sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A preparação psicossomática de atores e construção corporal de personagens



Tonio Luna e a preparação de atores

A preparação psicossomática de atores e construção corporal de personagens, trabalho desenvolvido pelo psicólogo Tonio Luna, em Curitiba, parte da leitura técnica da relação entre corpo e mente apresentada por Wilhelm Reich, Alexander Lowen, David Boadella, Federico Navarro, Stanley Kelleman e outros. 
A personalidade em cena tem um corpo específico e este impressiona a platéia. O ator carrega em seu corpo sua história (segundo a teoria das couraças de Reich) e esta afeta o corpo de seu personagem. Quanto mais o corpo do ator se aproxima do corpo do personagem mais próximo da arte a apresentação se torna.  Assim cabe ao ator conhecer seu corpo e modificá-lo para entrar em cena.  Conhecer seu corpo significa se conhecer profundamente, tornar-se inteiro.  Este inteiro produz arte que transforma.  
O trabalho parte de conhecimentos de neurofisiologia, vegetoterapia, psicologia e arte.  Dirige-se a todos que querem entrar em cena, tais como atores, contadores de história e bailarinos.  E a quem quiser se desafiar a atingir o desconhecido, a arte.
Sobre o trabalho de Tonio Luna, o ator Richard Rebelo disse: "Sou ator e sei que o teatro é um momento único na vida de quem assiste e de quem o faz. O teatro é aquilo que acontece naquele momento. Preparar o ator para que ele faça sua arte acontecer é um trabalho muito nobre. O Tonio é um desses profissionais raros na minha profissão. Ele não está no palco, mas seu trabalho pode ser visto nos movimentos dos atores por ele preparados. Se você sair de um casulo preparado por Tonio Luna, com certeza vai borboletear mais alto, mais longe e com um bater de asas tão forte que será capaz de ser ouvido em outros lugares, situações, mundos e personagens diferentes".

Tonio Luna por ele mesmo

Nasci no Rio de Janeiro em setembro de 1961. Filho de ator conhecido na época, e de uma mãe que perguntava: "cadê o meu marido?". Atores são como borboletas, mãe! Ela não me ouviu e três meses depois que eu nasci veio para Curitiba. Borboleta pai veio atrás e borboleteou no teatro, rádio e televisão aqui também. Eu, como criança adorava os borboleteios!!
Quando adolescente me tornei marinheiro, para deixar meus olhos livres e imaginar. Já tinha aprendido a ouvir as pessoas e, sei lá de onde veio isto (minha avó alemã, talvez), observava o corpo delas. Nos navios eu conversava e ouvia histórias. Nas férias fiz curso de massagem e a bordo desentortava os corpos. Depois não quis mais ficar no mar por tanto tempo e mudei de profissão. Aprendi mais massagem, acupuntura, fiz terapia, psicologia corporal e me formei psicólogo. Tive atores pacientes que me convidaram para levar a psicologia do corpo para o teatro. Fiz bioenergética, gritos, berros e tudo mais. Depois coordenei uma comissão de arteterapia no Conselho Regional de Psicologia e conheci mais do que é a arte. Estudei neurofisiologia, neuroanatomia, mais Reich, vegetoterapia e formei um conceito do corpo em cena. 
Deu certo! Quem fez trabalho comigo ganhou prêmio, a peça também, e eu achei divertido fazer isso. Tão divertido que virou trabalho e hoje converso com muita liberdade com os atores sobre o trapézio , o gastrocnêmico e outros músculos. Quero chegar a um corpo em cena que faz arte e provoca nas pessoas da platéia algo transcendental, que as modifica e cura. Escrevi teatro, fiz monólogo, dirijo a peça "A LUTA" e preparo atores. Nasci no teatro e trouxe a psicologia para ele. 

Tonio Luna no Teatro e em publicações sobre Psicologia

Autor e ator da peça “Psicólogo da Silva”
Preparação Corporal da peça  “ Lisístrata – Distraídas Venceremos”
Preparação Corporal da peça  “Morgue Story” – Troféu Gralha Azul 2004
Preparação Corporal da peça “Garotas Vampiras Nunca Bebem Vinho”
Direção do espetáculo “Mr Richard in Comedy”
Direção do espetáculo “O Catarina”
Preparação de elenco da peça “Diga Aonde Dói”
Direção do espetáculo “O Causo é o Seguinte”, de contação de causo e moda de viola
Direção e preparação corporal do espetáculo “A LUTA”
Coaching de atores desde 1994

Escritor do editorial “Psicólogo da Silva” – Revista Contato – CRP 08
Ex-membro do Conselho Editorial da revista “ Diálogos” do CFP – Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário