quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Aquela palavrinha de cinco letras...

Dario Fo no livro "Manual Mínimo do Ator", com seus escritos organizados por Franca Rame (Senac-SP-Editora), dá uma possível origem para a expressão "Merda!" utilizada como forma de desejar boa sorte entre os atores. Fo apresenta sua versão dentro do capítulo em que trata da origem, do surgimento do Arlecchino, o que conhecemos por Arlequim e que teve sua primeira aparição registrada no século XVI, em Paris, na companhia italiana dos Raccolti, da Commedia Dell´Arte. O primeiro ator a utilizar a márcara de Arlecchino foi Tristano Martinelli, um nativo de Mântua.
Informa Dario Fo: "...Durante um diálogo amoroso entre um cavalheiro e sua dama, Martinelli abaixava as calças e começava a defecar, tranquilo e beato em pleno proscênio. Em seguida, recolhia o resultado de seu esforço (era a maioria das vezes um doce de castanhas ainda tépido), atirando-o, a mãos-cheias, sobre o público, urrando entre grandes gargalhadas: ´Traz sorte!... Aproveitem!´. Acredito que nasceu daí a expressão francesa Merde!, para desejar ´boa sorte´entre os atores. (...)" (páginas 81 e 82)


2 comentários:

  1. Eu já ouvi falar que a expressão "merda!" está relacionada à quantidade de carruagens que chegavam com o tao esperado público.... e que ao final do espetáculo, deixavam suas marcas (poucas ou muitas), em montanhas de estrume.
    Qt mais melhor.... então: merda!! pra vc tb.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Rogério... Estamos aê na blogosfera!!! MERDA pra todo mundo lá do Núcleo, seja em Sampa, PR, Brasil afora!!!

    ResponderExcluir