domingo, 1 de agosto de 2010

Saraus "Tardes de Dionísio" começam amanhã

Amanhã começam os Saraus “Tardes de Dionísio” na Casa Hoffmann
Entrada gratuita. Lotação: 60 lugares.

A Casa Hoffmann que é a sede do Centro de Estudos do Movimento, da Fundação Cultural de Curitiba, apresenta nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, com início às 18 horas, a abertura da série de saraus “Tardes de Dionísio”. Nos próximos dois meses e a cada quinze dias, vai incluir em suas atividades além da dança, a leitura de textos teatrais e a apresentação de músicos, compositores, cantores e instrumentistas.

No primeiro evento dos Saraus “Tardes de Dionísio” vai ser feita a leitura do texto “Nós”, de Douglas Daronco, pelos atores Thadeu Peronne, Mazé Portugal, Juliana Leitoles e João Graf. Peronne faz a direção e conta com a assistência de Mazé Portugal. O grupo Pangea União Musical formado por Isaac Dias, Gabriela Bruel, Nati Bermúdez, Tatiana Dias e Karla Izidro vai apresentar músicas compostas por seus integrantes e, no encerramento do sarau, a coreógrafa e bailarina Inês Drumond apresentará com Hadiji Nagao a coreografia que criou em cima da canção “Ser tão sertões”, composta por Karla Izidro, integrante do grupo Pangea.

Os saraus “Tardes de Dionísio” nasceram de uma sugestão, transformada em projeto, pelo jornalista, autor e produtor teatral Rogério Viana, que foi apresentada e discutida com a bailarina Eleonora Greca, coordenadora de dança da Casa Hoffmann. Viana e Douglas Daronco assinam a produção e organização do evento que terá apresentações nos próximos dias 16 e 30 de agosto e 13 de setembro.

Leitura, música e dança

Foi pensando nos textos de autores – novos ou inéditos como ele próprio - que teriam mais dificuldades de serem mostrados e por não terem um local ou mesmo espaço para que isso pudesse acontecer, que Rogério Viana teve a idéia de criar e propor os saraus “Tardes de Dionísio” e oferecer aos novos autores de Curitiba a oportunidade de mostrarem suas peças de teatro, criando um programa, também, para compositores, cantores e instrumentistas apresentarem suas próprias criações e juntar, no espaço adequado da Casa Hoffmann, uma criação coreográfica de uma de suas formas de dança.

Viana convidou seu ex colega na Oficina de Dramaturgia (SESI Paraná), o professor e autor Douglas Daronco, para que, juntos, organizassem e promovessem os saraus “Tardes de Dionísio”. O projeto foi apresentado junto à coordenação da Casa Hoffmann e aprovado. A programação foi montada e os primeiros textos a serem apresentados serão de Daronco, Rogério Viana, Nana Rodrigues e Eliane Karas. Para futuras leituras os produtores e organizadores já abriram inscrições. Serão aceitos textos, preferencialmente, de novos e inéditos autores. Para a parte musical, os convites foram feitos para grupos, instrumentistas e compositores que poderão mostrar seus trabalhos autorais. A primeira participação será do grupo Pangea. No sarau do dia 16 de agosto vão mostrar suas composições os músicos Isaac Dias (violão e rabeca) e Gustavo Bonin (clarineta) e no dia 30 de agosto, se apresentará a cantora, compositora e atriz Hellen Carvalho. Para o evento do dia 13 de setembro os organizadores estão aguardando a confirmação de um jovem compositor curitibano que compõe blues e chorinhos.

Na parte de dança e para os quatro primeiros eventos dos saraus “Tardes de Dionísio”, a coordenadora da Casa Hoffmann, a bailarina Eleonora Greca convidou coreógrafos e bailarinos que executam atividades naquele local ou estejam vinculados a grupos de dança de Curitiba. A primeira participação, na segunda feira, dia 2 de agosto, será de Inês Drumond e de Hadiji Nagao. No dia 16 de agosto, quando acontecerá a leitura do texto “Eu Avec Você”, de Rogério Viana, com Eliane Karas e um ator por ela convidado, será apresentada uma dança de salão pelo bailarino e professor Ronald Pinheiro que vai trabalhar com os bailarinos Rafael Vieira e Inês Drumond e outra bailarina convidada, com um tema musical composto especialmente para o evento pelos músicos Gustavo Bonin e Isaac Dias.

A programação do dia 30 de agosto terá um tema da cantora, compositora e atriz Hellen Carvalho coreografado pelo bailarino Rogério Halila. Ailton Galvão será o responsável pela coreografia a ser apresentada no programa do dia 13 de setembro, com tema de compositor já convidado e que não confirmou, ainda, sua participação.


Trabalho voluntário, sem remuneração

Todo o trabalho dos atores, diretores, assistentes, músicos, compositores, coreógrafos e bailarinos será desenvolvido de forma voluntária, sem nenhum tipo de remuneração. O evento não foi beneficiado por nenhum tipo de verba ou patrocínio e recebe o apoio institucional da Casa Hoffmann e da Fundação Cultural de Curitiba que cede aquele espaço para possibilitar uma oportunidade de encontro de várias formas de arte. Amanhã, na abertura, além da leitura de uma peça teatral, da apresentação de um grupo musical e da coreografia a ser apresentada por duas bailarinas, também será mostrada uma exposição de trabalhos da artista plástica e bailarina Julianne Engelhardt.

Casa Hoffmann

A Casa Hoffmann é a sede do Centro de Estudos do Movimento, que se destina à exploração de novas estéticas do movimento, sendo um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e pensadores renomados, com abordagem de temas variados, entre eles a crítica da dança, estética, filosofia e design cênico.


Serviço:

Programação oficial do primeiro evento dos saraus “Tardes de Dionísio"

Dia 02 de agosto – 18h00

Leitura do texto “Nós” de Douglas Daronco

Direção: Thadeu Peronne 
Assistente de direção: Mazé Portugal
Atores: Thadeu Peronne, Mazé Portugal, João Graf e Juliana Leitoles
Coreografia e performances: Inês Drumond e a bailarina Hadiji Nagao.
Música ao vivo: Pangea União Musical, formada por Gabriela Bruel, Isaac Dias, Karla Izidro, Natalia Bermúdez, Tatiana Luiz.
Música para a coreografia: Pangea, com “Ser tão sertões”, composição de Karla Izidro.
Exposição da artista plástica e bailarina Julianne Engelhardt.
Produção e Organização: Rogério Viana e Douglas Daronco

Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento

Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem - São Francisco
Setor Histórico
(41) 3321-3228



Nenhum comentário:

Postar um comentário