quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Dramaturgia terá duas oficinas na FCC

Site da FCC - Oficinas de Análise e Criação Literária - 2010

Pelo quarto ano consecutivo da Fundação Cultural de Curitiba oferece ao público as Oficinas de Análise e Criação Literária, viabilizadas pelo Fundo Municipal da Cultura, permitindo que os participantes entrem em contato com a produção de vários escritores e teóricos, e reflitam sobre processos criativos, tanto através de leituras como de sua própria produção de textos literários. As inscrições estão abertas até o próximo dia 10 de fevereiro.

Atualmente serão levadas a público 17 oficinas, sendo oito delas consideradas oficinas abertas, pois trabalharão com todos os gêneros literários e mais nove que trabalharão com gêneros específicos. As oficinas abertas, também consideradas como uma porta de entrada para o fazer literário, acontecerão nas Bibliotecas e Casas de Leitura da Fundação Cultural localizadas em bairros das várias regiões da cidade. As oficinas específicas, que trabalham de maneira mais aprofundada gêneros específicos de literatura, acontecerão no Palacete Wolf, sede da Coordenação de Literatura.

Cada oficina terá um total de 22 encontros com quatro horas de duração cada, que acontecerão quinzenalmente a partir de fevereiro e se estenderão até o mês de novembro de 2010. Ao término do processo textos produzidos pelos alunos, e selecionados por uma comissão de profissionais da área, comporão uma publicação específica em forma de jornal que visa divulgar à comunidade o resultado dos trabalhos.

Dramaturgia

Para a área de dramaturgia estão sendo oferecidas vagas para duas oficinas: Dramaturgia I e Dramaturgia II. A Dramaturgia I - Da Palavra ao Ato, terá como ministrante Simone Kobachuk. Esta oficina terá início dia 22 de fevereiro de 2010 e acontecerá, quinzenalmente, às segundas-feiras, das 19 às 23 horas. A oficina Dramaturgia II - Sátiras e Dramas, Tragédias e Épicos, com a coordenação de Paulo Afonso Castro, se inicia no dia 4 de março de 2010, também quinzenalmente, com encontros às quintas-feiras, das 19 às 23 horas. Ambas vão acontecer no Palacete Wolf, seda da Coordenação de Literatura da FCC - Fundação Cultural de Curitiba, na Praça Garibaldi, no. 7, no Centro Histórico de Curitiba.

A oficina Da Palavra ao Ato visa a construção de um texto a partir de estudos textuais de autores universais e contemporâneos, experimentações e estudos sobre o ato cênico nas suas múltiplas linguagens. Entre os autores selecionados para esta Oficina a bibliografia contempla nomes como: Tchekov, Beckett, Brecht, Bond, Molière, Racine, Shakespeare, Müller, Koltès e Lagarce.

O curso promoverá discussões teóricas, dinâmicas e vivências de sensibilização a temas, ao corpo e a palavra no intuito de expandir a criatividade literária em dramaturgia.

Simone Kobachuk é diretora de teatro com mais de dez anos de prática profissional e espetáculos encenados em linguagens de ator, bonecos e teatro experimental. A maioria de seus espetáculos é criada a partir de textos próprios onde uma dramaturgia concebida para o projeto de encenação visa o enaltecimento nas linhas gerais da linguagem selecionada. Formada pela Faculdade de Artes do Paraná, atualmente é mestranda em Antropologia das Formas Expressivas na Universidade Federal do Paraná.

A ministrante estudou em Charleville-Mézières no Institut International de la Marionnette, em Sevilha e atuou como diretora em Portugal estreando seu texto Fernando em Pessoa. No Brasil, além dos textos escritos para seus espetáculos, seu texto O Fim do Mundo foi publicado no livro, Dramaturgias Curitibanas, contendo os textos integrais dos autores contemplados no edital de Oraci Gemba 2007.


A proposta da oficina Dramaturgia II - Sátiras e Dramas, Tragédias e Épicos, fundamenta-se na leitura coletiva e análise crítica e estrutural de textos teatrais de autores consagrados como Aristófanes, Sófocles, Eurípedes, Plauto, Moliére, Calderón de La Barca, Goldoni, Willian Shakespeare, Schiller, Alfred Jarry, Becket, Maiakovski, Ionesco, Arrabal, Bertold Brecht, Tenesse Willians, Garcia Lorca e Dario Fo. Os participantes estudarão as principais correntes da dramaturgia universal desde a tragédia grega, passando pela comédia antiga, renascentista e contemporânea, o drama moderno, o teatro épico e dialético e as vanguardas estéticas do século XX. Paralelo a este processo de leitura de obras clássicas e ensaios teóricos, o grupo desenvolverá exercícios práticos de criação literária, produzindo cenas breves, criações coletivas e um texto dramático no decorrer dos 15 meses de encontros. Com a realização de um ciclo de leituras dramáticas dos textos construídos pelos próprios participantes, estaremos dando visibilidade aos novos autores oficinandos e ao mesmo tempo propiciando uma experimentação cênica de suas produções literárias.

O ministrante Paulo Afonso de Souza Castro é natural de Curitiba. Ator, autor e diretor teatral, bacharel em Artes Cênicas pela PUC-PR. Mestrando em Antropologia Social pela UFPR, licenciado em História pela UNIANDRADE, pesquisando no momento a resistência cultural do povo Kaingang e a trajetória de vida e militância pela retomada das terras indígenas no sul do Brasil do líder indígena Ângelo Cretã assassinado em 1980. Fundador e atuante no Grupo de Teatro Experimental Lua Nova, de 1982 a 1996, desenvolvendo trabalhos artísticos nas áreas do teatro popular, circo-teatro, teatro de rua e teatro de formas animadas em parceria com o teatrólogo Laerte Ortega (in memorian). Atuou em espetáculos populares da Casa de Teatro Produções, dirigida por Ailton Silva Caru (in memorian). Participou do núcleo de dramaturgia da Cia Daisy Nery. Ex-presidente da Associação Paranaense de Teatro Bonecos, produziu textos e dirigiu espetáculos para as Cias. Teatrais: Manoel Kobachuk, Sonora e Karagoz, de Curitiba. Coordenou o I Encontro Paranaense de Culturas Populares (2005) e I Encontro Sul-Brasileiro de Culturas Populares (2006). Atualmente ministra oficinas de dramaturgia, interpretação e direção teatral, escreve textos e dirige espetáculos teatrais.

Informações e inscrições:

FCC - Fundação Cultural de Curitiba
Palacete Wolf / Sede da Coordenação de Literatura – Centro Histórico
End. Praça Garibaldi nº 07
Fones: 41 3321-3317 e 41 3321-3379

Todas as informações sobre as Oficinas da FCC neste link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário