terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Eu Avec Você - dois mundos, dois personagens, dois tempos

Eu Avec Você - texto integral aqui


Eu Avec Você

O fuso horário entre Brasil e França apresenta uma diferença de 3 horas. Quando aqui são 11h00, lá já são14h00. Quando estamos iniciando o almoço, lá eles já almoçaram. Quando vamos dormir, eles já estão em sono profundo. Quando acordamos, eles já estão em plenas atividades do seu dia a dia. Estamos sempre atrás dos franceses no que estamos fazendo. São três horas de diferença no fuso horário. Aqui é mais cedo, lá é mais tarde. Aqui tudo para fazer, lá as coisas já foram feitas. Tantas diferenças, três horas apenas. Lá em Paris, aqui, ao sul da América Latina e em outros lugares o tempo não para. Avança. O tempo se mistura, independe do fuso – uma formalidade técnica. Os personagens, dentro ou fora de seus fusos espaciais, temporais, sempre encontram caminhos para uma comunicação que não se dá, muitas vezes, apenas pela palavra. Se comunicar é se aproximar, mesmo distantes, improváveis, impossíveis e utópicos, alguns encontros acontecem mesmo sobre uma folha de papel, ou várias. Apenas lá. Desligue o ventilador e fechem as janelas. Os ventos, ah, os ventos...

Dois personagens – um homem e uma mulher, maduros.

O Solvente da Montanha - clique aqui para baixar o texto

O Solvente da Montanha (Como dizia o mestre Benito di Paula)



O homem sobe uma montanha e lá em cima, com frio, fome, falta de ar começa a questionar sobre sua decisão, seu desafio, sua aventura montanha acima. Começa a falar e ouve a voz da montanha. Ela o questiona sobre várias coisas e revela, através de um samba de Benito di Paula que ele tem um poder imenso guardado no seu bolso, um vidrinho com um conta gotas que tem um líquido muito potente capaz, com uma só gota, de derreter o Monte Everest, os Alpes, os Andes, o Pão de Açúcar, o Corcovado e toda a Serra do Mar... A montanha canta o samba "Como Dizia o Mestre" e o homem não acredita que nele tenha uma grave e terrível profecia e caberá a ele, pelo que disse a montanha, ser o guardião do vidrinho e o emissário da profecia do mestre Benito di Paula.
Uma viagem, uma escalada definitiva, um disputa de consciências, a descoberta de informações fundamentais e uma revelação que poderá mudar o curso da história.


Dois personagens – um homem e uma mulher, jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário