quinta-feira, 30 de setembro de 2010

"Vida", amanhã e sábado no CIETEP

O espetáculo Vida, mais recente montagem da Companhia Brasileira de Teatro, retorna a Curitiba com duas únicas apresentações, amanhã (6a. feira) e sábado (dia 2 de outubro), no CIETEP. Com um percurso festejado, que iniciou no Festival de Curitiba e já passou por diversos palcos nacionais, a montagem vai para o palco do teatro SESI-CIETEP, na avenida das Torres.

A montagem é um dos grandes sucessos brasileiros do ano. Estreou em março no Festival de Curitiba. Depois passou também pelo FILO – Festival Internacional de Londrina e teve temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo, além de duas apresentações no interior do Paraná. Em agosto, foi apresentada no FIT – Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte. Em setembro, passou com ótima repercussão pelo MIRADA Festival Iberoamericano de Teatro de Santos e FITA Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis.

“Vida” é o resultado de um longo e profundo período de pesquisas sobre a obra do poeta curitibano Paulo Leminski. A peça não é a adaptação de uma obra literária, mas sim um texto original escrito a partir da experiência de leitura e de convivência criativa com os textos do autor e suas referências. Não existe no texto a citação de um único poema na íntegra, mas a essência da obra de Leminski - viva e pulsante.

Assim como o próprio inspirador do trabalho, o espetáculo “Vida” se apropria de referências múltiplas e as coloca num caldeirão próprio e pessoal. Com liberdade para criar e repensar, os integrantes da companhia se deixaram atravessar e contaminar pelo espírito rebelde e revolucionário de Leminski. A influência também se reflete no fluxo visceral de idéias, que remete a Catatau, obra maior do artista. Um fluxo urgente, nas águas do qual se é arrastado sem poder parar.

ENREDO

Exilados numa cidade imaginária, dois homens e duas mulheres fazem parte de uma banda que ensaia para uma apresentação comemorativa do jubileu da cidade. Fechados numa sala vazia, convivem entre si e revelam comportamentos, relações, conflitos e histórias. Erupções de suas vidas prosaicas, repletas de humor, sensibilidade e um sentido de transformação.

A partir da relação dos quatro personagens, se transformando - a si próprios e aos outros, assim como ao ambiente que os cerca – brota e flui uma viagem para a mudança. Mudar, ou não conseguir mudar e apenas ver.

DA PESQUISA AO PALCO

A Companhia Brasileira de Teatro iniciou o projeto que culmina com esta montagem há dois anos, com patrocínio da Petrobras. A pesquisa teve como objeto de estudo a obra do poeta curitibano e multiartista Paulo Leminski, morto aos 44 anos de idade em 1989.

Dando continuidade às atividades ao redor da obra de Paulo Leminski, a companhia iniciou 2009 com a criação do espetáculo propriamente dito. Mais um ano de trabalho decorreu, até a criação de “Vida”. O texto final é de Márcio Abreu, mas contou com processo colaborativo de todo o elenco, formado por Giovana Soar, Nadja Naira, Ranieri Gonzalez e Rodrigo Ferrarini.
  
Vida: Ranieri Gonzalez, Giovana Soar e Rodrigo Ferrarini
(foto Marco Novak)
Ficha Técnica
Elenco:  Giovana Soar
               Nadja Naira
               Ranieri Gonzalez
               Rodrigo Ferrarini
Músico: Gustavo Proença
 
Texto e Direção: Marcio Abreu
Dramaturgia: Giovana Soar, Marcio Abreu e Nadja Naira
Trilha sonora: André Abujamra
Direção vocal de texto: Babaya
Iluminação: Nadja Naira
Assistente de iluminação e produção: Erica Mityko
Cenário e Figurino: Fernando Marés
Cenotécnico: Sérgio Richter
Contra-regra e assistente de produção: Rodrigo Hayalla
Ilustração: Solda
Design Gráfico: Adriana Alegria
Fotografia: Elenize Dezgeniski
Captação e edição de vídeo: Marlon de Toledo
Assessoria de Imprensa: F C comunicação
Tradução dos textos: Anna Podlesna Guarize, Irina Starostina e Giovana Soar
Administração: Lica Capovilla
Produção Executiva: Cássia Damasceno
Criação, Realização e Produção: companhia brasileira de teatro


Nenhum comentário:

Postar um comentário