segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Pequeno Inventário de Impropriedades

Pequeno Inventário de Impropriedades

Por Max Reinert

Cena 01

Homem sentado em uma cama. As pernas pendendo para fora. Movimenta-se pouco.


Abro os olhos. (pausa) Lentamente começo a acordar. Minha perna escorrega suavemente para fora da cama. (pausa) Primeiro uma. (pausa) Depois a outra. As panturrilhas pendem para fora do colchão. - Mais um dia! - digo. (pausa) Mais um dia. Levanto. Vou ao banheiro. Escovo os dentes. Lavo a cara. A água gelada me incomoda. Não tomo café... Eu nunca tomo café. Não fumo. Não tenho vícios. Coloco uma cueca limpa. Me visto. Desodorante. Perfume. Me olho no espelho. Estou pronto. Vou até a porta. Seguro a maçaneta fria. Giro. Abro a porta. A claridade me incomoda. Caminho. (pausa) Caminho. (pausa) Caminho. Ponto de ônibus. - Poderia ter acontecido dentro do ônibus... - penso. O ônibus chega. Não tomo o ônibus. Caminho. Caminho... Chego a uma avenida. Grande. Imensa. Ruidosa. Barulhenta. Melhor não... Tomo o ônibus. Sento em um dos bancos do fundo. Durmo. Quando abro os olhos vejo as pessoas olhando pra mim. Fecho os olhos. Minha perna escorrega para fora da cama. Depois a outra. - Mais um dia! - A água gelada me incomoda. Eu nunca tomo café. Não tenho vícios. Levanto. A claridade me incomoda. Caminho. Chego à garagem. Ligo o carro. Ligo o rádio. Escuto as notícias. Me informo do tempo. Me informo da economia. Sou um habitante economicamente ativo. Leio o jornal. Pago minhas contas. Tenho uma alimentação baseada em uma dieta rica em vegetais, frutas e grãos. (acelerando a fala gradativamente) Como pouca gordura, colesterol e gordura saturada. Uso açúcar com moderação. Uso sal com moderação. Eu aprendi que para manter uma alimentação saudável não preciso largar as comidas e bebidas prediletas. Aprendi a balancear minha alimentação. Aprendi a acomodar meus alimentos preferidos e saborear as refeições enquanto promovo minha saúde. Aprendi que devo preferir alimentos como massas, arroz, grãos, pães, cereais; vegetais; frutas; (pausa. Retorna com rapidez) laticínios com pouca gordura; carne magra, frango, peixe e legumes. Essas comidas são a estrutura para uma dieta saudável. Não há alimento "bom" ou "ruim". Minha dieta como um todo é que é importante. Não há alimento "bom" ou "ruim". (pausa) Não há "bom" ou "ruim". (pausa) Não há. (pausa) Dirijo em direção ao trabalho. Ligo o rádio. Sou um habitante economicamente ativo. Sou capaz de limpar minha própria sujeira. Sou capaz de não deixar pistas. Sou capaz. Sou gentil. Sou educado. Sou capaz. Sou gentil. Sou educado. (pausa) Educado. Chego ao trabalho. Cumprimento as pessoas. Sorrio. Sou e-du-ca-do. Sou popular. Sou querido pelos meus companheiros de trabalho. Acredito no convívio pacífico. Acho todos um bando de idiotas. Uma mulher com cabelos vermelhos vem em minha direção. Me cumprimenta. Me pergunta coisas. Ela sorri. Eu sorrio. Nós (pausa) sorrimos. Presto atenção em sua boca movendo-se perto de mim. Não escuto o que ela fala. Ela me pede algo. Eu não escuto. Abro uma gaveta da minha mesa. Não há nada. Só uma faca. Aprendi a balancear minha alimentação. Aprendi a acomodar meus alimentos preferidos e saborear as refeições enquanto promovo minha saúde. Carne magra, frango, peixe e legumes. Não há alimento "bom" ou "ruim". A mulher de cabelos vermelhos continua falando. Seu batom está borrado no canto da boca. - Será que ela beijou alguém antes de vir falar comigo? - penso. - A senhora não cala a boca nunca? (pausa) - penso. A gaveta aberta e a mulher ali na minha frente. A boca da mulher. Os seus cabelos vermelhos. Caindo sobre o pescoço. Abro os olhos. As panturrilhas pendem para fora do colchão. Me olho no espelho. Estou pronto. Vou até a porta. Caminho. (pausa) Caminho. (pausa) Caminho. Não tenho vícios. Minha dieta como um todo é que é importante. Eu aprendi. Sou educado. Eu sorrio. - O dia está apenas começando... - penso. - Mais um dia! - digo. (pausa) Mais um dia.

(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário