quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

"Grupo Galpão: uma história de encontros" será lançado sábado

Eduardo Moreira no ensaio de "As três irmãs"
Eduardo Moreira é o autor do livro

Neste sábado, 4 de dezembro, o projeto Sabadão promoverá, no Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte (MG), o lançamento do livro "Grupo Galpão: uma história de encontros", escrito pelo ator, diretor e um dos fundadores do Grupo, Eduardo Moreira. Em suas 295 páginas estão registradas as experiências e os mais expressivos encontros do Grupo, ao longo de quase trinta anos, com atores, autores e diretores, como: Paulo José, Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Ulysses Cruz, Eid Ribeiro, Paulinho Polika, Fernando Linares, Carmen Partenostro, Aderbal Freire Filho, Paulo de Moraes, entre tantos outros renomados artistas do Brasil e do exterior.

Segundo o autor, mais do que relatar a trajetória da companhia, seu desejo foi escrever sobre as vivências, as contradições, os dilemas, os sofrimentos, as angústias, as expectativas e as alegrias dessas experiências coletivas, que são “o teatro em sua essência de grupo”.

Os relatos são divididos em três partes: na primeira, estão os primeiros doze encontros do grupo, com análises e descrições de experiências e montagens feitas com diretores convidados; a segunda parte analisa os encontros mais diversos a partir dos elementos da vida do teatro, tais como o público, as viagens, os festivais de teatro, os grupos de teatro, a música, a dramaturgia (incluindo a relação com os textos clássicos), o corpo, o figurino, o cenário, a luz, o som e a produção. Já a terceira parte, contempla encontros ligados ao cinema, como o relato da experiência do documentário “Moscou” dirigido por Eduardo Coutinho e Enrique Diaz e o trabalho com o diretor e preparador de elenco, Sérgio Penna.

Realizada em co-edição pelo CMPT – Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto, através do Selo Edições CPMT, e a Duo Editorial, esta primeira edição será de mil exemplares, que estarão à venda nas livrarias Quixote, no Galpão Cine Horto e na boutique virtual do grupo (www.grupogalpao.com.br), ao valor de R$50,00.

O projeto Sabadão, realizado desde o ano 2000, é o projeto de encontros do Galpão Cine Horto, que convida artistas de destaque na cena teatral brasileira para refletirem sobre o seu fazer e compartilharem sua experiência. As palestras, debates, exibições de vídeos e aulas-espetáculo, todos gratuitos, tem periodicidade mensal e são voltados para estudantes e profissionais de teatro.

*O Grupo Galpão tem patrocínio exclusivo da Petrobrás.

SABADÃO com Eduardo Moreira (Grupo Galpão)
04 dezembro | sábado, 15h
ENTRADA FRANCA

No Galpão Cine Horto
Rua Pitangui, 3613 - Horto
Belo Horizonte - MG
55 31 3481-5580

Nenhum comentário:

Postar um comentário