quarta-feira, 1 de junho de 2011

No Paiol, a essência da música caipira

O Trio do Trem cantando "Soletrando" de Alvarenga e Ranchinho
(clique aqui para assistir ao vídeo)

 
Bom humor, ingenuidade e romantismo são alguns dos ingredientes da obra da dupla caipira Zé Mulato e Cassiano que se apresentam nesta sexta-feira e sábado, dias 3 e 4 de junho, sempre às 21 horas no Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº). Na ocasião o Trio do Trem – formado pelos músicos Oswaldo Rios, Nélio Spréa e Junior Bier – serão os anfitriões da mais autêntica dupla caipira do Brasil e prometem uma noite com muitos causos e, melhor de tudo, com muita música de raiz.

Esta apresentação marca a estréia um novo trabalho artístico formado no Paraná. O grupo Trio do Trem (uma brincadeira com o “trilho” do trem) apresenta uma seleção de canções caipiras com pitadas de humor, No palco três cantadores, três violas no peito e um punhado de causos engraçados inspirados nas duplas como Alvarenga e Ranchinho e Rolando Boldrin.

Na bagagem cada um dos violeiros traz uma história de dedicação à música caipira. Oswaldo é o fundador do grupo Viola Quebrada, Nélio é o criador do Festival de Música Raiz de Campo Largo e Júnior toca viola na Orquestra de Cordas do Conservatório de MPB de Curitiba. Eles identificam na trajetória de Zé Mulato e Cassiano os elementos necessários para aquilo que podemos chamar “uma tradição caipira”.

Fãs de Zé Mulato e Cassiano, os músicos do trio são conhecedores da obra Zé Mulato e Cassiano, identificam-se com seu estilo e consideram suas composições um verdadeiro manancial da cultura caipira. “A sofisticação e rara beleza presente em tantos gêneros musicais de nossa música tradicional vem ocupar, como nunca, os palcos e salas de concerto por todo país. Este show vai ao encontro à necessidade de promovermos a diversidade musical brasileira, atendendo a diversidade do público curitibano e promovendo a troca entre músicos locais e de outras regiões do Brasil”, comenta Oswaldo Rios.

Caipira de raiz

Os convidados Zé Mulato e Cassiano completaram recentemente trinta anos de carreira. São herdeiros de uma tradição que sintetiza o humor de duplas famosas das décadas de 20, 30 e 40, como Jararaca e Ratinho, Alvarenga e Ranchinho, entre outras. Eles são considerados a melhor e mais autêntica dupla caipira da atualidade. Afirmação feita pelo respeitado violeiro Roberto Correia. No repertório eles cantam de tudo um pouco, cururu, pagode, rumba, cateretê, moda de viola, guarânia, xote, polca, bolero, batuque e rasqueado. Todas as canções são de sua autoria. Um dos motivos do sucesso dos músicos é o fato de serem ótimos compositores do seu gênero.
Zé Mulato e Cassiano são hoje um exemplo a ser seguido pelos novos violeiros que buscam a autenticidade para plantar o seu trabalho na história da música de raiz brasileira. A harmonia da natureza dá o tom na música que soma melodia e ritmo às batidas do coração de quem toca por amor a canção do homem da terra. Ouvir "causos" contados por Zé Mulato e Cassiano é garantia de desopilar o fígado e dar alegria à vida. Com simplicidade e ironia, eles misturam as cenas rurais a muitas críticas sociais e políticas.

As apresentações, que fazem parte do edital de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, pretendem dar continuidade a um largo movimento que vem se evidenciando em inúmeras regiões do Brasil de valorização da Música Raiz.

Serviço
Trio do Trem convida Zé Mulato e Cassiano. 
Show de música caipira. 
Sexta e sábado, dias 3 e 4 de junho, às 21 horas no Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº). 
Ingressos R$15 e R$7,50 (meia-entrada). 
Informações: (41) 3213-1340. 
Classificação: Livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário