quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dramaturgia: Diálogo com a tradição e diálogo com as rupturas


Samir Yazbek no encontro de ontem

A busca pelo "espectador ideal"

O autor e diretor Samir Yazbek, no primeiro encontro ontem, no Teatro José Maria Santos, com 15 participantes do Workshop de Dramaturgia promovido pelo Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná, iniciou seu trabalho com um bate papo entre os presentes para conhecer a trajetória de cada um e seus planos dentro do universo da dramaturgia.

Yazbek afirmou que "o workshop vai promover um diálogo com a tradição e a ruptura dentro da dramaturgia" e que "nenhum autor escreve para que seu texto fique guardado e sim para que seja montado", daí a necessidade de se descobrir "sua voz própria" - a voz autoral - e através dela buscar atingir "o espectador ideal". Para ele, a descoberta da "voz própria" nasce da necessidade que o autor tem de se expressar dramaturgicamente. "Quando o autor fala de si, fala de todos. Quando ele fala de si, o que disse deve reverberar nos outros", disse. A busca pelo "espectador ideal" deve ser incessante para que, finalmente se chegue até o "espectador real", aquele que vai até o teatro conhecer uma história, seus personagens e com eles estabelecer um diálogo, um entendimento do que foi encenado.

No encontro, Yazbek falou sobre noções de tempo e espaço, citou a tradição dos clássicos gregos, como o tempo e o espaço eram tratados e também como se deu, aos poucos, a ruptura do modelo aristotélico com a chegada de autores como Shakespeare, Tchecov, Beckett, Brechet e outros. Ao traçar um modelo de dramaturgia com: espaço, tempo, personagens, conflito, ação, diálogo, enredo e ideia central (do autor), ele falou sobre o "Personagem", dizendo que o este "tem que trazer a ideia central e a visão de mundo do autor". Em seguida, e antes de encerrar o primeiro encontro, Yazbek mostrou um diagrama para ilustrar aspectos do "Personagem". Hoje e amanhã o workshop terá prosseguimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário