terça-feira, 8 de novembro de 2011

As sementes de girassol - Um exercício de escrita

Felipe Benvenutti e Roberta Oliveira, da UTFPR
Os estudantes Felipe Benvenutti e Roberta Oliveira, do curso de Letras, da UTFPR de Curitiba, escreveram o seguinte texto dentro da atividade que realizamos lá no dia 1 de novembro, na aula da professora Maurini Souza.


O texto que produziram é o que segue:

José, um operário trabalhador explorado por seu patrão, resolve mudar de vida e começa a estudar com o intuito de passar em um concurso para obter uma renda melhor.
Certa vez, dentro de sala de aula, ele observa uma moça e declara mentalmente um amor a primeira vista e a manda um bilhete.
Ela corresponde e os dois iniciam uma conversa:
- O que você vai fazer hoje à noite, querido?
- Eu pretendia comprar sementes de girassol para o meu papagaio.
- Sério? Mas eu amo sementes de girassol. Eu tenho fantasias com sementes de girassol. Eu fantasio em comprar sementes de girassol, depois sair roubando flores e distribuindo as sementes por onde eu passo.
Os dois saem de madrugada então, roubam flores e distribuem sementes de girassol pelo chão. Quando passavam pelo rio a mulher, acidentalmente, deixa cair duas sementes no chão. Com isso o rapaz é corrompido por um ódio imenso e retira do bolso um pequeno machado, bradando:
- Isso é por todos os papagaios que ficaram sem ter o prazer de alimentar-se por sua causa, sua puta!
Em um gesto épico, arranca-lhe a cabeça com o machado , como um nato defensor da natureza.
Para ninguém desconfiar, o garoto retira a chave do bolso, que seu avô havia lhe dado antes de morrer, e a tranca em um banheiro de posto desabitado.
Arranca-lhe os olhos e os veste com óculos escuros. 

Vai embora, para alimentar o seu papagaio com o que restaram das sementes de girassol, como se nada tivesse acontecido.

A ideia do encontro era que os alunos produzissem textos com os elementos iniciais propostos na troca de personagens, de ações, de temas, de locais, de situações, de objetos, os que cada aluno criou e que foram misturados para proporcionar misturas insólitas, quase impossíveis mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário