terça-feira, 6 de setembro de 2011

Setembro, uma peça de teatro que reflete sobre aquele dia 11 de setembro de 2001

Os alunos da 8a fase do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina, apresentam nos dias 9 a 25 de setembro 2011, de sexta a domingo às 20h, no Teatro da UFSC, uma das primeiras grandes montagens do curso, que forma sua primeira turma no final deste ano.
Com direção de Fabio Salvatti, co-direção de Gerson Praxedes, direção de arte de Luiz Fernando Pereira, e uma equipe de 21 alunos, o espetáculo encena um olhar sobre a experiência humana nestes dez anos que nos separam dos eventos do dia 11, a partir da percepção de que os atentados do dia 11 de Setembro inauguraram um novo sistema geopolítico no século XXI. A Guerra contra o Terror que se seguiu a partir daí tem pautado as relações interpessoais, internacionais e interculturais dos indivíduos e nações.
Campanhas de delação afixadas em cartazes nos principais centros urbanos dos países desenvolvidos, flagrantes abusos contra os direitos humanos, intolerância religiosa, disseminação da xenofobia: o mundo deste novo milênio está, decididamente, marcado pelas cicatrizes de um conflito biopolítico.
“A discussão que propomos não pretende ser dogmática ou fundamentada em uma tese a ser defendida, mas, antes, oferecer um campo sensível de reflexões atravessado por memórias individuais e políticas”, sublinha Salvatti.
Cena de "Setembro" - foto de Larissa Novak
Vídeo com imagens do atentado e depoimentos dos alunos sobre o que estavam fazendo no dia 11 de setembro de 2001:
http://youtu.be/fFNhUWNT6No

Vídeo com o relato do professor de Direção Teatral, Fabio Salvatti, sobre o processo criativo da montagem:
http://youtu.be/-ZuHWnqIO3A

Vídeo-clip da apresentação em São Paulo:
http://youtu.be/gUacoxPpg0M

Fotos do espetáculo, em apresentação na Mostra Universitária da Cia Elevador de Teatro Panorâmico em São Paulo:
http://www.flickr.com/photos/artescenicasufsc/sets/72157627595252226

Release expandido no site da Agência de Comunicação da UFSC:
http://noticias.ufsc.br/2011/06/28/curso-de-artes-cenicas-leva-reflexao-sobre-o-11-de-setembro-para-o-teatro/




Depois desta temporada, a peça será apresentada nos Campi da Universidade em Santa Catarina.

Um comentário:

  1. Eu estava em Curitiba, na minha casa. Os jornais começaram a mostrar uma explosão em uma das torres, sem saber direito o que dizer. Liguei para a casa da minha avó na praia e falei com minha irmã. Eles também estava vendo a notícia.
    Naquele momento, mais do que o ataque, me impressionou a possibilidade de presenciá-lo diante da tv. O fato de estarmos todos olhando para os avioões se chocando contra as torres me causou um sentimento que muito tempo depois consegui traduzir em palavras, emprestando as de Karlheinz Stockhausen , sobre os atentados de 11 de setembro de 2001: "A maior obra de arte já realizada."

    ResponderExcluir