segunda-feira, 22 de agosto de 2011

BPP e MIS promovem eventos em homenagem a Leminski

Foto de Jack Pires associada a poema de Leminski que integra a exposição
Nesta quarta feira, dia 24 de agosto de 2011, o escritor curitibano Paulo Leminski completaria 67 anos. Para comemorar a data, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) abrem a exposição “Clics em Curitiba”, com 24 painéis de fotos de Jack Pires associadas a poemas de Leminski, considerado um dos escritores brasileiros mais importantes da segunda metade do século 20.

As imagens e os textos foram originalmente publicados no livro “Quarenta Clics em Curitiba”, lançado pela dupla em 1976. A abertura da mostra é às 19h, em seguida, às 19h30, será exibido no Auditório Paul Garfunkel o documentário “Ervilha da fantasia - uma ópera Paulo Leminskiana”, do cineasta Werner Schumann.

A programação ainda conta com a leitura dramática do texto “O dia em que morreu Leminski”, escrito pelo jornalista e dramaturgo Rogério Viana, também no auditório, às 17h30. A leitura é dirigida por Léo Moita e tem participação dos atores Felipe Custódio, Val Salles e Naiara Bastos.

Jack Pires foi um fotógrafo paulista radicado durante muitos anos em Curitiba, onde desenvolveu diversas atividades na Fundação Cultural de Curitiba e trabalhou em importantes estúdios fotográficos. Realizou, nos anos 1970 e 1980, valiosos registros do cotidiano da capital paranaense, num estilo que foi comparado ao de Henri Cartier-Bresson. Em 1976 convidou Leminski para associar seus poemas a diversos flagrantes registradas nas praças e ruas da cidade. O resultado é um livro de grande valor artístico e documental.

Serviço:

Clics de Curitiba

Exposição de fotos do livro “Quarenta Clics em Curitiba”

A partir de 24 de agosto, às 19h

Visitação até 24 de setembro - Hall de entrada da BPP

Ervilha da Fantasia

Documentário do cineasta Werner Schumann

Dia 24 de agosto, às 19h30

Auditório Paul Garfunkel, no 2º andar da BPP

O dia em que morreu Leminski

Leitura dramática, de autoria do jornalista e dramaturgo Rogério Viana.

Direção Léo Moita, com Felipe Custódio, Val Salles e Naiara Bastos.

Dia 24 de agosto, às 17h30

Auditório Paul Garfunkel, no 2º andar da BPP
Biblioteca Pública do Paraná 
Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba.

Entrada franca
Mais informações: 41 32214900
Ilustração da camiseta que homenageia Leminski



Nenhum comentário:

Postar um comentário