quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Anotações de Marici Salomão

Núcleo de Dramaturgia do SESI São Paulo

DO CADERNO DE ANOTAÇÕES


. Lembre-se que uma peça de teatro é para ser FALADA, não para ser lida.

. Tente VISUALIZAR ao máximo uma cena. Um detalhe pode mudar toda a peça, além de atestar sua veracidade.

. No início, use o FREIO – construa as ações com calma, REVELE aos poucos. Depois do clímax, NÃO perca muito tempo, o espectador pressente ou já sabe o que virá.

. No teatro, é muito mais importante o “COMO” (as coisas acontecem) do que o “O QUE” (acontece).

. Um personagem é uma FORÇA dentro de uma história. Força pode ser entendida como o caráter que move a decisão de um personagem.

. O ENREDO ou a estrutura dramática é a parte mais difícil da construção dramatúrgica. Dê atenção a ele, mesmo que no decorrer da escrita, você queira mudar tudo.

. DIÁLOGOS devem conter metáfora e retórica (no sentido de argumentos do personagem). Pense também que devem conter certa IMPERMANÊNCIA, mudanças de estado, como ocorre na nossa vida comum.

. No DRAMA, a AÇÃO sempre ocorre no presente. Mas o PASSADO é fundamental para alimentar o PRESENTE. O tempo do drama é uma CADEIA de presentes: cada confronto entre PERSONAGENS gera um novo PRESENTE – ou um novo CONFLITO, até o DESFECHO.

. Numa peça de teatro, os SENTIMENTOS dos personagens são ATIVOS. Mostram-se em AÇÕES e REAÇÕES.

. SUSPENSE tende a aumentar o interesse do ESPECTADOR em relação à peça. O ESPECTADOR gosta de perguntar: E o que em depois? O que vai acontecer?

. Interessa numa peça de teatro a DINÂMICA EMOCIONAL por baixo da AÇÃO. Mas é na AÇÃO que o campo emocional pode se revelar.

. CARICATURA é resultado da GENERALIZAÇÃO. Portanto, quanto mais específica for a CARACTERIZAÇÃO do personagem, mais INDIVIDUALIZADO ele poderá se tornar.

. Quando for escrever uma CENA, pergunte-se: O QUE, COM QUEM E ONDE ACONTECE? Já são boas perguntas para começar. Depois, se pergunte: POR QUE acontece?

Marici Salomão

Nenhum comentário:

Postar um comentário