quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CELCIT Argentina promove curso à distância de “Escrita Dramatúrgica”

Gracia Morales, professora espanhola, ministrará
curso à distância de Escrita Dramatúrgica
O CELCIT – Centro Latinoamericano de Criação e Investigação Teatral, de Buenos Aires, Argentina, está finalizando o recebimento de inscrições para os interessados em participar do curso de ensino à distância “Escrita Dramatúrgica”, que será ministrado pela poeta, professora e dramaturga espanhola Gracia Morales, de março a junho de 2001. O curso será ministrado na língua espanhola.

Gracia Morales é professora de literatura na Universidade de Jaén, Espanha. É umas das fundadoras da Companhia Remiendo de Teatro e nela exerce a função de autora, mas trabalha também como atriz e assistente de direção. Escreveu entre 1998  e 2008 as seguintes obras: “Vistas a La luna”, “Formulário quinientos veintidós”, “Prolegómenos”, “9.15 Martínez Ruiz”, “Como si fuera esta noche”, “Um lugar estratégico”, “Y a ti, ¿qué te da miedo?", “A paso lento” e “NN12” (veja o vídeo). Recebeu vários prêmios, destacando-se, entre eles, o Primeiro Prêmio no Concurso Teatro Breve da Fundação Cidade de Requena, o prêmio Marquès de Bradomin, o Miguel Romeo Esteo e o Prêmio SGAE de Teatro, na Espanha.

O curso à distância do CELCIT é destinado a quem deseja iniciar-se no trabalho de escrita de textos teatrais e sua carga horária semanal é de aproximadamente 4 horas.

Objetivos do curso de Gracia Morales

Compreender e assimilar alguns dos conceitos teóricos fundamentais do texto dramático. Desenvolver a capacidade de ler criticamente textos dramáticos. Manejar com destreza ferramentas, técnicas e recursos da escrita dramatúrgica. Adquirir capacidade autocrítica. Estimular a criatividade, atendendo ao desenvolvimento da imaginação, a originalidade, a flexibilidade e a invenção.

Conteúdo

A natureza do texto teatral. Realidade literária frente a realidade cênica. A questão do público: estratégicas e problemas de uma recepção imediata. Noção de “conflito” e de “ação dramática”. Os tipos de conflito. A estrutura do texto. A progressão dramática. Elementos da construção dramática. O tempo e o espaço. O personagem como elemento básico. A forma textual: tipos de monólogos, diálogos e o uso do core: a voz e o silêncio; as rubricas.

Método de estudos

Atividades de caráter individual e coletivo. Durante o primeiro mês será realizado a introdução a teoria ao texto teatral. O participante receberá, na Aula Virtual, material teórico elaborado pela docente. Estarão incluídos fragmentos de textos que servirão como exemplo da teoria comentada. Durante o andamento do curso serão oferecidas novas leituras com exercícios de escrita. Com periodicidade semanal, a professora marcará pautas a partir das quais cada participante elaborará seu próprio textos – quase sempre uma cena curta.  Esses trabalhos serão corrigidos e comentados através do correio interno e do fórum de discussão do curso. Além do mais, a professora incentivará os alunos a corrigir seus próprios trabalhos, realizando assim, segundas e terceiras versões de um mesmo exercício. Serão incentivados os trabalhos em equipe, possibilitando a escritura de cenas entre duplas.

Custos do curso

Países do MERCOSUL: US$ 70,00 (setenta dólares) mensais.

Forma de Pagamento: Transferência bancária – Western Union ou Money Gram.

Mais informações, acesse aqui o site do CELCIT – Argentina.

Para pré-inscrição, abra aqui o formulário.

Consultar por e-mail: correo@celcit.org.ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário