sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Carta ao Inimigo, um exercício

Exercício coletivo – Márcio Abreu – dia 17 de setembro de 2009

Foram reunidos todos os textos dos participantes com as três possibilidades (*) de começo de uma carta inspirada pelo texto do livro A RESISTÊNCIA – Ernesto Sabato – Cia. das Letras. A turma foi dividida em dois grupos com sete integrantes cada.

Cada grupo tinha acesso ao conjunto de todos os textos (conjunto original e cópias).

A partir de todos os textos escrever outra carta e usar os recursos de : evidenciar remetente e destinatário; dar resignificação (usar textos, repetir, alterar, inverter, criar, modificar, fundir etc) e suspender o final (não concluir, deixar em aberto para uma continuação e conclusão).

Só escrever o começo da narrativa (da carta). Sem limite de espaço.

(*) Escrever três possibilidades de começo de uma carta inspirada pelo texto acima referido. Endereçar a alguém. Deixar claro a quem será endereçada. Qual o legado. De 5 a 7 linhas.


Reunião do Grupo Interno e decisões tomadas – O texto tinha que ficar pronto em 15 minutos.

Cada pessoa do Grupo Interno – Douglas, Mimi, Luiz, Vanderleia, Joanita, Sandra e Rogério – escolheu – aleatoriamente – um grupo de textos. Foi sugerida a utilização do remetente UM PAI e o destinatário UM FILHO. A idéia foi descartada e após uma breve leitura, um dos participantes sugeriu um primeiro texto a ser utilizado e, então, decidiu-se utilizar O INIMIGO como destinatário. A partir desse momento, cada participante ficou atento para encaixar parte dos textos em mãos ou escrever texto original para complementar, emendar, dar sentido. Elegeu-se um responsável pelo texto que copiava – poderia sugerir modificações – as frases a serem indicadas pelos participantes. Os parágrafos separados indicam mudança de autor.

O TEXTO DO GRUPO INTERNO

Ao Inimigo,

Encontrei nas ruínas dessa cidade que tanto amei, um mapa, um norte... Agora tudo ficou mais claro, pois vejo que a sua ação destruiu tudo o que me era caro. Estou cada vez mais próximo da compreensão do valor desta vida.

Então pergunto a você: Por que o ser humano está se sentindo cada vez mais solitário rodeado de outros seres humanos? De que vale uma vida? Sinto-me triste e impotente. Onde está a humanidade?

Esses olhos que me fitam do alto e que não são irmãos dos meus. Eles ainda não viram tudo.

O que pode o homem deixar para a humanidade? O que uma formiga representa para o formigueiro?

Hoje, antes de lhe escrever, me detive a olhar as formigas. Quando criança fazia isso com frequência. Impressionado eu observava como elas caminhavam militarmente, dedicadas à construção de seu pequeno mundo.

O meu mundo, o meu quintal, a minha infância e o meu formigueiro você destruiu.

Os tiros vinham de todos os lados. Já não consigo reconhecer a saída. Encontrei uma pista mas ainda não sei o que quer dizer: quando nossos poros não estão tapados pelas implacáveis camadas, a proximidade da presença humana nos sacode.

Não vemos... (para continuar)


TEXTO DO GRUPO EXTERNO

(integrantes: Luiz Reikdal, Marilza Conceição, Dilma Martins, Ângelo, Osiris Duarte, Karina e Maria Zenaide)


Até tu Brutus !!!

Seria exigir demais vossa atenção neste momento ?
O que poderá um homem legar para a humanidade ? Para meu amante Ricardo, deixo todos os meus bens móveis e imóveis, com exceção do conteúdo secreto da gaveta do meio da cômoda do quarto de casal.

É incrível como a natureza humana encontra formas para chamar nossa atenção. Este é o legado de alguém que viveu pouco e que muito amou. Pura e cristalina ingenuidade ! Entretanto onde estará a vida ? Que tempo voraz é este que corrói o ser humano ?

Assim mesmo o deserto avança inexoravelmente. Outrossim, eu sou aquele que escreve errado por linhas tortas. Querem saber de uma coisa ? Todos (incluso nós mesmos) só queremos saber de uma coisa.

Mas que coisa !!!

Sozinhos caminharemos isolados e envoltos na parafernália tecnológica do ontem, quando a minha índole me impede que me cale, porque esgotam-se meus dias ... Escrevo este meu depoimento, e, quero que todos saibam a verdade ! Conquanto eu não tenha mais planos ou esperanças.

Seria pedir demais para vocês, quando puderem ler esta carta a considerem como meu principal legado à posteridade ? E que será um bálsamo para os vossos espíritos. Mas veja que até lá, vocês só terão exatos 181 dias, e depois mais 17 dias ...

E podem me levar agora, se quiserem ... Ou nunca mais me verão ... (para continuar)

--------

ATENÇÃO

Os textos serão trabalhados, agora, pelos dois grupos, mas um vai trabalhar com o texto do outro grupo.

INCLUIR na continuação dos textos:

Descrever, objetivamente, alguma coisa (a ser citada no texto);

Citar algum fato no campo da MEMÓRIA;

Promover uma CONFISSÃO do Remetente.

O Márcio Abreu indicou a necessidade de trabalhar com a Resignificação dos textos apresentados e que, agora, foram trocados entre os grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário