terça-feira, 28 de julho de 2009

Abreu é tema de dissertação de mestrado na Unicamp

Till, espetáculo do Grupo Balcão, de Belo Horizonte (2009)
é um texto de Luís Alberto de Abreu



André Carrico, da Unicamp, apresentou em 2004 uma dissertação ao Curso de Mestrado em Artes do Instituto de Artes da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (SP) e focalizou o trabalho de Luís Alberto de Abreu, dramaturgo paulista que no começo de julho ministrou oficina de dramaturgia aos participantes do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná.

O trabalho de Carrico foi orientado por Rubens José Souza Brito, que também focalizou Luís Alberto de Abreu em sua tese de doutorado na USP-ECA - Dos peões ao rei: o teatro épico-dramático de Luís Alberto de Abreu (1999, 226 páginas).

No trabalho de Carrico, são analisadas as seguintes peças de autoria de Luís Alberto de Abreu:

O Parturião,

O Anel de Magalhão;

Burundanga ou A Revolução do Baixo-Ventre;

Sacra Folia;

Iepe;

Till;

Masteclé ou Tratado Geral da Comédia;

Nau dos Loucos ou Stultífera Navis;

Auto da Paixão e da Alegria.


O texto TILL foi enviado ao nosso grupo pelo próprio Abreu, que também nos forneceu o Cannovaccio desta peça, recentemente montada pelo Grupo Galpão (de Belo Horizonte).

Informações sobre TILL, do Grupo Galpão, neste link:


Abaixo um resumo do trabalho feito pelo autor na abertura de sua dissertação:

O principal objetivo da presente pesquisa é mostrar como a poética cômica desenvolvida pelo dramaturgo Luís Alberto de Abreu para a Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes é parte de sua continuada contribuição à cena nacional. São objetos de nossa análise: a relação desse autor com o grupo a que se destinam esses textos, a evolução de sua poética cômica e o espaço por ela ocupado na história do teatro brasileiro. Para tanto, analisamos a atualização dos elementos da tradição cômica brasileira feita por Abreu para o projeto Comédia Popular Brasileira. Assim, estudamos a maneira pela qual os princípios da comédia popular são inseridos nos textos montados pela Fraternal Companhia entre 1993 e 2002, e como os tipos fixados no imaginário da Cultura Popular brasileira inserem-se nesse contexto. Debruçamo-nos sobre as referências teóricas que Abreu declara utilizar em seu processo de construção do texto cômico, tais como as idéias de Bakhtin (1987) sobre cultura popular, a teoria do riso de Bergson (2001), a estrutura dramática da commedia dell'arte e seus referentes na Cultura Brasileira, os arquétipos cômicos dos índios Winnebagos divididos em ciclos heróicos por Paul Radin (1964). Perquirimos ainda a coexistência dos valores aristotélicos e brechtianos através da "máscara tripla" presente em parte da obra cômica de Abreu (Brito, 1999). Dividimos o repertório do CPB em duas etapas, e apontamos como as peças de Abreu foram do jogo, no primeiro ciclo de quatro textos, para o pensamento das cinco obras do segundo ciclo. Nosso trabalho conclui que, por meio do sentimento do contrário, o conceito de humor encontrado na poética cômica do autor do projeto CPB é o mesmo que o estabelecido por Luigi Pirandello (1999).

O texto completo pode ser acessado diretamente clicando no link abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário