quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Um resumo sobre Diálogos

Núcleo de Dramaturgia SESI São Paulo

RESUMO DA AULA DIÁLOGOS

Por Marici Salomão

Há quem diga que depois de o autor saber qual é o seu ENREDO e os seus PERSONAGENS, escrever os DIÁLOGOS é a parte fácil de uma peça de teatro. É difícil de concordar com essa idéia.

DIÁLOGOS são uma das partes mais visíveis de um espetáculo teatral, e sua sonoridade evoca muito mais do que apenas PALAVRAS. É preciso conhecer PROFUNDAMENTE a alma do personagem para SABER o que ele tem a dizer. É preciso saber suas origens, desejos e poder de ação.

DIÁLOGOS não são informação tão somente do que aconteceu, acontece ou que poderá vir a acontecer, mas a EXPRESSÃO de seus desejos e vontades, recônditos ou não. Saber o que o PERSONAGEM fala é saber quem é o personagem.

Por outro lado, É PRECISO CONHECER ou INTUIR a forma que terá sua peça. Os diálogos também estarão diretamente relacionados com o tratamento que você está dando à sua PEÇA. Trata-se de um drama? De um épico? De um texto lírico? Ou de qualquer forma híbrida a preencher os espaços da ALMA da peça?

Escrever diálogos depende, claro, de um TALENTO NATO para ouvir a fala do nosso tempo, mas também podemos pensar que podem ser aprimorados por alguns estudos. Pode ser de valia a pesquisa de DUAS CARACTERÍSTICAS que fundamentam um bom diálogo: a RETÓRICA e a METÁFORA.

Por RETÓRICA (entendamos a ligada à argumentação, está mais colada nas idéias dos retóricos gregos, do que na dos estilistas franceses do Classicismo).

A METÁFORA, essa capacidade de substituir por uma IMAGEM FORTE o que muitas palavras nem sempre conseguem expressar em termos emocionais, é outra CARACTERÍSTICA que pode alavancar a qualidade dos diálogos teatrais.

Se pensarmos em ROMEU E JULIETA, podemos perceber quantas vezes o amor é manifesto em imagens (faladas e visuais, decorrentes da ação), sem que seja preciso lançar mão da manjada: “Eu te amo”.

Para saber mais, leia:

- POÉTICA
Aristóteles. Poética. Trad. Eudoro de Souza Abril Cultural, 1979.

- A EXPERIÊNCIA VIVA DO TEATRO
Eric Bentley – Coleção Palco e Tela Zahar Editores, 1981

- MANUEL DE RETÓRICA
Armando Plebe e Pietro Emanuele Martins Fontes, 1992

- DA METÁFORA
Sheldon Sacks (Organizador) Pontes e Editora da PUC-SP, 1992

Nenhum comentário:

Postar um comentário