terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

SESI Paraná vai divulgar em seu site todos os textos de integrantes do seu Núcleo de Dramaturgia de 2009, 2010 e 2011


A pedido da Anna Zétola, da Gerência de Cultura do SESI Paraná, estou publicando, aqui, a lista de nomes de integrantes da Oficina do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná, que participaram nas turmas da tarde e da noite no ano de 2009. Não é uma lista completa, mas é a lista das pessoas com as quais tive contato e que sei que participaram das atividades da Oficina naquele ano.

O pedido da Anna Zétola tem uma razão. Segundo ela informou, o SESI Paraná "vai colocar no site um espaço com textos produzidos por todos os alunos do núcleo para divulgar as obras".  

O SESI Paraná também vai elaborar um contrato de cessão de direitos autorais para que possa divulgar em seu site os textos produzidos pelos integrantes de sua Oficina de Dramaturgia nos anos de 2009, 2010 e 2011. 

Em e-mail que enviei para a Anna Zétola, ontem, informei a ela que em 2009 todos os integrantes da Oficina de Dramaturgia que escreveram textos - alguns não escreveram textos e alguns que escreveram foram selecionados e publicados em livros em 2010 - assinaram um contrato de cessão de direitos autorais que foram entregues, à época, para Marcos Damaceno, então coordenador da Oficina de Dramaturgia. 

A Anna Zétola também quer que eu forneça a lista de integrantes das turmas seguintes - de 2010 e 2011 - mas, infelizmente não tenho os nomes dessas pessoas, embora saiba nomes de algumas pessoas que participaram ou se inscreveram nas tais turmas - iniciantes ou avançados - no ano de 2010 ou 2011.

São esses os nomes que pude resgatar no meu cadastro - turmas de 2009.

Forneci para a Anna Zétola nomes e e-mails.

Alessandra Flores
Cláudia Brito
Cléber Braga
Cynthia Becker
Douglas Daronco
Eliane Karas
Humberto Gomes
J.D. Baggio
Ligia Oliveira
Lucas Komechen
Marcelo Bourscheid
Nana Rodrigues
Otávio Linhares
Pagu Leal
Sabrina Lopes
Sueli Araújo

Outros nomes, que não tenho registrado e-mails, são estes:

Alexandre França
Patrícia Kamis
Preto
Bárbara Lia

2 comentários:

  1. No FACEBOOK, troquei comentários com a Ana Johann sobre a matéria acima:

    Ana Johann Como assim Rogério? Eles tem sim os aprovados, inclusive na pagina do SESI na busca.
    há 46 minutos · Curtir
    Rogério Viana ah, é? Pois sim... veja o e-mail que a Anna Zétola me mandou ontem: De: Anna Paula Zetola
    Para: rogeriobviana@yahoo.com.br
    Cc: Janaina Coelho Adao
    Enviadas: Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2012 16:43
    Assunto: ENC: texto dramaturgia

    Olá Rogério,

    Conforme combinado abaixo o release para vc divulgar no seu site.
    Vc pode me ajudar com a lista com os nomes e email de todos que fizeram o núcleo ou do primeiro ano pois vamos colocar no site um espaço com textos produzidos por todos os alunos do núcleo para divulgar as obras. A Jana em cópia esta preparando um contrato básico para que os autores liberem os textos para divulgar no nosso site.

    bj

    Anna Zétola
    há 44 minutos · Curtir

    Ana Johann Ah então eles querem os nomes daqueles que não fazem parte mais do nucleo, mas sim já fizeram...
    há 42 minutos · Curtir
    Rogério Viana Acredito que haja registro de quem teve seu texto escolhido para publicação nos livros já editados. Mas quem não foi escolhido, nem teve texto lido ou encenado, teve participação (boa ou ruim, não importa) e isso merece um registro no Núcleo de Dramaturgia. Caso contrário pode parecer - como apareceu até agora - que essas pessoas, esses autores, não fizeram, não produziram, não escreveram nada. Desde 2010 eu vinha insistindo para que não apagassem da HISTÓRIA do Núcleo - História mesmo, a real - a presença de quem passou por lá, participou das atividades, escreveu, teve textos avaliados e lidos durante os 16 encontros de 2009, por exemplo, concluiu seus textos, entregou os textos para o Damaceno, assinou um contrato de cessão de direitos ao SESI e, infelizmente, sequer foram lembrados. A divulgação que aconteceu em 2010, por exemplo, e feita pelo próprio SESI dava conta que o Núcleo de Dramaturgia havia produzido apenas e tão somente os textos publicados. O que não expressa, minimamente, a verdade. E a verdade é que é HISTÓRIA. A versão dela, não é nem história, se não fosse uma simples comprovação de um jogo de manipulação de interesses. Você se lembra que o regime comunista de Stálin e Lênin apagavam de fotos oficiais (HISTÓRICAS), pessoas que foram "expurgadas" (algumas também foram mortas) do Partido Comunista e não podiam aparecer nas tais fotos manipuladas que passaram a ser, então, as oficiais daquele regime de exceção. É isso.

    ResponderExcluir
  2. Continuando, para registrar o papo sobre o assunto acima:

    há 26 minutos · Curtir
    Rogério Viana No seu comentário inicial parece que você estava duvidando do que eu escrevera. Mas, agora, espero que entenda toda a questão. Em resumo, parece-me que o SESI não tem mesmo o registro de todos os textos produzidos na Oficina de Dramaturgia, pois como disse a Anna Zétola em novo e-mail a mim dirigido, hoje, por sinal, "Assim que estiver pronto vamos encaminhar para todos os alunos um convite para quem quiser fazer parte do nosso banco de textos no nosso site."
    há 21 minutos · Curtir
    Rogério Viana Então, quem escreveu e não teve registro antes no site do Núcleo de Dramaturgia - como foi o meu caso - agora poderá atender ao convite e passar a integrar o futuro banco de textos que deverá ser criado pelo SESI Paraná. Claro, para alunos das turmas da Oficina de Dramaturgia, tendo ou não o Roberto Alvim, o Damaceno e outras pessoas, gostado ou não. Vetado ou não, Excluído ou não.
    há 18 minutos · Curtir
    Rogério Viana Câmbio e desligo.
    há 18 minutos · Curtir
    Rogério Viana Retomando, a título de completar a informação. No meu caso, dentro do Núcleo eu produzi alguns textos. Um que encaminhei para ser avaliado (e foi o primeiro que escrevi lá) e que tem o título de MANHAS, MUTRETAS E O ESCAMBAU. Mas, em seguida, escrevi outros, que chegaram a ser lidos parcialmente pelos integrantes do Núcleo. Um deles é PARENT(ES)IS, que, aliás, trata das relações dentro do próprio Núcleo com citação, até, de pessoas que participavam dos encontros na oficina com o Alvim. Mas escrevi, também, no período, outro texto que chegou a ser lido pelo Alvim. Trata-se da peça DAYSI. É isso. Agora câmbio final.
    há 13 minutos · Curtir

    ResponderExcluir