sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cia. do Abração leva Trenzinho do Caipira ao Rio


A Cia. do Abração apresenta o Trenzinho do Caipira – Espetáculo teatral para crianças de todas as idades, de 22 a 30 de maio na Caixa Cultural.

O espetáculo infantil Trenzinho do Caipira – Projeto Villa-Lobos para crianças de todas as idades, da companhia teatral curitibana Cia. do Abração, chega aos palcos cariocas acompanhado de oficina e palestra, com temporada de 22 a 30 de maio no Teatro Nelson Rodrigues – Caixa Cultural, no Rio de Janeiro.

A peça propõe uma imersão no universo lúdico infantil cuja trajetória é conduzida sob o olhar de Villa-Lobos. A construção do espetáculo baseia-se ainda em reminiscências da tradição folclorista, das cantigas de roda, e sons da natureza presentes no inconsciente de todos nós “O Público irá embarcar em uma viagem com o nosso trem que na verdade começa quando termina o espetáculo. O nosso trem propõe uma viagem sem data para acabar, levando música, arte e sensibilidade, numa trajetória sempre inesperada, e levar o Trenzinho do Caipira ao Rio de Janeiro é ir de encontro com um pedacinho muito alegre do Brasil. Na nossa história, um dos personagens, o Solemar, é carioca, representa o Sol no sentido de iluminação, afeto e também da nota Sol da escala musical.” conta Letícia Guimarães, diretora e co-autora do espetáculo.

Composto de encenação, música, coreografia e animação de objetos do cotidiano, o espetáculo mapeia um Brasil musical, contando a história de seis personagens, de diferentes regiões do país, que simultaneamente recebem uma misteriosa carta de Villa-Lobos convidando-os para uma viagem de trem, provocando um encontro que muda completamente suas vidas.

O projeto apresenta ainda uma programação variada, que atinge a diversos públicos como crianças, adultos, professores, educadores e interessados na temática do teatro infantil.

Na oficina “Ludicidade no teatro para crianças”, o público infantil de 8 a 13 anos poderá praticar as vivências teatrais desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas Cênicas da Cia. do Abração, com técnicas corporais lúdicas de Contação de Histórias e Animação de Objetos, presentes na prática do Teatro para Crianças da companhia. Serão desenvolvidos jogos dramáticos, exercícios de percepção espacial, sonora e corporal; além de improvisação e construção de cena.

A palestra “O teatro para crianças e a arte educação” é destinada ao público adulto, educadores, arte-educadores e interessados em geral “Será uma oportunidade de compartilhar nosso pensamento com o público carioca sobre esta arte tão especial que às vezes é desacreditada, caindo muitas vezes no preconceito de ser uma ‘arte menor’, quando, ao contrário, exige de seus fazedores um refinamento técnico, artístico e intelectual, para superar e surpreender as expectativas de um público exigente e sincero em suas manifestações.” diz Letícia.

Cia. do Abração

A Cia. do Abração é um espaço de arte e cultura, que há 10 anos atua em Curitiba e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatrais para todas as idades, com desenvolvimento de dramaturgia própria difundida através de espetáculos de repertório da Cia. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas de diversas áreas, elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.

Serviço:

O Trenzinho do Caipira – Espetáculo teatral para crianças de todas as idades

Temporada: 22 a 30 de maio.

Horário: Dias 22, 23, 29 de maio, às 15h e dia 30 de maio, às 11h e às 15h.

Dia 22 palestra ‘O Teatro para Crianças e a arte-educação’, às 14h30min.

Dia 29 Oficina ‘Ludicidade no Teatro para crianças’ das 9h30min às 11h30min. Inscrições para oficina abracao@ciadoabracao.com.br

Local: Teatro Nelson Rodrigues – Caixa Cultural – Av. Chile 230, Centro, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2262-8152

Capacidade: 388 pessoas.

Ingresso para o espetáculo: R$10,00 inteira e R$5,00 meia.

Palestra e oficina com entrada franca

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: Livre, especialmente recomendada para crianças.

Elenco:

Cleo Cavalcantty, Paulo Matos, Moira Albuquerque, Felipe Custódio, Aline da Silva, Simão Cunha.

Ficha Técnica:

Produção: Cia. do Abração

Direção: Letícia Guimarães

Direção Musical: Octávio Camargo

Texto: Criação Coletiva sob supervisão de Letícia Guimarães

Coreografia: Fabiana Ferreira

Cenografia: Cristine Conde

Figurino: Cristine Conde

Sonoplastia: Maurício Vogue

Iluminação: Anry Aider

Fotografia: Elenize Dezgeniski.

Contatos para Imprensa:

Sheila Fonseca Assessoria de Imprensa

Tel.: (21) 3624 0818 – 9741 3031

E-mail: assessoria.sheila@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário