livre. Até 8 de agosto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário