segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Amanhã a leitura de "Entrevista Com o Devorador de Ratos" na SP Escola de Teatro, em São Paulo

Entrevista com o devorador de ratos, de Rogério Viana



Nadia Verdun, aprendiz de atuação na SP Escola de Teatro
Joaquim Gama que fará a leitura do personagem Lourenço Machado
A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, promove, amanhã, terça-feira (9), às 19h30, a leitura do texto “Entrevista com o Devorador de Ratos”, do dramaturgo Rogério Viana, com direção de Bernadeth Alves, artista residente do curso de Direção. A leitura dramática será feita pela aprendiz de Atuação Nádia Verdun e pelo coordenador pedagógico da SP Escola de Teatro, Joaquim Gama. “A participação do Joaquim reforça o caráter horizontal do projeto, ou seja, colocar num mesmo patamar aprendizes, formadores e coordenadores”, observa Jucca Rodrigues, coordenador do programa.

 A leitura faz parte do programa SP Dramaturgias, uma série de leituras dramáticas de obras inéditas de autores contemporâneos, feita por formadores e aprendizes da Instituição. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.

Detalhe: Rogério Viana não é aprendiz da escola. Ele é jornalista, autor e diretor de produção teatral, residente em Curitiba (PR). Como outros autores, ele resolveu enviar alguns textos para participar do projeto. Desses, “Entrevista com o Devorador de Ratos” foi selecionado. “Eu achei a iniciativa muito legal e decidi participar”, ele lembra. Aos interessados em enviar suas obras inéditas para análise e possível participação no SP Dramaturgias, basta encaminhar quantos textos quiser para o e-mail: spdramaturgias@spescoladeteatro.org.br.

“Entrevista com o Devorador de Ratos” retrata, como o próprio título indica, a entrevista de uma jovem jornalista e pesquisadora com um homem mais velho, autor consagrado. Com o desenrolar do diálogo, o que deveria ser um simples bate-papo revela-se uma disputa de territórios, que irá além das provocações e das palavras, dos jogos e dos desafios. Afinal, que mistérios os personagens Lourenço Machado e Dionélia Mutarelli escondem? Quem são eles?

Os atores

O texto terá a leitura por Joaquim Gama (Lourenço Machado). Joaquim Cesar Moreira Gama, mais conhecido apenas como Joaquim Gama, é Doutor em Teatro, na área da Pedagogia do Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2010, com o trabalho "A Abordagem Estética e Pedagógica do Teatro de Figuras Alegóricas: Chamas na Penugem", com orientação da professora Ingrid Dormien Koudela. Faz mestrado em Artes pala mesmo instituição, em 2000, com a tese "Velha-Nova História: Produto Teatral - Um Experimento com Alunos do Ensino Médio", com orientação da Profa. Dra. Maria Lúcia Puppo. Especialista em Teatro Dança pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 1992. Graduado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, licenciado em Artes Cênicas (1984). Professor convidado da ECA/USP nos cursos de graduação. Coordenador Pedagógicoda SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco. Desenvolve pesquisas na área da Educação e Arte, abrangendo os seguintes temas: metodologia de pesquisa, criatividade, pedagogia do teatro, jogo teatral, leitura da obra de arte.

O papel da personagem Dionélia Mutarelli será lido pela aprendiz de atuação Nádia Verdun.

Sobre a diretora

Bernadeth Alves começou a fazer teatro aos 16 anos, quando passou em um teste de elenco do diretor Antunes Filho para a peça Xica da Silva. Desde então, interessava-se mais por dirigir do que por atuar. "No primeiro dia, eu cheguei pro Antunes - eu não sabia nem quem ele era direito - e disse: 'eu não quero ser atriz, quero ser diretora e trabalhar com você'. Ele obviamente disse que não podia". Seis meses mais tarde, em função de conflitos com o diretor, Bernadeth deixou o núcleo e cursou artes cênicas na USP. Formada, retomou seus estudos em direção e decidiu especializar-se nos Estados Unidos. Em 2003, uma das montagens que dirigiu lhe rendeu uma bolsa de pesquisa na Alemanha, concedida pela UNESCO. Atualmente, é professora do núcleo de direção do Teatro Vocacional, dirige a peça Minha Família e mantém, em paralelo, uma pesquisa ligada às novas linguagens do teatro contemporâneo, contemplada pela lei do fomento ao teatro. Também atua em trabalhos sociais, que, segundo ela, são uma maneira de disseminar as possibilidades que o teatro oferece e compartilhar seus conhecimentos. Além disso, suas peças abordam sempre a temática das injustiças sociais, o que ela acredita ser parte da herança artística que traz por ser negra.

SP Dramaturgias
Leituras e análises de textos teatrais inéditos
Supervisão geral: Marici Salomão e Ivam Cabral
Coordenação: Jucca Rodrigues
Comissão de Seleção de Textos: Jucca Rodrigues e Marici Salomão
Coordenação Executiva: Gustavo Minghetti

SERVIÇO
SP Dramaturgias
Texto: “Entrevista com o Devorador de Ratos”
Quando: Terça-feira (9), às 19h30
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Consolação
Tel.: (11) 3775-8600
Entrada gratuita

Mais sobre o SP DRAMATURGIAS, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário