quarta-feira, 30 de março de 2011

A Primeira Campainha está no Festival de Curitiba

Recebi da assessoria de imprensa da Primeira Campainha, companhia de teatro de Belo Horizonte, o seguinte material divulgando a presença do grupo no Festival de Curitiba.

Veio assim, assinada por Ana Alyce Ly e João Santos:

Sem patrocínio e sem vergonha na cara. A Primeira Campainha um dos coletivos teatrais mais respeitados da cena alternativa mineira faz, em 2011, sua estreia no Festival de Curitiba. “Elisabeth está atrasada...” e “Sobre Dinossauros, Galinhas e Dragões – Trilogia Completa” serão apresentados como parte da programação do Fringe, no Teatro Mini-Guaíra.

We are the World

Sempre custeando suas montagens, sem qualquer tipo de patrocínio, a Primeira Campainha se depara com um novo desafio. Para levar seus espetáculos à Curitiba mais uma vez não receberam nenhum apoio financeiro. A solução encontrada pelo coletivo foi apelar para o financiamento coletivo (crowdfunding). A campanha Leve8 convocou a classe artística, parceiros, amigos e o público em geral a colaborar da forma que puder, com a quantia que puder. Para isso foi disponibilizada uma conta bancária para receber doações, que também puderam ser feitas online. Os colaboradores puderam ainda telefonar e conversar diretamente com as atrizes. Uma planilha com os gastos previstos também foi disponibilizada para download no blog da Primeira Campainha.
Outra maneira de ajudar a campanha foi pela divulgação. Além da propagação do flyer e do logo da campanha, artistas mineiros começaram a gravar vídeos apoiando a idéia. Os primeiros foram Assis Benevenuto (ator, dramaturgo e diretor do Quatroloscinco) e Fafá Rennó (ex-Luna Lunera, atriz, dramaturga, diretora e jornalista) que gravaram, à capela, o clássico “We are de World”, hit da campanha humanitária promovida nos anos 80 por Michael Jackson e Lionel Ritchie. Depois foi a vez de Guilherme Morais (ator, diretor, coreógrafo e performer) fazer sua interpretação da mesma música, atravessada por uma performance aos moldes trans-revolucionários de sua personagem Trash Diva, já tradicional no “buteco171”. A partir de então os vídeos não pararam de chegar: entre os que já colaboraram estão os amigos Samira Avila, Dayse Bélico, Rodrigo Veloso (atores), Angélica Santana, (artista plástica e professora) e Leo Mendonza (músico e professor) que cantam, dançam e improvisam, tudo para ajudar as amigas. Um jantar beneficente marcou o ápice da campanha. Parceiros, amigos, familiares e importantes nomes da classe artística mineira compareceram ao evento


Minas é presença marcante no Festival de Curitiba

O teatro mineiro sempre teve destaque no Festival de Curitiba. Com o Fringe, além dos grupos já consagrados, novos nomes passaram a realizar apresentações notáveis. Em 2005 o Espanca! se destacou com seu espetáculo de estréia, “Por Elise” (direção Grace Passô). Um ano depois foi a vez do Luna Lunera participar da mostra, com “Não desperdice sua vida” (dirigido por Cida Falabella). Ano passado foi o Quatroloscinco que representou potência da cena mineira com “É só uma formalidade” (direção coletiva).
Em 2011, Minas volta a marcar presença no festival paranaense. Entre os vários coletivos mineiros que participam do Fringe, a Primeira Campainha é certamente um dos maiores destaques.

“Elisabeth está atrasada...”

Originalmente concebido como Trabalho de Conclusão de Curso (UFMG) da atriz Angie Mendonça, o espetáculo "Elisabeth está atrasada..." já foi assistido por cerca de 2.000 espectadores. Com mais de 20 apresentações no estado de Minas Gerais, a montagem já passou pelo "Festival da Loucura 2009" (Barbacena - MG) e foi um dos grandes destaques de público e crítica do IV Verão Arte Contemporânea em 2010.

Com direção de Marina Arthuzzi, que também está no elenco, "Elisabeth" marca a estréia da Companhia Primeira Campainha em um espetáculo de longa duração. Ainda compõem a "Campainha": Mariana Blanco, Marina Viana e Patrícia Diniz que, juntas, realizaram um espetáculo que leva ao extremo o conceito de criação coletiva.

"Elisabeth..." cumpriu diversas temporadas em Belo Horizonte, participando do 12º Peça BIS no Teatro Alterosa (festival que reapresenta destaques do teatro mineiro) e em uma série de apresentações no Teatro João Ceschiatti (Palácio das Artes) no fim do mês de Julho de 2010.

O espetáculo voltou à cena em 2011 levando renovação à 37ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte. Embarca para Curitiba no fim de Março para integrar a programação do FRINGE 2011 (parte do Festival de Teatro de Curitiba)

Sinopse
Chá a las cinco de la tarde. Édipo já tinha cometido sua falha e a bruxa seduzido com uma maçã a inocente princesa branca como a neve e de lábios vermelhos como a rosa...
Quatro personagens contextualizadas em um universo ultrafeminino, sarcástico e melodramático reunidas em um chá para realizarem seu tradicional clube de leitura.
 "Elisabeth está atrasada..."  é uma tragicomédia que ironiza concepções acerca da mulher.
De Almodóvar a Gloria Gaynor, sem perder o ritmo.

Pesquisa

No intuito de se criar uma proposta teatral que esteja em sintonia tanto com a realidade econômica das produções independentes quanto com os rituais de criação da cibercultura, surgiu o "Teatro Fanzine". Estética Marginal e aficcionada, se assemelha ao teatro de revista mas traz consigo o excesso de informação no mínimo de tempo e espeço (Fanatic Magazine). O "Teatro Fanzine" tem sido a base das pesquisas da Primeira Campainha.

"Elisabeth está atrasada..." é um processo embasado em personagens lorquianos, arquétipo jungianos e conceitos freudianos relacionados `amitologia grega. Os perfis forneceram subsídio para a criação de fichas de jogo (descrição de habilidades) e avatares (representação visual de um utilizafor em realidade virtual) das personagens/jogadoras.

O Roleplaying Game (RPG) foi utilizado como estratégia de criação das personagens sob a orientação de um mestre (João Marcos dadico), definindo, através das fichas, todos os atributos das personagens, sempre colocadas em situações de cooperação e disputa. A partir de um "Chá das cinco/Clube do livro", e diversas situações e conflitos, desenvolveu-se o fio condutor da história. Cada personagem, ainda, possuía como referência outras celebridade que vão do mundo televisivo, como desenhos de Walt Disney, as personalidades públicas como Eva Perón e Marilyn Monroe.

Ficha Técnica

ELENCO/PERSONAGENS
Luiz Felipe D’Ávila (Mestre Fredo)
Mariana Blanco (Gigita)
Marina Arthuzzi (Tereza)
Marina Viana (Norma Juno Reagan)
Paolo Mandatti (Elisabeth)
Patrícia Diniz (Rita Sue)

EQUIPE TÉCNICA  
     
Concepção: Angie Mendonça, Mariana Blanco, Marina Arthuzzi, Marina Viana e Patrícia Diniz
Direção: Marina Arthuzzi
Mestre de RPG: João Marcos Dadico
Locução: Luis Humberto Garcia
Iluminação: Marina Arthuzzi
Cenotécnica: Daniel Herthel
Operação de Som: Henrique Limadre
Operação de Luz: Guilherme Morais
Vídeo: Giovanna Lanna e Luiz Felipe D’Ávila
Produção: Companhia Primeira Campainha
Design de projeto: Patrícia Diniz
Assessoria de Comunicação: Ana Alyce Ly e João Santos

“Sobre Dinossauros, Galinhas e Dragões” (TRILOGIA COMPLETA)

Espetáculo que se completa em três partes distintas, duas dedicada aos animais – dinossauros e galinhas - e outra à figura mitológica do dragão. A cena II de III marcou a estreia da Primeira Campainha no “9° Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto” quando, em 2008, esta ficou entre as cinco vencedoras do Festival. Dedicada às Galinhas, a cena faz diferentes conexões com o universo da ave, criando um estranho show de variedades que aborda reflexões filosóficas, usando canções e buscando referencias que vão desde fragmentos de autores renomados e piadas da Internet, a celebridades do mundo do entretenimento. Uma brincadeira cênica que fala do excesso, da dúvida e da graça de viver no século XXI.

Ao final de 2010, o grupo estreiou a trilogia completa do espetáculo. Após breve temporada de estréia, “Sobre Dinossauros, Galinhas e Dragões” faz agora a primeira viagem de sua carreira para Curitiba, onde será apresentado no maior festival do país.

A partir do tema central de cada bloco, fala-se sobre tudo. Com música, dança, manobras de skate, fragmentos de textos de autores como Clarisse Lispector, Caio Fernando Abreu e Augusto Montessoro, solos de guitarra invisível, rebolados de Elvis Presley e lutas de monstros Japoneses. A trilogia se completa como uma edição comemorativa, um grande almanaque parecido com os que se comprava nas férias, no qual, continha todas as histórias da Turma da Mônica do semestre.

Sinopse

Os dinossauros foram extintos há mais de 65 milhões de anos, pelo impacto de um asteróide. Sabemos que eles eram ovíparos. E que a galinha é a parenta mais próxima do temido tiranossauro rex, o maior predador da era jurássica. Dada a ironia do “rei dos répteis tiranos” ter se tornado o franguinho nosso de cada dia, a franzina ave modificada geneticamente pelas grandes empresas alimentícias, o cristo dos vegetarianos, vegans e radicais em geral do ramo. As galinhas que – coitadas – não tem para onde ir.
Pós a aurora do homem do filme de Kubrick, ao som de “Also Sprach Zarathustra” de Strauss, a música que abria os shows de Elvis Presley (maravilhoso dinossauro de belíssimo rebolado) a galinha vive seus tempos inglórios de fama. Antes de confabularmos sobre quem veio antes, o ovo, ou a galinha. Antes do ovo de Colombo e do Mc Chicken Jr. a R$ 3,00.

Os dinossauros povoam o mundo das crianças, dos nerds e dos programas da Discovery Channel. Os antigos do Rock ‘n roll são dinossauros, os atores da velha guarda são dinossauros, a academia é quase sempre um dinossauro. Roberto Marinho se não tivesse sido um ciclope em vida, teria sido um “cidadão dinossauro Kane”. A economia e a hegemonia estadunidense estão se metamorfoseando em dinossauro...e em seguida, saudamos os dragões, da robótica ou da mitologia, em nosso festejo regurgitofágico .

O dragão é a figura mitológica mais popular entre as civilizações, um réptil mágico que vive cerca de 50.000 anos e precisa morder o rabo para morrer. Já os dragões da nossa geração estão transvestidos de mitos, Michael Jackson, Dercy Gonçalves e Liz Taylor. John Lennon, Mark Chapman e Ernesto Che Guevara. Marlyn Monroe e Ana Maria Braga. A revolução comunista, o amor livre e a AIDS. A Caverna do Dragão, que não tem capítulo final.

Pesquisa: Teatro + Fanzine

Uma revista revê acontecimentos, elabora críticas, parâmetros e crônicas de um universo específico. Um fanzine faz o mesmo, porém, num caráter amador, de fã, do “não especialista”, de um aficionado (Fanatic Magazine).

O Teatro de revista é um gênero de teatro musical do começo do século XX, que se caracteriza por uma crítica de costumes, popular, tida como vulgar pela intelectualidade vigente e adorada pelo grande publico.

A revista (papel), no aspecto jornalístico, é tecnicamente “não tendenciosa”. Já o fanzine age tendenciosamente e marginalmente em prol de um estilo de música, de poesia, uma vertente política, uma corrente literária, e, geralmente (no que concerne às técnicas usadas ou ao material usado para a confecção do mesmo) de maneira precária.

O “Teatro Fanzine” é assim como o fanzine, marginal e aficionado. Marginal por querer fazer da precariedade um musical e, aficcionado porque adoramos o que fazemos. “Sobre dinossauros, galinhas e dragões” é um Teatro Fanzine, um teatro que se assemelha ao de revista mas traz consigo o caótico século XXI, o excesso de informação no mínimo de tempo e espaço. O comprometimento de um aficionado e a marginalidade utópica de quem brinca nas bordas, mas tem algo a dizer.

Esse gênero tem sido a base de nossas pesquisas, no intuito de se criar uma vertente teatral que se aplique a nossa realidade econômica e aos nossos rituais de criação próprios da cibercultura. Este é um teatro manifesto, que aplica a estética punk do faça você mesmo. Por querer transmitir informação e idéias mesmo que o espaço seja pequeno, o tempo curto e o dinheiro pouco. Uma proposta estética e ética sobre o fazer teatral em tempos de google, crise financeira, carteirinha de estudante, ônibus caro e cachê barato.

Dramaturgia e Videogame

Nossa estratégia dramatúrgica é a plagicombinação, que significa, para nós, reorganizar e ressignificar discursos, apropriando antropofágicamente de conceitos e idéias para transformá-las à nossa maneira (pesquisa multireferencial/livre associação).

O recurso utilizado para impulsionar as improvisações foi o videogame, através do jogo “Guitar Hero” - que consiste em tocar clássicos do rock apertando botões. O laboratório com o jogo forneceu material para experimentações sonoras, criação de partituras físicas e para elaboração de discursos e teorias/pastiches sobre os recortes dos temas.

Ficha Técnica

Concepção, dramaturgia e direção: Primeira Campainha
Atrizes: Mariana Blanco, Marina Arthuzzi e Marina Viana
Cenário: Daniel Herthel, Mariana Blanco, Marina Viana e Marina Arthuzzi
Figurino: Mariana Blanco, Marina Arthuzzi e Paolo Mandatti
Iluminação: Marina Arthuzzi
Playback: Ernani Maletta
Locução: Raul Neto
Programação Visual: Ana Alyce Ly, João Santos e Tomás Arthuzzi
Fotos: Tomás Arthuzzi
Videos: Joacélio Batista e Luiz Felipe D’Avilla
Consultoria Musical: Alex Queiroz, Humberto Augusto e Kiko Ferreira
Consultoria Tecnológica e Circuit Bending: Daniel Herthel
Assessoria coreográfica e suporte operacional: Guilherme Morais
Assessoria de Comunicação: Ana Alyce Ly e João Santos



 PRIMEIRA CAMPAINHA APRESENTA
“Elisabeth está atrasada...”
Direção: Marina Arthuzzi
Dia 30 de março - Duas apresentações - 16h e 23h
Dias 02 e 03 de abril - 23h


Mini-Guaíra (Aud. Glauco Flores Sá de Britto)
Rua Aminthas de Barros, s/nº
Ingressos: R$10 (inteira) - R$5 (meia)

Parte da programação do
FRINGE/ Festival de Curitiba

“Sobre Dinossauros, Galinhas e Dragões” 
(TRILOGIA COMPLETA)

Direção: Primeira Campainha

05 de abril, às 12h e às 23h
06 de abril, às 16h


MINI-GUAÍRA (Auditório Glauco Flores Sá de Britto)
Rua Aminthas de Barros, s/nº
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

INFORMAÇÕES

www.festivaldecuritiba.com.br | www.1campainha.blogspot.com


ASSESSORIA DE IMPRENSA PRIMEIRA CAMPAINHA
Telefones: (31) 9212-2690 e (31) 9903-9740 (Ana Alyce Ly e João Santos)
 comunicacaocampainha@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário