Uma proposta de estudos de dramaturgia
Prezados colegas,
Estamos tendo a oportunidade única – por importante e essencial ao fazer teatral – de participar do Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná que, através das várias palestras, workshops e da oficina permanente de dramaturgia, tem nos possibilitado uma evolução no conhecimento da escrita para teatro e provocado um desejo de ir além ao que tão bem os coordenadores das várias atividades nos tem mostrado.
O Roberto Alvim, com a sugestão de dezenas de textos para serem lidos, não só de peças teatrais, mas também de textos teóricos que nos ofereceu, tem indicado a necessidade de que nosso trabalho não fique apenas no que fazemos individualmente em casa ou em nossos escritórios, mas, também, que possamos, de algum modo, promover de troca com todos os colegas que fizeram uma opção pelo estudo mais sistemático da dramaturgia em geral e da contemporânea em particular.
O Luis Alberto de Abreu, na palestra que nos brindou e na oficina de três dias que ministrou ao nosso grupo, deixou claro que o trabalho de dramaturgia não deve e não pode ser um trabalho solitário. Ele disse que há necessidade de ser promovida uma troca, um confrontação de idéias distintas e diferentes, um aprofundamento coletivo na arte da escrita teatral e o melhor entendimento dos seus reais significados para a arte do teatro.
Em resumo, o que o Alvim e o Abreu nos tem passado é que devemos pesquisar mais, experimentar mais e divulgar mais o que estamos fazendo para que, assim, possamos descobrir novos caminhos, vivenciar novas maneiras de fazer teatro e, assim, difundir, por todos os meios possíveis, o que passa a ser importante para todos nós: os textos produzidos, os textos em produção, os textos a serem produzidos.
O Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná tem sua importante programação a ser cumprida. E o que estou apresentando, neste momento, é a sugestão de que possamos, de várias formas e com outras ações, complementar, ampliar e reforçar o que oficialmente já está sendo feito pelos dois grupos – turmas da tarde e da noite – do referido e importante núcleo dramatúrgico.
Assim, venho propor a todos e esperando merecer a atenção de interessados, a criação do GRUPO VIVA VOZ ( nome que dou, a título de sugestão, mas que poderá ter um nome tirado do consenso de todos os futuros participantes), com o objetivo de promover estudos, leitura e debates de textos de dramaturgia entre seus integrantes, com a comunidade teatral em geral e, sobretudo, com o público interessado por teatro, contribuindo, dessa forma também com a formação de público para o teatro paranaense, curitibano, em particular.
Amanhã, dia 28 e na quarta-feira, dia 29 de julho, vamos ter dois novos encontros com o Roberto Alvim. Seria importante, na oportunidade, que os interessados se manifestassem e que, com a orientação do coordenador geral do Núcleo de Dramaturgia, o Marcos Damaceno e do próprio Alvim, pudéssemos estabelecer uma programação complementar ao programa oficial do nosso núcleo e, assim, montarmos uma agenda de encontros, com temas pré definidos e conteúdo a serem sugeridos e escolhidos por todos os integrantes. Esses encontros poderiam, até, ter uma parte destinada ao estudo dos conteúdos sugeridos e apresentados pelo Roberto Alvim e que, de algum modo, deveremos dar conta nos futuros encontros. Em resumo, os nossos encontros permitirão uma aproximação maior entre as quinzenas que contamos com a presença do Roberto Alvim e nos possibilitação uma maior dedicação ao estudo que estamos fazendo sob a orientação dele e de outros profissionais do teatro que ainda serão convidados para apresentarem suas idéias a respeito da arte da dramaturgia.
O livro que o Roberto Alvim sugeriu que lêssemos – LER O TEATRO CONTEMPORÂNEO – Jean-Pierre Ryngaert – Editora Martins Fontes – São Paulo – 1998 – nos dá um entendimento da real necessidade de ampliarmos nossas experiências com a leitura de mais peças teatrais e que possamos fazê-las muito além de uma leitura com uma “grande angular” - uma visão ampla e abrangente de determinado texto – mas, sobretudo, buscando em cada texto, nos seus diálogos, didascálias, cenas, atos – buscar um foco mais preciso, mais próximo, microscópico, até, de detalhes que nos farão ter um melhor entendimento sobre cada peça lida.
Essa, é, pois, minha proposta de trabalho e visando criar um grupo de estudos e de difusão da arte da dramaturgia, dentro da proposta de se produzir, com qualidade, um teatro contemporâneo a partir de Curitiba.
Um abraço a todos e espero receber críticas, comentários, sugestões e, se possível, o apoio e a participação dos interessados no que propus.
Rogério Viana
rogeriobviana@yahoo.com.br
41 8803 7626 – 3203 8647 – 3205 4988
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