quarta-feira, 24 de agosto de 2011

As múltiplas vozes de Leminski, hoje, na Biblioteca Pública do Paraná

Matéria publicada no Caderno G, da Gazeta do Povo
Leminski completaria 67 anos hoje. Para comemorar esta data a Biblioteca Pública do Paraná montou um programa que vai ajudar a entender as múltiplas vozes do poeta paranaense que morreu em 7 de junho de 1989. Será aberta, no hall de entrada da BPP, uma exposição de fotos de Jack Pires com textos de Paulo Leminski e que mostram as ruas de Curitiba. Os 24 painéis de fotos foram publicados em 1976 no livro "Quarenta Clics em Curitiba".

Outra voz de Leminski, verdadeira e sem filtros ou adensamentos, será o documentário em vídeo "Ervilha da Fantasia - Uma Ópera Paulo Leminskiana", produzido e dirigido pelo cineasta Werner Schumann, que será mostrado no auditório Paulo Garfunkel.

Leitura dramática inicia as homenagens

No programa da BPP, o que vai acontecer logo no início, às 17h45, será a leitura dramática do texto do jornalista e autor teatral Rogério Viana "O dia em que morreu Leminski". Na peça, revelam-se outras vozes, múltiplas vozes de Leminski em palavras que originalmente não são dele, mas, sim, referências a ele.

O texto traz três personagens - Demétrio Trindade, Marcelo Antero e Lílian Pedrozo - e serão mostrados pelos atores Felipe Custódio, Val Salles e Naiara Bastos, sob a direção de Léo Moita.

No "Caderno G" da Gazeta do Povo

A jornalista Helena Carnieri escreveu uma matéria que foi publicada no "Caderno G" da Gazeta do Povo. A íntegra da matéria pode ser lida neste link.

Na abertura da matéria é dado o seguinte destaque:

If you don’t know me by now/ you will never never never know me (se você ainda não me conhece, nunca irá me conhecer) dizia o sucesso do Simply Red em 1989. Em 7 de junho daquele ano morria o poeta Paulo Leminski. Ao usar os versos da canção em sua peça O Dia em Que Morreu Paulo Leminski, o dramaturgo Rogério Viana pretende abordar um fato curioso: como hoje proliferam as criações artísticas baseadas na vida e na obra do escritor curitibano, isso faz com que o público e os artistas estabeleçam contato com a obra do autor de Catatau por meio de terceiros.
(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário