quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Novelas Curitibanas lança livros sobre teatro, hoje

Programa de hoje no teatro "Novelas Curitibanas"
Hoje, a partir das 20 horas, no Teatro Novelas Curitibanas acontece o coquetel de lançamento de vários livros, distribuídos gratuitamente aos presentes: "Dramaturgias Curitibanas" - onde estão publicados os textos "O Cavalo Branco de Muriah", de Renato Perré e "Reivalino e Dagobé - ambos os dois assassinos contratados", de Enéas Lour, que foram vencedores do edital Oraci Gemba (2009/2010) da FCC - Fundação Cultural de Curitiba. Na oportunidade também será lançado o "Anuário do Teatro Curitibano / 2009" e "Memórias do Teatro de Pavilhão", de autoria do jornalista Zeca Correia Leite. Os autores estarão presentes para autografar os livros. 


Parte do texto "O Cavalo Branco de Muriah", de Renato Perré será lido por integrantes da ADFPR - Associação de Deficientes Físicos do Paraná.





"Reivalino e Dagobé - Ambos os dois assassinos contratados" 
 

Esse texto de autoria de Enéas Lour, tem como fonte referencial o "universo rosiano", ou seja, trata-se de uma imersão no fantástico universo do grande João Guimarães Rosa, sem no entanto, tratar-se especificamente de uma adaptação de qualquer uma de suas obras.
Dando importância especialmente à criatividade no trabalho de construção da linguagem e também observando o trato na relação dos temas e das personagens rosianas, o dramaturgo curitibano utilizou, na construção vocabular das suas personagens, muitos neologismos, arcaísmos, mudanças de posição dos termos da frase, tentando manter uma dicção poética diversa daquela característica da literatura acadêmica propriamente dita, mas, adequada às características da obra dramatúrgica de cunho popular e regionalista.
Reivalino e Dagobé são personagens comuns de "brasis indescobertos"; brasis que existem ainda neste século 21, por incrível que isto possa parecer. Personagens que vivem imersos num mundo rude, cruel e ao mesmo tempo poético, que os acolhe como acolhe aos seres humanos de todos os tipos – sobretudo os mais desvalidos – atribuindo-lhes valor, conceito e qualidades.
O foco da criação dessas personagens, segundo o autor, "está centrado em elementos ligados à religiosidade popular, à espiritualidade mestiça apreendida, absorvida e transmitida por gerações na busca de dar-lhes coesão a partir de uma ética comum, na qual as duas personagens se compreendessem e se completassem. Uma ética porém, alheia à ética do senso comum, de todos nós, visto tratar-se de uma ética própria de dois matadores de aluguel, contratados que são para dar cabo de um estrangeiro de nome Giovâne".
“Reivalino e Dagobé” (ambos os dois assassinos contratados) é uma obra que busca a experimentação na linguagem cênica, com simplicidade e aprofundamento na pesquisa das temáticas brasileiras.

Um comentário:

  1. Rogério,
    Obrigado pela divulgação.
    Até mais à noite no Novelas Curitibanas.
    Grande abraço

    Enéas Lour

    ResponderExcluir